Uma dúvida recorrente entre quem deseja investir em uma residência mais sustentável está na diferença entre painel solar e placa solar. Em geral, tal questionamento ocorre nas etapas de pesquisa e compra, o que acaba confundindo os consumidores. O que poucos sabem, porém, é que tal incerteza está diretamente relacionada a um item que em nada tem a ver com, tal discussão.

Na prática, o que se vê é que as pessoas acabam se equivocando sobre a função de cada um desses produtos. Mais do que isso, trazem para os comparativos dispositivos que não são indicados para suas situações. Com isso, o problema fica ainda maior e a mente delas fica completamente perdida. A boa notícia é que é simples entender melhor este tema e sanar todas as dúvidas.

Qual é a confusão entre painel solar e placa solar?

Antes de qualquer outra coisa, se faz preciso entender qual é a tão falada confusão entre o painel solar e a placa solar. Para isso, é necessário compreender que existem diversas maneiras de se utilizar da luz do sol. Os raios, ao serem captados pelo dispositivo, podem ser utilizados de algumas formas. Entre elas, encontra-se a geração de energia elétrica e o aquecimento de água.

duvida entre painel solar e placa solar

Estes são dois dos principais modos de se aproveitar de uma fonte renovável como o sol para te auxiliar no dia a dia. O primeiro, como pode-se imaginar, tem como função transformar a incidência solar em energia térmica e elétrica. O segundo, por sua vez, se restringe à geração de energia térmica, normalmente para aquecer água de chuveiros e piscinas.

A grande verdade é que placas e painéis solares são o mesmo produto, apenas com nomenclaturas diferentes. A grande confusão se encontra, então, no propósito de quem deseja utilizá-los, já que ambos podem trazer as mesmas vantagens ao consumidor. A escolha entre placa e painel é, portanto, irrelevante, visto que ambos representam o mesmo propósito. O que você precisa entender é qual é o seu objetivo com esse projeto.

Painel Solar e Placa Solar para geração de eletricidade

Para conseguir distinguir melhor essas duas funcionalidades, o ideal é entender o que cada uma faz ao certo. Dessa forma, a seguir você poderá analisar as principais características da aplicação da tecnologia para geração de eletricidade. Para isso, poderá conferir o que é, como funciona e quais as vantagens dessa aplicação.

O que é?

Quando se fala tanto em painel solar quanto placa solar, a primeira coisa que vem à mente é eletricidade. Esta é, afinal, a forma mais comum que a população está acostumada a lidar com tal estratégia. Ou seja, posicionai-se alguns painéis no telhado e estes geram energia elétrica.

energia fotovoltaica

O funcionamento desses produtos é baseado nas células fotovoltaicas presentes em seu interior. Estas, portanto, são as responsáveis por captar os raios solares e transformá-los em energia — térmica e elétrica. Para alcançar tal objetivo, as placas são instaladas em um local com grande incidência solar e, a partir de então, já começam a gerar resultado.

Para que funciona?

Como é possível entender nos parágrafos acima, o grande objetivo neste caso é gerar energia térmica e elétrica. Estas podem ser utilizadas tanto para abastecer a rede de eletricidade de uma casa ou empresa quanto para aquecer a água de chuveiros, torneiras e piscinas.

painel solar e placa solar

A lógica de investir nesta tecnologia está, justamente, em acabar com a dependência do sistema convencional de geração de eletricidade, bastante maléfico ao meio ambiente. Mais do que isso, é possível garantir uma economia considerável em sua conta de luz, especialmente se estiver focado no longo prazo.

Quais as vantagens?

Como já é de conhecimento público, inúmeras são as vantagens de investir em um painel solar ou placa solar para gerar eletricidade. Ainda assim, é sempre válido destacar tais benefícios para facilitar o entendimento da tecnologia e suas aplicações. Dessa forma, pode-se mencionar como pontos positivos da técnica:

  • Energia limpa e renovável;
  • Economia de até 95%na conta de luz, especialmente a longo prazo;
  • Processo silencioso que não atrapalha sua rotina;
  • Sistema de autogeração barato e com manutenção mínima;
  • Instalação fácil e rápida em qualquer tipo de telhado;
  • Valorização do imóvel.

Painel Solar e Placa Solar para aquecimento de água

Agora que já entende o funcionamento de um painel solar ou placa solar para gerar eletricidade, chega o momento de se focar em sua capacidade de aquecimento. Aqui, destacam-se os pontos que o tornam uma excelente forma de manter a temperatura da água confortável. Com este fim, suas principais características são as que seguem.

O que é?

Quando o tema da discussão recai sobre o aquecimento solar, a lógica muda um pouco. A partir de agora, o grande objetivo não está mais em transformar a incidência solar em eletricidade, mas sim em aquecimento. Para isso, o dispositivo é construído com um captador solar e um reservatório térmico.

chuveiro ligado

O processo é feito com a saída da água da caixa d’água e sua movimentação até o boiler. De lá ela se dirige para o coletor solar, o qual tem como função absorver a radiação térmica e aquecer o líquido. Já quente, ela volta ao reservatório térmica e fica armazenada até sua utilização.

Para que funciona?

Diferentemente da geração de eletricidade, o único objetivo neste caso é aquecer a água. Para isso, o painel solar ou placa solar é posicionado também no alto do imóvel, de preferência onde houver mais incidência solar. Com isso, ele consegue se aproveitar da radiação para aquecer toda a água da residência ou do empreendimento.

piscina painel solar e placa solar

Esta é uma solução interessante para quem deseja ficar livre da eletricidade para este fim. Em geral, muitos usuários fazem a troca por conta dos altos custos do processo e pelo resultado deste, quando feito com base na eletricidade. Uma água quente e barata é tudo que os consumidores buscam.

Quais as vantagens?

Além dos pontos levantados acima, é válido mencionar que inúmeros benefícios decorrem de tal prática. Sendo assim, se você está considerando a opção, vale a pena conferir as vantagens que ela pode trazer à sua residência. Dessa forma, as principais podem ser encontradas a seguir.

  • Economia na conta de luz mensal;
  • Instalação e manutenção rápidas e simples;
  • Valorização do imóvel;
  • Mais sustentável, afetando menos o meio-ambiente e o restante da sociedade;
  • Independência de combustíveis fósseis e energia hidrelétrica;
  • Funciona em dias nublados ou com chuva, além de ser à prova de crises hídricas;
  • Água quente sem necessidade de espera;
  • Conforto no banho e na hora de utilizar a piscina.

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Story referente ao post

Posts Similares