Indicadores de conversão são métricas utilizadas para medir o desempenho de uma campanha de marketing ou site, com o objetivo de avaliar se os visitantes estão realizando as ações desejadas, como fazer uma compra, preencher um formulário de contato, entre outros. 

Monitorar e manter o controle sobre essas métricas é fundamental para qualquer empresa que deseje medir e melhorar seu desempenho de marketing e vendas.

Esses indicadores permitem uma melhor compreensão da quantidade de visitantes do site ou leads estão se convertendo em clientes e quanto dinheiro está sendo gerado. 

Isso permite que as empresas identifiquem rapidamente quais estratégias e campanhas estão funcionando e quais precisam ser ajustadas ou descontinuadas.

Com essas informações, as empresas de energia solar podem otimizar seus esforços para maximizar a eficiência e rentabilidade de seus investimentos. 

Aprenda neste artigo, a usar os indicadores de conversão a seu favor
Aprenda neste artigo, a usar os indicadores de conversão a seu favor

Confira a seguir quais são os principais indicadores e como calcular a taxa de conversão. 

Quais os principais indicadores de conversão?

Existem vários indicadores de conversão que podem ser usados para medir o desempenho de uma campanha de marketing ou site. Veremos os principais a seguir. 

Quantidade de leads gerados

Aos potenciais clientes de uma empresa dá-se o nome de leads, que são pessoas que demonstraram algum interesse em adquirir o produto ou serviço oferecido. Os leads devem ser captados e convertidos em clientes.

Sendo assim, o número de leads gerados é um dos mais importantes indicadores de vendas para avaliar o desempenho das ações de marketing, setor responsável por gerar as oportunidades de negócios.

Ao monitorar esses dados, você pode verificar a eficácia das ações de cada etapa do funil de vendas, ou seja, se estão gerando um bom número de leads para serem trabalhados pela equipe de vendas.

Para manter um controle atualizado da quantidade de leads gerados, esteja atento aos dados de potenciais clientes, seja por meio de cadastro em newsletter, conteúdos baixados, inscrições em eventos etc.

Qualidade dos leads
Qualidade dos leads

Esse é o caminho para ter uma lista completa e atualizada com os dados e o número total de leads gerados em um determinado tempo pela sua equipe de marketing. 

Número de leads qualificados

Qualificar leads é o processo de identificar e classificar potenciais clientes que mostraram interesse no seu produto ou serviço, a fim de determinar quais deles têm mais possibilidades de se tornarem clientes de fato.

Isso é importante pois permite que sua empresa direcione os esforços de marketing e vendas para os leads mais qualificados e, assim, aumente sua eficiência e rentabilidade.

O processo de qualificar leads também envolve muni-los com todo o conhecimento necessário para que tomem a melhor decisão. Investir na nutrição dos leads é fundamental para que a equipe de vendas consiga manter uma boa taxa de conversão.

Sendo assim, a quantidade de leads qualificados também é considerada um ótimo indicador.

Captar leads qualificados, melhora muito a sua taxa de conversão
Captar leads qualificados, melhora muito a sua taxa de conversão

Para monitorar essa métrica, calcule para quantos potenciais clientes sua equipe de vendas encaminhou uma proposta de venda ou um orçamento de energia solar. 

Ticket médio

Ticket médio é o valor médio gasto por cliente em uma transação ou visita a sua empresa. Ele é calculado dividindo o faturamento total pelo número de transações ou clientes. 

Essa métrica serve para medir a eficiência de uma empresa e acompanhar o sucesso de suas estratégias de vendas e marketing. Pode ser utilizada para comparar diferentes períodos de tempo e para avaliar o desempenho de diferentes produtos ou serviços.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição por Cliente, ou simplesmente CAC, é o custo que uma empresa tem até que um consumidor se torne cliente.

Também é considerada uma métrica importante para entender o desempenho das estratégias de marketing e vendas da empresa e avaliar a eficiência de suas campanhas de aquisição de clientes.

Por meio do CAC, fica mais fácil identificar áreas onde a empresa pode melhorar suas estratégias para reduzir os custos e aumentar a eficiência do processo de aquisição de clientes.

Otimização do custo por aquisição de clientes
Otimização do custo por aquisição de clientes

O CAC é calculado dividindo o total de despesas de marketing e vendas por um período de tempo específico pelo número de novos clientes adquiridos durante esse mesmo período.

Junto com ele, é importante observar também o Lifetime Value (LTV), ou valor de tempo de vida de cada cliente. Em muitos casos, mesmo que o CAC seja elevado, a aquisição do cliente pode valer a pena se o LTV também for alto.

Número de negócios fechados

Toda empresa precisa ter um controle sobre a quantidade de negócios fechados em um determinado período de tempo, para estabelecer metas e saber se elas de fato estão sendo alcançadas. 

Quando aliado a outros indicadores (como o ticket médio), este indicador se torna ainda mais importante para o direcionamento das estratégias de vendas.

Ciclo de venda

Outro indicador de conversão que é interessante manter em vista é o ciclo de vendas, que determina o tempo necessário desde o primeiro contato de um potencial cliente até realizar uma compra com a empresa. 

É importante observar o ciclo de venda dos seus produtos
É importante observar o ciclo de venda dos seus produtos

Quanto menor o ciclo de venda, mais clientes podem ser buscados pela equipe, aumentando o lucro do seu negócio. Se o ciclo de venda for muito prolongado, pode ser um indicativo de que o marketing não está sendo informativo o suficiente. 

Taxa de conversão

Essa taxa é um dos indicadores de maior importância em relação às vendas. Ao relacionar a quantidade de oportunidades geradas e as que de fato se converteram em vendas, você consegue avaliar a eficiência da sua equipe comercial.

É importante observar que a taxa de conversão pode variar dependendo do setor, tipo de produto ou serviço, e do nível de maturidade da empresa. Além disso, ela pode ser afetada por uma série de fatores, como a relevância do anúncio ou conteúdo da página de destino, por exemplo.

Vale a pena analisar a taxa de conversão em conjunto com o CAC e o LTV do cliente, para identificar estratégias que sejam eficientes e rentáveis.

Já que é uma das métricas mais importantes, vale a pena saber como calculá-la. Confira a seguir.

Como calcular a taxa de conversão?

Agora que você já está familiarizado(a) com os principais indicadores de conversão, vamos aprender como calcular a taxa de conversão.

Veja como é feito o cálculo da sua taxa
Veja como é feito o cálculo da sua taxa

A boa notícia é que esse cálculo é bem simples de fazer. Basta escolher um período e dividir o número de clientes adquiridos pelo número de visitantes e leads gerados.

Como a taxa de conversão é expressa como porcentagem, depois é só multiplicar o resultado por 100. O cálculo pode ser apresentado pela seguinte fórmula:

(número total de conversões ou clientes / número de visitantes ou leads) x 100

O resultado dessa conta é a sua taxa de conversão. Por exemplo: uma empresa de energia solar que gerou 4 mil leads durante o período de um mês e conseguiu fechar mil vendas, tem uma taxa de conversão de 25%.

Lembre-se de definir o período para obter um cálculo mais preciso. Isso vai ajudar muito nas futuras decisões da sua empresa de energia solar. 

Agora, se você fez o cálculo e chegou à conclusão de que sua taxa de conversão não vai tão bem quanto gostaria, talvez seja necessário realizar algumas adaptações e mudanças para melhorar seus resultados. Saiba mais a seguir. 

Como melhorar a taxa de conversão? 

Há várias maneiras de melhorar a taxa de conversão da sua empresa de energia solar. 

Para começar, ofereça conteúdo relevante e de qualidade, que seja interessante para o seu público-alvo. Estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar sua empresa a construir sua autoridade no assunto, levando a taxas de conversões mais altas.

Como identificar e melhorar seus indicadores de conversão
Como identificar e melhorar seus indicadores de conversão

Também é importante se destacar em relação ao atendimento prestado ao cliente. Certifique-se de contar com pessoas capacitadas para lidar com o público em sua equipe, isso pode ser determinante para que os consumidores se sintam mais confiantes para fechar negócio com a sua empresa.

Em relação ao site da sua empresa, é preciso garantir que seja fácil de navegar e disponibilize informações claras e objetivas para ajudar os visitantes a encontrar o que estão procurando.

Para conquistar a confiança dos clientes e aumentar a taxa de conversão da sua loja online, é necessário que a experiência da navegação seja a mais fluida possível, desde a etapa de busca pelo produto até o checkout. 

O design também pode ter um impacto significativo na taxa de conversão, portanto certifique-se de que o layout seja atraente, profissional e responsivo para dispositivos móveis.

A realização de pesquisas constantes vai te ajudar a conhecer melhor seus clientes e quais são suas necessidades e expectativas em relação às soluções de energia solar.

Viu como é simples realizar algumas tarefas e melhorar sua taxa de conversão
Viu como é simples realizar algumas tarefas e melhorar sua taxa de conversão

Procure entender as dúvidas e obstáculos que eles possam enfrentar antes de comprar e faça ajustes para solucionar esses problemas.

Por fim, lembre-se de monitorar continuamente as métricas de conversão e analisá-las para identificar tendências e oportunidades de melhoria.

Essas são apenas algumas das maneiras de melhorar a taxa de conversão, mas o processo é contínuo e requer testes e experimentos para encontrar o que realmente funciona para a sua empresa.

Nosso artigo foi útil para você? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo e colabore para tornar nosso trabalho cada vez melhor! 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares