O Brasil alcançou uma fronteira inovadora em seu cenário energético, já que o mês de julho marcou a primeira vez em que a energia solar e a eólica contribuíram com impressionantes 27% da geração total de eletricidade do país.

Essa conquista significativa, com um recorde de 14 TWh de produção de energia, mostra o notável progresso do Brasil na adoção de fontes de energia renováveis para alimentar sua rede.

Brasil entre os 25 países do mundo com 25% de produção de energia solar e eólica

Os dados notáveis provêm do Ember’s Energy & Climate Think Tank, uma organização sediada no Reino Unido dedicada ao combate às mudanças climáticas por meio da promoção de soluções de energia sustentável.

Com isso, o Brasil entra no ranking dos 25 países do mundo que ultrapassaram a marca de um quarto de produção de energia eólica e solar por um mês inteiro.

Em julho, a energia eólica contribuiu com 19% da produção total de eletricidade, atingindo 10 TWh, enquanto a energia solar teve um papel determinante com um contributo de 8%, equivalente a 4,1 TWh.

Assim, os combustíveis fósseis representam hoje apenas 8,9% da matriz energética total, enquanto a energia hidrelétrica, historicamente um dos pilares da geração de energia no Brasil, responde por 70%. Isso revela uma queda de 3% na energia hidrelétrica em relação ao período homólogo.

19% da geração total de eletricidade em 2023

A publicação da Ember revela ainda que a contribuição combinada de energia eólica e solar já totalizou 19% da geração total de eletricidade do país em 2023, significando uma mudança fundamental para práticas de energia sustentável.

Essa maior produção do que os especialistas chamam de “energia limpa” se traduz diretamente em uma redução do consumo de combustível fóssil, com uma diminuição perceptível de 6,5 TWh.

Nicolas Fulghum, analista de dados da Ember, destaca a mudança notável na transição de energia limpa do Brasil, ressaltando que a expansão da energia eólica e solar no ano atual superou o crescimento testemunhado em 2022, acelerando efetivamente a jornada de energia renovável do país.

Dúvida com relação a outras fontes de energia limpa que venham a ser mais vantajosas
Energia solar e eólica

Além disso, pela primeira vez em mais de uma década, os combustíveis fósseis contribuíram com menos de 5% da geração de eletricidade do país durante o mês de fevereiro. Esse marco serve como um lembrete dos esforços determinados do Brasil para diversificar sua matriz energética e priorizar alternativas sustentáveis.

À medida que o Brasil impulsiona a sua transição para uma energia mais limpa, esta conquista não só reflete o progresso na gestão ambiental, mas também posiciona o país numa trajetória rumo a um futuro energético mais resiliente e sustentável.

Fonte: EV Wind

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares