Algumas cidades e regiões da Venezuela têm eletricidade em metade de seus dias. Assim, é difícil manter atividades diárias, como manter alimentos bem guardados e trabalhar. Por isso, a energia solar aparece cada vez mais como uma opção viável para o país.

A situação é tão grave que criaram o Comitê de Pessoas Afetadas por Apagões, que registrou mais de 37 mil cortes em 2022. Confira um pouco sobre a situação do país e como as fontes renováveis de eletricidade podem ajudar.

Crise energética da Venezuela

É difícil imaginar no Brasil como seria viver com boa parte do seu dia sem eletricidade. Em qualquer momento de sua rotina, é importante ter energia. Agora, na Venezuela, existem dois problemas, o alto consumo e a baixa produção.

Na raiz do problema, estão as decisões do governo, que não investiu o suficiente para uma boa infraestrutura energética. Bem como, a Venezuela sofre com sanções econômicas severas de alguns grandes países. Por isso, a discussão sobre a energia solar cresce entre os especialistas. Muitos veem essa opção como a mais barata e viável neste momento delicado.

Por outro lado, os cidadãos são os que mais sofrem, pois, além da falta de energia, as tarifas aumentam cada vez mais. Com a escassez de eletricidade, ela acaba se tornando mais cara.

Assim, Nicolás Maduro já aponta para a melhoria das regulações referentes à energia solar em todo o país. Dessa forma, espera-se acelerar o processo de chegada de projetos solares.

Como a energia solar pode ajudar a Venezuela

Agora no início do ano, a Venezuela anunciou que construirá projetos solares que somarão 2000 MW de energia solar. A conclusão desses projetos está prevista para os próximos 3 anos.

A princípio, o projeto começará com 500 MW de energia solar e aumentará ano após ano. Ainda não há maiores informações sobre investimentos, prazos e apoiadores internacionais destes projetos solares.

A meta é conseguir cobrir 10% de todas as demandas do país até 2026. Contudo, essa é uma tarefa difícil para quem vive uma crise imediata.

Energia solar pode salvar a Venezuela da crise energética
Energia solar pode salvar a Venezuela da crise energética

Há alguns anos os especialistas avisam sobre o potencial de produção de energia solar que o país tem. Para os estudiosos, a Venezuela é um dos melhores países da América Latina para essa fonte renovável.

Por fim, esses projetos seguem a “Lei Orgânica de Energias Renováveis e Alternativas”, que surgiu em 2021 mas ainda está em debate. Espera-se que essa regulamentação seja concluída rapidamente para dar espaço para mais projetos solares.

Fonte: Diálogo Chino

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares