O WhatsApp é o aplicativo de chat mais popular do mundo, e também o mais usado pelas empresas. Com tudo, há uma versão específica para o seu negócio. Veja qual a diferença entre o WhatsApp normal para o Business (comercial).

Clientes e consumidores em geral sempre priorizam a praticidade na hora de procurar soluções para os seus problemas, por isso preferem interagir com as empresas nos mesmos canais que usam para falar com seus amigos e familiares. 

Quando as empresas passaram a entender isso, usar o WhatsApp como ferramenta profissional se tornou uma tendência, o que se fortaleceu ainda mais durante a pandemia, com a impossibilidade de frequentar locais da maneira como estávamos habituados.

O WhatsApp possibilita às empresas e aos profissionais autônomos a possibilidade de prestar um suporte rápido, pessoal, conveniente e seguro. Foi assim que se tornou rapidamente um canal de comunicação indispensável para qualquer negócio.

Como utilizar as ferramentas do Whatsapp comercial ao seu favor
Como utilizar as ferramentas do WhatsApp comercial ao seu favor.

Se você ou sua empresa não estão usando o WhatsApp a seu favor, podem estar perdendo uma grande oportunidade de se conectar com os clientes. Mas afinal, o que é o WhatsApp Business, e como ele  se diferencia do aplicativo convencional que já conhecemos? Confira as respostas para essas e outras perguntas a seguir. 

Para que serve o WhatsApp Business?

O WhatsApp convencional (encontrado nas lojas de aplicativo como WhatsApp Messenger) você provavelmente já conhece e utiliza em seu dia a dia para conversar com amigos, familiares e até mesmo colegas de trabalho.

Já o WhatsApp Business 99é uma versão do aplicativo criada especificamente para atender as necessidades de proprietários de pequenas empresas e profissionais autônomos que gerenciam volumes moderados de solicitações de clientes.

O aplicativo possui a mesma interface do WhatsApp Messenger, mas com alguns recursos adicionais. 

Porque foi criado o Whatsapp Business
Porque foi criado o WhatsApp Business.

Disponível para aparelhos Android e iOS, o app pode ser obtido gratuitamente pela loja de aplicativos. Há atualmente dois tipos de contas comerciais: oficial e a padrão. 

A conta oficial (ou conta verificada, como também é conhecida) possibilita que o contato da sua empresa apareça com o nome visível na lista de transmissão, na tela de bate-papo, nos grupos que você fizer parte e na visualização de contatos no lugar do número de telefone

Contatos que têm a versão oficial da conta do WhatsApp Business também têm um selo verde ao lado do nome de exibição na visualização de contatos, indicando que esse é o contato oficial da empresa.

A verificação da conta comercial é realizada pelo próprio WhatsApp, que não revela quais são os requisitos para obtê-la. Trata-se, portanto, de uma versão direcionada para empresas maiores, que já possuem certa notoriedade com sua marca. 

A conta comercial padrão é a mais utilizada por empresas e profissionais em geral, pois não é preciso atender a nenhum critério específico para obtê-la.

Diferencial de uma conta comercial no whatsapp
Diferencial de uma conta comercial no WhatsApp.

Com ela, o nome da empresa fica visível na visualização de contatos, em uma letra menor, enquanto todas as outras visualizações exibirão o número de telefone. 

Tendo a conta padrão já é possível usufruir de uma série de recursos interessantes. Como a possibilidade de preencher as informações comerciais da empresa, como site, endereço e horário de atendimento, oferecendo um perfil completo a respeito do negócio ou do serviço oferecido. 

Confira a seguir mais detalhes sobre os diferenciais oferecidos pelo WhatsApp Business em relação a sua versão convencional.

Quais as vantagens do WhatsApp Business?

Além de possibilitar a descrição completa de sua empresa, a conta comercial também oferece recursos estratégicos para quem deseja aperfeiçoar seu atendimento e otimizar seu trabalho como integrador solar. 

Uma das principais e mais úteis ferramentas está relacionada à possibilidade de programar mensagens automáticas.

Vantagens ao aderir a conta business
Vantagens ao aderir à conta business.

Com ela, você pode criar uma saudação para ser enviada quando clientes e pessoas interessadas entrarem em contato, ou uma mensagem para informar os horários de atendimento quando o contato for realizado fora do seu expediente. Há também a possibilidade de criar respostas rápidas para perguntas frequentes. 

Outro recurso que pode ser do seu interesse é o Catálogo, através do qual é possível exibir os produtos e serviços da sua empresa.

Assim, ao visualizar seu contato, potenciais clientes também têm acesso às informações referentes às possíveis soluções que podem ajudá-lo. Você pode adicionar fotos, descrição, valores e links de redirecionamento para o site de compra, se for o caso. 

As etiquetas também são muito funcionais, e servem para organizar as conversas em categorias. Dessa forma, você pode separá-las de acordo com o nível de urgência, a etapa de realização do projeto e assim por diante, conforme preferir. 

Com o Whatsapp Business você otimiza seu atendimento
Com o WhatsApp Business você otimiza seu atendimento.

Com essas ferramentas, você vai deixar seu trabalho mais dinâmico, organizado e eficiente, além de também possibilitar uma maior proximidade com os clientes. Se ficou interessado em ter sua conta comercial de WhatsApp, confira a seguir como criá-la. 

Como criar uma conta de WhatsApp Business? 

Abrir sua conta comercial no WhatsApp é muito simples. Para começar, é preciso baixar o app na Google Play Store ou na App Store, buscando por “WhatsApp Business”.

Depois de instalar, abra o aplicativo e aceite as permissões solicitadas. Para verificar o número informado, você receberá uma mensagem via SMS. Basta informar esse código e prosseguir com a configuração do app. Lembre-se que, para cadastrar uma conta comercial, é preciso fornecer um número de telefone diferente do que você usa para acessar seu WhatsApp pessoal. 

O próximo passo envolve a configuração do perfil da sua empresa. Adicione o nome e uma foto de sua preferência. Pense em como você gostaria que seus clientes enxergassem a sua empresa, e tome decisões com profissionalismo e bom senso. 

Veja como criar uma conta no Whatsapp Business
Veja como criar uma conta no WhatsApp Business.

Na aba “Configurações” do aplicativo, é possível acrescentar e editar informações da empresa (como a descrição do seu negócio), definir a localização no mapa, informar o horário de atendimento, e-mail para contato e link de acesso ao site da empresa.

Essa etapa é muito importante para assegurar que potenciais clientes tenham acesso a todas as informações necessárias e corretas para conhecer o seu trabalho quando entrarem em contato com sua conta comercial. 

Ao criar sua conta no WhatsApp Business, você rapidamente vai notar como os recursos oferecidos pelo aplicativo são estratégicos e vantajosos para quem deseja criar uma maior proximidade com as pessoas interessadas em seu trabalho.

Além disso, também vai tornar seu cotidiano profissional mais prático e eficiente. Se procura ainda mais resultados como integrador solar, seja um parceiro Solfácil! Clique aqui e entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares