A energia solar vem crescendo a cada década e é uma ótima oportunidade de investimento, além de ser uma boa maneira de se produzir eletricidade de forma ecológica e ainda diminuir o preço da conta de luz.  E uma opção para ter um sistema assim, é apostando na telha solar brasileira.

O que é uma telha solar?

Se antes só existiam os painéis solares para a geração de energia, atualmente a tecnologia  evolui e já existem as telhas que são uma opção esteticamente mais bonita.

As telhas solares vão funcionar do mesmo jeito que um painel solar, pois os dois produtos têm as mesmas características e contam com as células fotovoltaicas.  A diferença se dá no tamanho, formato e cores dos materiais.

Enquanto os painéis têm formas retangulares, possuem uma cor que é bem diferente do telhado e são grandes, as telhas não são assim.

Cobertura residencial com telha solar
Além de produzir energia, as telhas solares deixam o telhado com um visual bonito

A telha solar brasileira é bem menor, têm opções de cores e o formato é curvado, bem semelhante a uma telha comum. 

As telhas solares são uma opção mais versátil para a construção de uma casa, já que elas podem ser utilizadas para a confecção dos telhados.

Diferentemente dos painéis solares que precisam de uma superfície já pronta para a instalação. 

A telha solar brasileira

Em 2019 foi anunciada a primeira telha solar brasileira, feita pela Eternit. O produto recebeu a homologação do Inmetro e atualmente está em fase de produção na fábrica da marca em Atibaia, interior de São Paulo.

Até o momento, as telhas solares não foram lançadas para os consumidores. Os produtos  estão sendo comercializados somente para clientes selecionados e próximos à fábrica da empresa.  

comprar telha solar brasil
Em breve você vai poder comprar telhas solares 100% brasileiras

Mas ainda segundo a Eternit, os produtos vão estar disponíveis para os consumidores comuns em breve. 

Veja agora mais informações sobre a telha solar brasileira. 

Preço

Uma das maiores dúvidas sobre um produto é em relação ao seu preço, com a telha solar isso não é diferente.

Até o momento, a Eternit não divulgou nenhum valor oficial, mas disse que as telhas vão ter um custo “competitivo” em relação às opções que existem no mercado atualmente.

Existem informações de que o preço do metro quadrado das telhas será de R$ 764,75. Mas ainda não há nada confirmado oficialmente pela empresa. 

Material e durabilidade

As telhas solares são fabricadas de concreto, no mesmo material de telhas de telhado comum.

Esse material garante segurança e resistência para o telhado, tornando o local seguro contra impactos e permitindo que pessoas caminhem em cima para realizar a instalação e limpeza.  

Além de aguentarem mudanças climáticas e não oferecerem riscos de infiltrações ou vazamentos. 

As telhas de concreto duram muitos anos. Se as solares tiverem a mesma durabilidade, você não vai precisar trocar tão cedo

As telhas de concreto tem uma durabilidade de 40 anos e as células fotovoltaicas duram em média 20 anos. Mas a Eternit não divulgou oficialmente o tempo de vida útil das telhas solares.

Essa informação só será disponibilizada quando o produto estiver disponível para todos os consumidores. 

Cores

Essa é uma grande vantagem das telhas solares em relação aos painéis, pois será possível escolher a cor que melhor combina com o telhado.

A telha solar brasileira vai estar disponível em diferentes cores e em dois acabamentos, o que vai deixar o seu telhado mais bonito e com um aspecto mais tradicional.

Imóvel residencial com placa solar instalada no telhado
Diferentemente dos painéis, você vai poder escolher as cores das telhas solares

O acabamento pode ser igual a de uma telha comum e tradicional ou pode ser com uma  fina camada de resina. Essa última opção deixa o telhado limpo por mais tempo e evita o acúmulo de sedimentos na telha.

Agora falando mais a respeito das cores. Você vai poder escolher entre marfim palha, bege colonial, vermelho, cinza grafite e cinza pérola. É só ver qual lhe agrada mais e combina melhor com a sua casa. 

Instalação e dimensões

As telhas têm o 365mm por 475mm e pesam 5,2 kg por peça, o que facilita o transporte e a instalação no telhado.

Dois homens reformando telhado residencial
As dimensões das telhas solares são semelhantes as das telhas tradicionais

A instalação não será um problema uma vez que as telhas solares não necessitam de uma  mão de obra especializada e o processo é muito semelhante ao de telhas comuns.

A conexão elétrica entre as telhas é feita através de chicotes pré-montados com conectores machos e fêmeas, o que torna o processo simples.

Potencial energético

O fabricante garante que cada telha é capaz de produzir 1,15 kWh por mês. E o metro quadrado é composto por 7 telhas e meia, o que vai gerar mais de 8,6 kWh em 30 dias. 

Para mais informações e para ficar sabendo quando as telhas forem disponibilizadas acesse o site da marca

Veja agora outros benefícios da energia solar para residências. 

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares