Inúmeras pessoas desejam investir na energia renovável, mas ficam na dúvida entre placa ou telha solar. Ambas são opções para quem quer entrar na onda da energia limpa, mas possuem diferenças. Sendo assim, se faz preciso analisar bem sua situação e cada uma das alternativas para chegar a uma conclusão.

Depois disso, basta descobrir o preço e onde comprar para deixar sua casa mais sustentável e sua conta de luz mais baixa.

O que é uma placa ou telha solar?

Antes de se decidir sobre qual é a melhor alternativa para o seu caso específico, o ideal é compreender melhor a tecnologia.

Dessa forma, o mais indicado é iniciar essa discussão analisando as principais características de cada uma. Aqui, entram aspectos técnicos, bem como de instalação e sustentabilidade. Assim, para não perder tempo, confira a que se refere cada um dos conceitos.

Telhas solares

Conhecidas como telha fotovoltaicas, as telhas solares são itens interessantes para quem deseja investir nesse tipo de energia limpa.

Muito similares às peças cerâmicas utilizadas nos telhados, elas são relativamente novas. Surgiram no mercado em meados de 2005 e desde então têm se destacado em projetos mais focados na sustentabilidade.

placa ou telha solar

Com formato parecido com o das telhas convencionais, esses itens possuem bastante flexibilidade. São também resistentes e não pesam muito, além de discretas em uma tonalidade de azul escuro. Há, inclusive, modelos que imitam ardósia e até cerâmica. Sua aplicação deve ser feita lado a lado e sem sobreposição, podendo ser mesclada com as variantes regulares.

Para quem se pergunta sobre a tecnologia embarcada, é bom saber que é muito semelhante na placa ou na telha solar. Em ambos os casos, o objeto conta com células fotovoltaicas, as quais possibilitam a captação dos raios solares. Em seguida, gera-se um campo elétrico que será utilizado para abastecer o imóvel. 

Placas solares

Ao contrário da telha, a placa solar já existe há um bom tempo, tendo sido inventada ainda na década de 1950. Obviamente, a tecnologia utilizada em sua construção evoluiu muito, em especial nos últimos anos.

Da mesma forma que suas irmãs, elas são posicionadas no telhado, mas ocupam um espaço consideravelmente maior. Vale mencionar que ela pode ser conhecida também como painel ou módulo solar.

placa ou telha solar

Em geral, essas peças possuem 1,6 metros quadrados, o que amplifica sua área útil de absorção de luz. Para a instalação, não há muito segredo, visto que podem se adaptar a superfícies diferentes por conta de sua estrutura metálica. Não à toa, há quem as aplique em telhados, lajes e até mesmo estacionamentos.

Com capacidade para gerar entre 240 e 355 watts, elas apresentam números interessantes para empresas e residências. Para isso, é preciso se preocupar com seu posicionamento, de preferência voltado ao sol pela maior parte do tempo. Em termos de tecnologia, são similares às telhas, se utilizando de células fotovoltaicas que captam a luz e a transformam em energia.

Quais as diferenças entre a placa e a telha solar?

Como explicado acima, a tecnologia empregada em ambos os modelos é bastante parecida. Nos dois casos as peças se utilizam de células fotovoltaicas, as quais são responsáveis por captar os raios solares.

Em seguida, elas geram um campo energético que irá oferecer a eletricidade ao imóvel.  Os pontos que distinguem a placa da telha solar estão, portanto, no tamanho de cada uma, sua eficiência energética e o custo.

paineis solares intalacao

O primeiro já foi explicado, sendo a telha bem menor que a placa. Quando o assunto é eficiência, as duas opções representam uma grande economia, ainda que o painel ofereça quase o dobro de conversão.

Já no custo, se faz preciso analisar variáveis como vida útil, investimento por metro quadrado e espaço disponível. Assim, ainda que haja divergências, cada uma das possibilidades se encaixa melhor em um tipo de projeto.

Quais as vantagens da placa e da telha solar?

Como as diferenças entre a placa e a telha solar não foram muito conclusivas, o mais indicado é conferir os benefícios que elas podem te trazer. Com isso em mente, se faz necessário compreender não somente os benefícios oferecidos, mas também a sua realidade. Alguns pontos podem, afinal, ser positivos para uns, mas não para outros.

placa ou telha solar

Telhas solares

Para falar das vantagens da telha solar em comparação à placa, é preciso analisar a seus atributos, em especial aqueles que influenciam na maneira como ela vai te auxiliar a economizar. Sendo assim, é bom considerar fatores como:

  • Tecnologia mais moderna, desenvolvida há pouco mais de 15 anos;
  • Flexível e adaptável, sua instalação é mais rápida, podendo levar menos de 10 horas;
  • Com encaixe semelhante às telhas tradicionais, ela se adapta bem à estética do telhado;
  • Se ajustam a qualquer tipo de telhado, independentemente do estilo;
  • Resistente às condições climáticas, como chuvas e vento.

Placas solares

Do outro lado dessa discussão, a placa apresenta benefícios os quais a telha não tem. Dessa forma, se encaixa melhor em outros projetos, ainda que seja bastante maleável neste quesito. Assim, tem como principais atributos os que seguem:

  • Durabilidade de 25 anos garantida pelos fabricantes, mas que pode chegar até 40 anos com a correta manutenção;
  • Pode ser instalada em projetos já acabados, sem necessidade de reforma;
  • Produz mais energia por peça por conta de sua maior área útil;
  • Facilidade de mudar sua posição ou ângulo de acordo com a incidência solar, independentemente do estilo do telhado;
  • Instalação fácil e prática, se adaptando às características locais.

Como escolher entre placa e telha solar?

Com todo o conhecimento que obteve nos tópicos acima, é possível entender melhor todo o conceito. Mesmo assim, a dúvida ainda fica no ar: qual escolher, a placa ou a telha solar? Para responder essa pergunta, entretanto, é necessário analisar alguns pontos de sua situação com bastante cuidado.

pés com setas indicando dúvida

O primeiro deles diz respeito ao estado da construção, já que as telhas são mais indicadas para obras em andamento. Se sua casa já está pronta e você não pensa em realizar uma reforma, os painéis são uma opção mais interessante. Se a preocupação, por outro lado, for estética, então as telhas são as indicadas. Elas não interferem na harmonia do telhado, se mesclando em meio às telhas tradicionais.

A duração é outro aspecto que deve ser analisado, visto que as placas possuem comprovação de ao menos 25 anos. Por apresentar uma tecnologia mais moderna, ainda não se sabe ao certo a durabilidade das telhas. Dessa forma, os painéis aparecem como uma possibilidade mais segura em termos de investimento. Vale mencionar, também, que nos dois casos se faz preciso uma vistoria técnica para seguir as regras vigentes.

Independentemente da alternativa escolhida, é fato que você terá uma considerável economia de energia. Mais do que isso, terá em sua casa uma fonte renovável de eletricidade, auxiliando também o meio-ambiente e a sociedade.

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Posts Similares