Com uma necessidade crescente de fontes de energia limpas e renováveis, cientistas e engenheiros estão correndo para descobrir maneiras inovadoras de aproveitar a energia do sol. A tecnologia fotovoltaica concentrada (CPV) emergiu como um divisor de águas nos últimos anos.

Ao concentrar a luz solar nas células solares, os sistemas CPV aumentam significativamente a eficiência e a produção de energia.

O que é a tecnologia fotovoltaica concentrada (CPV)?

O conceito por trás da tecnologia CPV é direto: ao focalizar a luz solar em uma área menor, a intensidade da luz aumenta, permitindo uma maior conversão de energia. Ao contrário dos painéis solares tradicionais que dependem da luz solar direta que atinge sua superfície, os sistemas CPV empregam lentes ou espelhos para concentrar a luz solar em células solares.

Isso leva a uma produção de energia substancialmente maior, com alguns sistemas CPV atingindo eficiências superiores a 40%, em comparação com a eficiência de 15 a 20% dos painéis solares convencionais.

Vantagens e desvantagens da tecnologia fotovoltaica concentrada

A tecnologia CPV possui várias vantagens importantes, particularmente sua adequação para áreas com alta irradiância normal direta (DNI), como desertos ensolarados. Os sistemas CPV são excelentes sob luz solar direta, em oposição à luz solar difusa predominante em condições nubladas ou nubladas. O que os torna ótimos para parques solares e regiões áridas.

A escalabilidade é outro benefício notável da tecnologia CPV. Enquanto os painéis solares tradicionais são limitados pelo tamanho e eficiência das células solares individuais, esses sistemas podem ser facilmente ampliados adicionando mais lentes ou espelhos para concentrar a luz solar em uma área maior.

painéis solares distribuidos em regiões áridas
Painéis solares em regiões áridas

Apesar de seus méritos, a tecnologia CPV enfrenta desafios que impedem sua adoção generalizada. Um obstáculo significativo é seu custo relativamente alto. A ótica intrincada e os sistemas de rastreamento necessários podem ser caros de fabricar e manter.

Outro desafio reside na dependência desses sistemas com a luz solar direta. Embora isso aumente a eficiência em áreas ricas em sol, torna o CPV menos eficaz em regiões com nuvens frequentes. Esse alcance geográfico limitado pode impedir a implantação generalizada dessa tecnologia.

No entanto, o futuro da energia fotovoltaica concentrada parece promissor. É provável que esforços contínuos de pesquisa e desenvolvimento melhorem a eficiência e o custo-benefício desses sistemas, tornando-os uma opção cada vez mais atraente para aproveitar a energia do sol e aumentar a adoção desses sistemas de forma global.

Fonte: Energyportal

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares