Energia solar. Quem tem um imóvel e pretende vendê-lo um dia sabe da importância de ter as manutenções em dia e sempre buscar formas de modernizá-lo, para assim atrair a atenção de mais compradores em potencial. E é aí que entra a energia solar. 

A exploração dessa tecnologia oferece muito mais vantagens além da economia nas contas de luz e diminuição da emissão de poluentes na natureza. A energia solar é, além disso tudo, uma forma de modernizar o seu imóvel e valorizá-lo ainda mais.   

Quer entender melhor como isso funciona? Continue a leitura para conferir mais detalhes sobre o assunto. 

Como a energia solar pode valorizar os imóveis? 

Antes de colocar um imóvel à venda, os proprietários muitas vezes optam por fazer reformas para modernizar a edificação e assim atrair o interesse de mais compradores.

A energia solar pode valorizar - e muito - o seu imóvel
A energia solar pode valorizar – e muito – o seu imóvel

No entanto, reformas levam tempo, são desgastantes e podem ter mudanças no orçamento com o decorrer das obras. Mexer com reformas é, inevitavelmente, algo muito trabalhoso e que pode gerar diversas preocupações.  

Hoje em dia, uma excelente alternativa para quem não deseja encarar as dores de cabeça e imprevistos de uma reforma é o investimento em um sistema de energia solar fotovoltaica. Essa tecnologia é capaz de aumentar o preço de um imóvel muito mais do que uma grande reforma.

A grande vantagem é que o processo para esse tipo de implementação é o oposto do que é enfrentado em uma reforma. O equipamento é fácil e rápido de ser instalado, e seu orçamento dificilmente passa por alterações, já que é feita uma análise estrutural minuciosa para a realização do projeto.

Além disso, os benefícios de um sistema fotovoltaico duram por pelo menos 25 anos, com considerável economia nas contas de luz. 

Investir em obtenção de energia renovável é uma das formas mais rápidas e eficazes de modernizar um imóvel. Afinal de contas, quem não gostaria de investir em uma propriedade com maior autonomia energética, possibilitando a economia de até 95% no valor das contas de luz?!

Todo o sistema solar fotovoltaico é composto por equipamentos de alta tecnologia, e portanto tem o potencial de transformar a forma como a energia elétrica é consumida em uma residência ou empresa.

Sem falar que os painéis solares instalados no telhado deixam qualquer edificação com um visual mais moderno. Esse é o investimento ideal, sobretudo para os donos de imóveis antigos que almejam atrair jovens compradores. 

Como o mercado imobiliário vê esse tipo de investimento? 

A preocupação com o impacto ambiental e as condições climáticas é algo crescente em todo o mundo.

Em decorrência disso, as pessoas estão buscando novas formas de consumo. Iniciativas como o reaproveitamento de água, a reciclagem de materiais e o vegetarianismo são alguns dos exemplos mais explorados, e a geração de energia sustentável também representa um grande impacto positivo nesse sentido. 

A energia solar no imóvel ajuda muito a vende-lo depois.
A energia solar no imóvel ajuda muito a vende-lo depois.

É cada vez maior a tendência de que diversos mercados se adequem a essa demanda. Como consequência disso, já é possível observar um crescimento considerável na procura por empreendimentos ecologicamente corretos, inclusive no que diz respeito ao mercado imobiliário.

Em pesquisa realizada pela consultoria estadunidense Zillow, estimativas apontam que um sistema fotovoltaico seja capaz de aumentar o valor de um imóvel entre 4,1% a 6%. Em alguns casos, essa valorização pode chegar a 10%. Quanto maior a capacidade de geração de energia do seu sistema fotovoltaico, maior será a valorização da construção. 

Imóveis com energia solar são uma oportunidade e tanto não só para quem constrói, mas também para quem realiza as negociações dentro do setor imobiliário, já que é uma forma de ganhar competitividade no mercado.

A implementação de um sistema fotovoltaico contribui para que potenciais compradores o enxerguem de forma diferenciada, sendo um fator a seu favor já que amplia as possibilidades de negociação.

A economia nas contas de luz é definitivamente o que mais chama a atenção dos interessados, principalmente diante da possibilidade de ficar menos dependente da distribuição de energia pela concessionária, e estar menos suscetível às alterações nas bandeiras tarifárias.  

A valorização da edificação é mais um ponto positivo a favor da energia solar, comprovando o quanto esse investimento vale a pena a longo prazo. Proporciona lucratividade, tanto através da economia nas contas de energia, quanto posteriormente, na hora de vender o imóvel.

Mas essa está longe de ser a única vantagem oferecida através da geração de energia solar. Há muitos outros benefícios envolvidos, conforme você irá conferir a seguir. 

Outras vantagens da energia solar fotovoltaica

Optar pela energia solar fotovoltaica como forma de gerar eletricidade para residências, comércios e empresas no geral é um grande avanço para o setor elétrico, principalmente considerando aspectos financeiros e ambientais.

É, sobretudo, uma forma de diminuir a sobrecarga das hidrelétricas, que têm trabalhado a todo vapor nos últimos anos devido à escassez de chuvas. 

A maior parte do consumo de eletricidade no Brasil fica por conta do abastecimento de concessionárias de energia, e por causa disso há constantes reajustes nas bandeiras tarifárias, gerando instabilidade nos valores das faturas. Isso se tornou um motivo de grande preocupação para os consumidores brasileiros. 

Diante desse cenário, quem não gostaria de não precisar mais se preocupar com o valor da conta de luz?! O sistema de energia solar fotovoltaico promove tranquilidade quanto aos gastos e maior autonomia energética. Investir nessa tecnologia é também optar por ter maior liberdade e controle financeiro.

Vale lembrar que se trata de um equipamento muito prático de ser instalado, e com baixo custo de manutenção. Além disso, a vida útil é de 25 a 30 anos com equipamentos de boa qualidade, serviço com empresas especializadas e manutenções preventivas em dia. O valor para realizar a manutenção gira em torno de 0,5% do investimento inicial.

A vida útil da placa fotovoltaica é de, em média, 25 anos
A vida útil da placa fotovoltaica é de, em média, 25 anos

A economia obtida com a geração de energia solar é de fato muito atrativa, mas as vantagens não param por aí. Quanto mais consumidores investindo em sistemas fotovoltaicos para gerar sua própria eletricidade a partir da energia do sol, menor será a emissão de gases poluentes que provocam o efeito estufa e o aquecimento global.

Esses gases são emitidos principalmente pelas termelétricas, que produzem energia quando o trabalho das hidrelétricas não é o suficiente para atender a demanda. 

A energia solar, por sua vez, vem de uma fonte inesgotável, e não causa nenhum impacto ambiental. Além disso, toda a matéria-prima que compõe os equipamentos do sistema fotovoltaico pode ser reciclada após descartada, o que contribui ainda mais para a conservação do meio ambiente. 

É fato que essa tecnologia tem tudo para conquistar cada vez mais adeptos, auxiliando na preservação do planeta ao mesmo tempo em que contribui com a independência energética de muitas famílias e empresas. 

O que achou desse artigo? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo, ela é muito importante para o nosso trabalho

Posts Similares