O conceito de Vendas 4.0 é uma referência aos impactos da quarta revolução industrial no setor comercial, em função da exploração de tecnologias e métodos digitais. Esse novo momento exige uma mudança de comportamento das empresas para que se mantenham relevantes e consigam lidar com consumidores cada vez mais exigentes. 

O setor de vendas enfrentou diversas mudanças nos últimos anos, especialmente devido à transformação digital. Em decorrência disso, passou a ser pautado por novas tecnologias, aumento do acesso à internet e o uso de recursos móveis, o que impacta diretamente a relação entre empresas e clientes. 

Foi também nesse contexto que surgiu a estratégia de gestão de leads, que atualmente já faz parte das prioridades de quem trabalha com energia solar. 

Neste artigo, você vai entender melhor a ideia de Vendas 4.0 e como fazer a gestão dos leads que fazem parte desse momento histórico do setor comercial. Confira a seguir.

Qual o conceito por trás das Vendas 4.0?

Falar  de Vendas 4.0 é falar da adaptação do processo de vendas às atuais demandas da sociedade, o que engloba a aplicação, no campo das negociações, dos conceitos e ferramentas que estão sendo mais utilizados atualmente. 

Qual conceito por trás das vendas 4.0?
Qual conceito por trás das vendas 4.0?

A tecnologia e a internet são os principais recursos, principalmente por se fazerem presente na rotina de boa parte dos consumidores. Sendo assim, não podem ser deixados de lado na hora de traçar as estratégias que vão compor seu processo de vendas

Essas transformações acabam tendo impacto até mesmo na figura do vendedor, que também precisa se reinventar, se adequando às novas demandas para estar alinhado às práticas do mercado atual.

Não basta compreender a importância do conceito de Vendas 4.0. O vendedor precisa, também, saber como aplicá-lo em suas atividades e adotá-lo em sua postura e comportamento perante o cliente. 

Esse momento é marcado principalmente pelo foco no relacionamento com o cliente. Sendo assim, é preciso priorizar métodos e práticas que ajudem a construir um vínculo natural e espontâneo com o público e com cada consumidor em particular, o que aumenta as chances de que se tornem clientes.

Como o propósito deste artigo é compreender sobre os leads nesse cenário de Vendas 4.0, falaremos especificamente sobre eles no tópico a seguir.

O que são leads?

Antes de saber o que é um lead de Vendas 4.0, é importante esclarecer o conceito mais amplo de leads.

Leads são os potenciais compradores dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Esse termo refere-se especificamente a indivíduos que, em algum momento, demonstraram interesse sobre o seu negócio de energia solar ou a solução que você comercializa, e chegaram a compartilhar dados de contato e informações a respeito de si próprios. 

O que são leads?
O que são leads?

Essas informações que os leads liberam para sua empresa podem e devem ser utilizadas pela sua empresa para identificar oportunidades de negócio. De acordo com o perfil, um lead pode se encaixar na categoria de vendas ou de marketing.

Os leads de vendas são indivíduos que compartilharam suas informações com a empresa e demonstram interesse ativo sobre seus produtos e serviços de energia solar, enquanto que os leads de marketing estão interessados na comunicação da sua marca. 

O primeiro tipo de perfil deve ser trabalhado para receber uma proposta comercial clara. Já o segundo tipo pode não se tornar um cliente ativo no futuro, mas também representa valor para a empresa, já que faz parte dos seus seguidores nas redes sociais e pode ajudar a dar mais visibilidade para suas iniciativas de marketing digital.

Leads de Vendas 4.0 são, portanto, aqueles obtidos por meio dos recursos mencionados anteriormente, como, por exemplo, leads gerados pelas redes sociais, landing pages, campanhas de marketing, etc. São, basicamente, potenciais clientes encontrados por meio de ferramentas digitais. 

Agora que esses conceitos estão bem claros, é hora de aprender como fazer a gestão desses leads em empresas de energia solar. Confira no próximo tópico.

Como gerir leads de Vendas 4.0 em empresas de energia solar?

Uma vez que os leads de Vendas 4.0 são obtidos por meio das plataformas digitais, fica clara a importância de investir recursos em estratégias relacionadas a essas ferramentas. 

Como gerir leads de Vendas 4.0 em empresas de energia solar?
Como gerir leads de Vendas 4.0 em empresas de energia solar?

Uma boa gestão desse tipo de leads deve ser capaz de identificar oportunidades, categorizar interesses, segmentar o público e implementar técnicas voltadas para a conversão. 

Para de fato conseguir fechar um negócio e garantir a satisfação do cliente, é importante seguir 6 etapas principais, que são as seguintes:

Atração e conteúdo relevante

Essa estratégia tem tudo a ver com o marketing de conteúdo, que é voltado para a oferta de conteúdo relevante em blogs e redes sociais com o intuito de atrair, engajar os clientes e muni-los de informação de qualidade a respeito da energia solar e suas vantagens.

Atração e conteúdo relevante
Atração e conteúdo relevante

Oferecer conteúdo de qualidade é uma das principais formas utilizadas atualmente para despertar o interesse do público e gerar leads que possam ser convertidos em vendas.

Captação de leads

Depois de atrair as pessoas que estão interessadas em saber mais sobre energia solar, é importante saber como captar leads. Para isso, desenvolva oportunidades adequadas, como landing pages e formulários que possam ser respondidos rapidamente.

Segmentação

Agora que você já captou os leads, é hora de segmentá-los, ou seja, separá-los de acordo com alguns perfis. Alguns critérios que podem ser utilizados para fazer essa segmentação são: tipo de interesse, nível de maturidade, preferências, etc. 

Fluxo de nutrição

Nutrir leads significa estabelecer uma organização de como serão feitas as próximas interações. É preciso pensar em formas de estimular o interesse do lead e aumentar a conexão com ele. 

Qualificação de leads

Qualificar leads significa atribuir pontos de acordo com o volume e a  qualidade das interações que foram realizadas entre cliente e empresa durante a etapa de nutrição. Para facilitar isso, existe o método de lead scoring, que ajuda a identificar e priorizar os leads mais qualificados e, assim, aumentar as chances de conversão em vendas. 

Conversão das vendas 4.0

Ao final desse processo, o melhor resultado possível é conseguir realizar uma conversão, o que não impede que as etapas anteriores se repitam.

Conversão das vendas 4.0
Conversão das vendas 4.0

Afinal, é possível nutrir clientes que já fecharam uma instalação de sistema de energia solar, por exemplo, oferecendo vantagens para fechar um pacote de manutenção dos painéis.

Esse artigo foi útil para você? O conceito de lead de Vendas 4.0 ficou claro? Se restar alguma dúvida sobre o assunto, conte conosco para resolvê-la! Deixe sua pergunta nos comentários abaixo e responderemos o quanto antes possível.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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