Com a grande alta nas procuras por fontes renováveis de eletricidades, a energia solar para condomínios começa a se popularizar no Brasil. Sempre foi um problema, afinal, depender dos demais para aprovar uma mudança como essa.

Ao contrário de casas, em que a instalação das placas pode ser feita no telhado, em um prédio a situação é outra.

Dessa forma, foi preciso um tempo para que as pessoas se acostumassem com a ideia. Além disso, é válido mencionar que os benefícios não são somente individuais, podendo ser também comunitários à medida que as áreas comuns se abasteçam com a eletricidade gerada pela radiação solar.

Como funciona a energia solar para condomínios?

Quando se fala em energia solar para condomínios, há dois pontos importantes a se mencionar. Primeiramente, se faz preciso ter em mente que aqui são considerados condomínios residenciais e empresariais, assim como de casas e apartamentos. Ao mesmo tempo, é necessário saber que seu funcionamento é dividido em duas etapas bastante importantes.

placas fotovoltaicas em prédios

Assembleia

Como é de se esperar, um processo como esse deve ser feito de maneira comunitária, visto que afetará a todos os moradores. Com isso, ele se inicia com uma assembleia, na qual será votada a implementação da tecnologia.

A boa notícia é que esta é considerada uma benfeitoria necessária por trazer economia de gastos, o que significa que está dispensado o quórum mais rígido. Para que seja efetivada a contratação, porém, será preciso apresentar todos os valores e as vantagens que esse investimento pode trazer a todos.

Instalação

Com tudo aprovado, chega o momento de instalar a energia solar para condomínios. Para isso, o primeiro passo é definir a área que acolherá todo o equipamento, podendo ser em uma área comum ou a laje.

A fim de definir este local, é interessante considerar fatores como sua acessibilidade e a incidência solar. Para gerar bons resultados, é vital que todas as placas fotovoltaicas se encontrem em um ponto que receba os raios solares pela maior parte do dia.

Como está o mercado de energia solar para condomínios?

Se você ainda está na dúvida sobre a aplicação de tal tecnologia, é interessante dizer que essa já é uma tendência. Grandes construtoras e incorporadoras já promovem seus “empreendimentos sustentáveis”, os quais já vem com o aparato para geração de energia solar para condomínios. Em alguns casos, o sistema é capaz de gerar energia para todo o prédio e para cada um dos apartamentos.

energia solar para condomínios

A lógica é bastante simples, visto que tudo se baseia na economia que essa mudança traz aos proprietários. Um condomínio de 440 unidades, por exemplo, pode se beneficiar dessa troca e economizar mais de 500 mil reais por ano somente na conta de luz. Ao apresentar estes dados aos condôminos, fica mais simples aprovar a instalação, mesmo que com custo inicial elevado.

Quais as opções de energia solar para condomínios?

Como explicado ainda no início deste texto, há diversas maneiras de instalar os painéis fotovoltaicos em um condomínio. Há os que optam por eletricidade suficiente apenas para as áreas comuns, enquanto outros preferem privilegiar as unidades. A melhor alternativa, entretanto, é investir para que essa geração elétrica seja feita para todo o complexo, comum e individual.

areas comuns de predios e residenciais

Áreas comuns

Como tudo é relativo, é preciso uma certa análise para verificar qual a melhor possibilidade para sua situação. Alguns condomínios modernos contam com uma estrutura muito maior do que se via antigamente.

São academias, salões de festa, piscinas, salas de cinema e de jogos. Com tudo isso, a conta de luz tende a ser bastante alta, e isso desconsidera toda a iluminação do complexo. Assim, a energia solar para condomínios pode facilmente diluir esses gastos.

Unidades individuais

Se este não for o seu cenário, pode ser mais interessante direcionar a energia elétrica gerada pelas placas para os apartamentos ou para as casas. Além da economia para cada um, essa é uma excelente forma de conquistar clientes para novos projetos.

Não se preocupar com a conta de luz é, afinal, uma enorme vantagem pela qual muitas pessoas pagariam. Assim, há empreendimentos que se focam somente na geração de eletricidade para as unidades individuais, deixando que o próprio rendimento do complexo pague suas tarifas elétricas.

Áreas comuns e Unidades individuais

Mas, sem a menor dúvida, a mais indicada das opções é a que une esses dois objetivos, solucionando dois problemas de uma só vez. Para isso, o cálculo deverá considerar tanto os gastos de energia solar do condomínio como de cada um dos condôminos.

Dessa forma, todos poderão se beneficiar da prática e economizar ao fim do mês. Vale dizer, também, que neste caso a economia será dupla, visto que a taxa de condomínio deve cair por consequência da instalação das placas.

Quais as vantagens da energia solar para condomínios?

As vantagens da energia solar para condomínios são basicamente as mesmas que para qualquer outra estrutura. O diferencial dessa estratégia, porém, se encontra no fato de ser um investimento coletivo. Da mesma forma, os benefícios também são comunitários, auxiliando a todos em pontos como os que seguem.

Segurança

Um fator que poucos consideram no que se refere à energia fotovoltaica é a segurança que se tem. Ao contrário do que alguns pensam, dias nublados não interferem na geração de eletricidade, já que há uma reserva dos dias que faz mais sol.

Com isso, existe uma certeza de que tudo sempre funcionará conforme o imaginado. Além disso, é bom pontuar também a previsibilidade dos gastos, que garante a segurança financeira de sua família e de toda a comunidade.

energia solar para condomínios

Sustentabilidade

Já é de conhecimento público que a energia solar é uma fonte renovável e limpa para a geração de eletricidade. Por conta disso, tal investimento traz muita sustentabilidade ao empreendimento, comprovando seu objetivo de auxiliar o meio-ambiente.

Ainda que pareça apenas uma estratégia de marketing, de fato este é um ponto que atinge inúmeros compradores. Em especial, pode-se citar os mais jovens, que apresentam uma preocupação maior com seu impacto no mundo e na sociedade.

Economia

Por fim, não há como não mencionar a economia financeira quando se fala em energia solar para condomínios. Neste caso em específico, é possível dizer que todos se beneficiam, já que suas contas — particular e do condomínio — ficarão mais baixas.

Por consequência, sua família terá mais dinheiro para investir em outros pontos como educação, transporte e alimentação. Pelo lado do síndico, será possível realizar reformas importantes e benfeitorias com o montante economizado com a fonte sustentável.

economia na conta de luz

Posts Similares