A Universidade de Alberta está liderando pesquisas inovadoras em agrovoltaicos, uma prática que combina colheitas e painéis solares para aumentar a eficiência das fazendas solares. Tendo o espinafre como cultura principal, esta abordagem oferece uma solução ganha-ganha tanto para a agricultura quanto para o crescente setor de energia solar. O cientista do solo Guillermo Hernandez Ramirez, juntamente com a estagiária de pesquisa Camila Quiroz, conduziram um projeto-piloto bem-sucedido para explorar o potencial dessa estratégia de duplo propósito.

As fazendas solares requerem uma quantidade substancial de terra, muitas vezes levando a preocupações da comunidade agrícola e críticas às iniciativas de energia renovável. No entanto, o estudo da Universidade de Alberta mostrou os benefícios de integrar o cultivo de espinafre sob painéis solares.

As plantas de espinafre não apenas consumiram até 17% menos água, mas seu crescimento também não teve impacto negativo em sua saúde geral. Além disso, as plantas forneceram sombra, mantendo a área sob os painéis fresca e otimizando a eficiência dos painéis solares.

A energia solar pode ir muito além das plantações

O conceito de energia agrovoltaica vai além do cultivo de espinafre. Em Alberta, o Whispering Cedars Ranch introduziu com sucesso um rebanho de 450 ovelhas para pastar no projeto Strathmore Solar. Essa relação simbiótica oferece manutenção econômica e ecológica do gramado, ao mesmo tempo, em que fornece sombra para os animais durante o pastejo. A combinação de geração de energia solar e produção de alimentos no mesmo terreno exemplifica o potencial da agrovoltaica.

O sucesso da energia agrovoltaica desafia a noção de que as fazendas solares sobrecarregam as terras agrícolas. Ao demonstrar que a terra pode permanecer produtiva enquanto produz energia verde, essa abordagem atraiu a atenção de outros projetos solares e fazendas que buscam oportunidades semelhantes. A American Solar Grazing Association tem promovido o pastoreio de ovelhas em instalações solares nos Estados Unidos, e o conceito também está ganhando força em Ontário.

Alimentos e eletricidade simultaneamente

Hernandez Ramirez vislumbra um futuro em que a agrovoltaica se expanda além das fazendas solares, atingindo espaços urbanos como varandas e áreas verdes. Essa abordagem escalável tem o potencial de gerar alimentos e eletricidade simultaneamente, promovendo uma conexão mais profunda entre os indivíduos e suas fontes de energia e alimentos. Tornar o agrovoltaico acessível em todo o país é uma promessa para as comunidades, seja espinafre, ovelha ou outras culturas.

Como esta atualmente, a energia solar posicionada no mercado do agronegócio
Panéis solares em regiões agrícolas

À medida que a pesquisa da Universidade de Alberta abre novas possibilidades para a agrovoltaica, ela abre caminho para um futuro mais verde e sustentável. Ao integrar a geração de energia renovável com práticas agrícolas, podemos maximizar a eficiência de recursos, promover a segurança alimentar e promover um forte senso de conexão com o meio ambiente.

Fonte: CBC

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares