A visita técnica realizada pelo integrador solar pode ter diversos objetivos. Seja para instalação, inspeção, manutenção ou auditoria, é de suma importância que seja complementada com um relatório de visitas, que é uma peça chave na garantia de um bom serviço.
A elaboração desses relatórios é tão importante quanto a visita técnica em si, pois essa ferramenta evita a falta ou desencontro de informações, problemas que atrapalham o dia a dia de trabalho e podem até mesmo gerar desperdício de recursos.
Um relatório completo e bem elaborado garante um maior controle das operações e processos realizados pelo integrador solar durante a visita técnica. Confira a seguir mais detalhes sobre o relatório de visitas e sua importância para o trabalho do integrador de energia solar.
O que é e para que serve o relatório de visitas?
O relatório de visitas técnicas é um documento formal e elaborado com a finalidade de fornecer uma visão completa e assertiva sobre o serviço realizado ou em andamento. Deve descrever tudo o que o integrador solar realizou e presenciou durante as visitas técnicas feitas ao cliente.
O preenchimento dos relatórios é importante para a gestão do seu negócio como um todo, já que permite estabelecer uma análise de dados e indicadores para aprimorar os processos da empresa.
Essas informações podem ajudar seu negócio crescer com mais agilidade e assertividade, já que facilitam a identificação dos pontos fracos e fortes dos serviços oferecidos.
Quando bem elaborado e completo, deve conter informações sobre o integrador responsável pela prestação de serviço e também sobre o cliente, incluindo a descrição do serviço e orientações para os próximos passos, se for o caso.
Esse documento pode também servir como comprovante da execução do serviço, já que o ideal é que contenha um histórico dos atendimentos realizados pelo integrador.
O relatório de visitas técnicas também pode atender a outras finalidades, como documentar o status do pedido, a descrição das demandas, as soluções que foram dadas, os recursos utilizados, os colaboradores envolvidos na operação, os problemas enfrentados durante os processos, etc.
É, portanto, uma fonte fundamental de informações para a gestão de vendas e serviços realizados pelo integrador de energia solar. Continue a leitura para saber mais sobre a importância desse documento.
Por que o relatório de visitas é indispensável para o integrador solar?
A elaboração do relatório de visitas técnicas é uma etapa tão importante quanto as outras na execução de um serviço. É também uma ferramenta de gestão muito útil, já que permite um maior controle a respeito do que é realizado nas visitas.
Assim, fornece informações valiosas, que podem servir para realizar os ajustes necessários e tornar as operações mais eficientes e produtivas. Um relatório completo possibilita ter uma noção mais clara sobre a qualidade do atendimento prestado, bem como da percepção do cliente sobre ele.
Outro aspecto que faz o relatório de visitas técnicas ser indispensável na atuação do integrador solar está relacionado à avaliação de riscos: mediante problemas recorrentes, o cliente pode querer desistir do negócio, o que colocaria toda a negociação a perder.
Sendo assim, a realização de relatórios assertivos possibilita que o integrador solar tenha maior controle e perspectiva sobre os serviços prestados e sua situação com os clientes.
Agora que você já sabe para que serve o relatório de visitas técnicas e porque essa é um recurso indispensável na atuação do integrador solar, confira a seguir algumas dicas para redigir relatórios eficazes de maneira prática.
Como fazer um bom relatório de visitas?
Para que o relatório seja bem feito, é essencial que possua uma estrutura pré-estabelecida, que sirva como um padrão a ser seguido. Isso garante que nenhum detalhe seja deixado para trás, evitando o retrabalho ou a necessidade de realizar outras visitas.
Antes de produzir esse modelo, é preciso definir o objetivo do relatório. Procure entender que aspectos da visita técnica podem te ajudar a entender o trabalho executado e aprimorá-lo. Isso vai ajudar a identificar quais informações devem ser coletadas e de que maneira isso deve ser feito.
Hoje em dia, é possível escolher entre diversas formas de fazer esse relatório. Há quem prefira o modo tradicional, com papel e caneta, mas o mais recomendado atualmente é utilizar um aplicativo, que possibilita mais agilidade, organização e produtividade na produção dos relatórios.
Independente se você prefere o método tradicional ou a praticidade dos apps, algumas informações básicas devem fazer parte do modelo do seu relatório. São elas:
- Nome do cliente ou empresa;
- CPF ou CNPJ;
- Endereço completo;
- Contato;
- Nome do responsável pela visita;
- Objetivo da visita;
- Data;
- Duração da visita;
- Descrição da tarefa executada no local;
- Histórico do cliente;
- Observações.
Além desses dados que são considerados básicos e fundamentais em um relatório, você também pode optar por acrescentar um campo exclusivo para ser preenchido sobre a satisfação do cliente com o atendimento realizado.
Afinal de contas, um feedback é sempre bem vindo e pode ajudar a aprimorar ainda mais seu trabalho.
O histórico do cliente é outro campo que merece atenção especial, pois ajuda a identificar se trata-se de um cliente novo ou se já conta com um histórico de visitas técnicas realizadas anteriormente (e quais as suas finalidades).
Isso possibilita um acompanhamento da relação estabelecida com aquele cliente, de modo que você possa entender melhor suas demandas e trabalhar para atendê-lo da melhor forma.
No caso de problemas que precisam ser solucionados, é importante estabelecer algumas perguntas-chave para obter uma melhor compreensão do caso, certificando-se de recolher informações relevantes para execução dos próximos passos.
O relatório de visita técnico é um documento que ajuda empresas e prestadores de serviços a organizar, planejar e otimizar o seu dia a dia.
Fazer o relatório de visita técnica da maneira correta é fundamental para analisar o desempenho do seu negócio, como melhorar sua produtividade e quais decisões devem ser tomadas visando o seu crescimento profissional.
Com a praticidade oferecida pelos aplicativos desenvolvidos com essa finalidade, elaborar relatórios das visitas técnicas se tornou uma tarefa mais ágil, fácil e eficiente.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.