Pode ligar vários aparelhos na mesma tomada?

Uma atitude comum é ligar vários aparelhos na mesma tomada, utilizando benjamim ou filtros de linha, mas será que ligar vários aparelhos na mesma tomada é seguro ou há algum problema? Descubra agora!

Opções possíveis

Benjamim (T)

Lined Circle

1

É um aparelho que permite ligar dois ou mais eletrônicos na mesma tomada, porém, apesar de permitir isso, a tomada pode não aguentar devido a voltagem que ela é capaz de alimentar.

Além disso, é importante certificar-se da qualidade do aparelho, assim, quando comprar o seu benjamim verifique se tem o selo do Inmetro, o que garante a segurança do produto.

Filtro de Linhas

Lined Circle

2

É um aparelho com várias entradas e pode oferecer maior proteção para a rede elétrica. Alguns modelos vêm com dispositivos de segurança que vão atuar protegendo o sistema e evitando acidentes.

Porém, é preciso lembrar que a soma da amperagem dos aparelhos não pode ultrapassar a capacidade que a tomada suporta, pois acontecendo isso, a possibilidade de acidentes pode aumentar.

Vários aparelhos na mesma tomada?

Segundo a NBR 5410, feita pela ABNT, não há problemas em ligar diversos aparelhos em benjamins ou filtros de linhas. Essa norma procura garantir segurança e bom funcionamento da rede elétrica.

Se o filtro de linha ou benjamim for de qualidade e de procedência segura, e os aparelhos ligados a ele não ultrapassarem a amperagem máxima suportada pela tomada, não há problemas em usar.

Riscos

Quando se conecta muitos equipamentos na mesma tomada, pode ser que alguns aparelhos não funcionem corretamente além da possibilidade de causar acidentes.

Um dos acidentes mais recorrentes é o superaquecimento do benjamim ou filtro de linha, especialmente aqueles que não são aprovados pelo Inmetro, o que pode ocasionar incêndios.

Conselhos e dicas

Nunca ligue muitos aparelhos ao mesmo tempo

Lined Circle

1

Aumenta o consumo de energia e o valor da conta de luz. Assim, deixe ligado apenas aparelhos essenciais, retire os demais, pois, mesmo desligados, consomem energia quando conectados à tomada.

Instale mais tomadas em sua residência

Lined Circle

2

Um ponto de tomada pode servir para alimentar mais de um aparelho, então, planeje mais pontos pela casa. Assim você distribui melhor os aparelhos e corre menos riscos de problemas na rede elétrica.

Nunca ligue aparelhos de alta potência em benjamins ou adaptadores

Lined Circle

3

Grandes aparelhos elétricos exigem alta voltagem para funcionar e benjamins não foram projetados para aguentar tal carga, o risco é maior se forem conectados vários aparelhos no mesmo ponto.