Na hora da reforma de telhado, é imprescindível que seja analisado de forma cautelosa quais são os problemas enfrentados. Muitas vezes, um problema com infiltração ou uma parede estufada já bastam para que seja realizada a reforma da cobertura do imóvel.

Entretanto, quando decidido a dar início à reforma, surgem os questionamentos: “Por onde começar?” “O que eu devo priorizar?” “Quais problemas podem ser adiados?”. Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar e listamos 5 dicas imperdíveis para ajudar na reforma!

Reforma de telhado residencial

5. Detectar os problemas decorrentes do telhado

A visibilidade de problemas decorrentes da cobertura residencial pode ser encontrada em goteiras, infiltrações, estufamento de paredes, manchas e desgaste de pintura, barulhos ocasionados por ventos.

Os residentes precisam estar atentos para avaliar o grau do problema, e buscar solucioná-lo o quanto antes com a reforma pretendida.

4. Conhecer a estrutura do imóvel

Os imóveis residenciais, em sua grande maioria, contam com madeira em sua estruturação. Sendo assim, é necessário verificar qual o tipo de madeira utilizada, se há apodrecimento da estrutura – ou se fora aplicado algum produto químico para evitar que isso aconteça – e também o ano de sua construção. Ao analisar esses elementos, é possível identificar como deve ser feita a reforma do telhado.

3. Elaborar o projeto de reforma de telhado

A imprescindibilidade de projetar a reforma está no fato de que, após análise dos pontos supracitados, um profissional deve ser contatado para auxiliar no processo.

Após a confecção do projeto, a mão de obra qualificada irá garantir que seja executado da melhor forma, podendo também solucionar eventuais contratempos – caso existam.

Quando o projeto não é bem elaborado, caimentos não adequados e ausência de rufos podem prejudicar o resultado final.

2. Optar por manutenções periódicas

Um dos causadores de problemas em telhados residenciais é a falta de manutenção periódica.

Com isso, é importante que seja realizado, de forma anual, uma breve análise das telhas para evitar o despendimento de altos gastos com uma grande reforma.

Assim, caso seja encontrado algum problema de menor complexidade, será solucionado antes de ocasionar grandes consequências aos moradores que ali residem.

1. Incluir melhorias na reforma de telhado

É essencial que, no ato da reforma da cobertura residencial, seja considerada a opção de projetar melhorias ao imóvel.

Com isso, o investimento na qualidade das peças utilizadas é de suma importância para evitar problemas futuros.

Outrossim, há alternativas sustentáveis que estão em alta no ramo imobiliário, tais como: telhado verde, reaproveitamento de água da chuva, instalação de painéis solares.

Homem instalando painel solar em telhado residencial

Se você chegou até aqui, está preparado para iniciar a reforma do seu telhado! É de suma importância que os pontos expostos acima sejam estudados para evitar problemas e, principalmente, garantir a segurança dos moradores. A reforma da cobertura residencial é tão importante quanto a sua construção, podendo prolongar a vida útil do imóvel.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares

Estórias Solares