A energia solar tornou-se um player significativo na matriz elétrica do Brasil, respondendo por aproximadamente 15% da produção de energia do país, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) de agosto.

Esse crescimento é sustentado por investimentos substanciais e por um aumento na criação de empregos no setor desde 2012, totalizando mais de R$ 159 bilhões e quase 980 mil empregos gerados.

As expectativas do mercado são otimistas, com previsões indicando um aumento contínuo na instalação de sistemas solares fotovoltaicos em todo o Brasil.

5G e a demanda de energia

Vários fatores-chave contribuem para esta trajetória ascendente, incluindo a implementação da quinta geração de Internet móvel, 5G, o aumento das vendas de veículos elétricos e a melhoria da acessibilidade a soluções de armazenamento de energia.

Bárbara Rubim, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), enfatiza que a implementação da tecnologia 5G é um motor da crescente demanda por energia elétrica, motivando as empresas a explorarem soluções de energia renováveis.

Ela destaca que as empresas de telecomunicações deverão consumir entre 150% e 180% mais eletricidade com a introdução do 5G. Consequentemente, essas empresas procuram ativamente formas de reduzir este aumento significativo nos seus custos de energia, com a energia solar a emergir como uma solução procurada.

Acessibilidade e benefícios com a energia solar

Outro fator que impulsiona a expansão desse setor é a maior facilidade de aquisição de tecnologias de armazenamento de energia.

Essa flexibilidade permite que os usuários aproveitem a energia fotovoltaica quando for mais conveniente, como durante a noite ou durante os horários de pico dos preços dos serviços públicos. Além disso, permite instalações em áreas onde a infraestrutura da rede é insuficiente ou indisponível, atendendo às necessidades energéticas de locais remotos ou mal servidos.

Para além do interesse empresarial, muitos consumidores estão a adotar a energia solar como fonte de energia alternativa e a experimentar os seus benefícios tangíveis.

Segundo dados da Absolar, os estados de São Paulo e Minas Gerais lideram a geração distribuída de energia solar, respondendo por 13% da capacidade instalada, seguidos de perto pelo Rio Grande do Sul com 10%.

Painel solar em telhado
Painel solar

Estas regiões estão a registrar um aumento significativo na adoção da energia solar, refletindo uma tendência nacional mais ampla no sentido de fontes de energia sustentáveis e renováveis.

Assim, a rápida ascensão da energia fotovoltaica no cenário energético do Brasil é impulsionada por uma combinação de fatores, incluindo a demanda por eletricidade proveniente de tecnologias emergentes, o aumento do interesse de empresas e consumidores e a flexibilidade oferecida pelas soluções de armazenamento de energia.

Fonte: Brasil61

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares