O setor industrial é possivelmente um dos que mais tem aproveitamento a partir da economia gerada pela energia solar. Afinal, são muitas as aplicações possíveis da energia solar em uma fábrica, envolvendo a alimentação de motores e máquinas em geral, aquecimento de água e demais líquidos, iluminação e sistema de segurança. 

A diminuição dos gastos com eletricidade e a redução dos impactos negativos na natureza são algumas das principais vantagens envolvidas no investimento em energia solar. Como os custos com energia elétrica no setor estão comumente entre as maiores preocupações, optar por fontes alternativas de energia pode ser a solução ideal.

Confira no artigo a seguir como funciona a energia solar nas indústrias e quais os principais benefícios que essa tecnologia oferece para o setor. 

Energia solar em indústrias: como funciona?

A energia elétrica gerada a partir da energia solar é uma tecnologia possível de ser explorada em diversas escalas, desde residências e comércios até indústrias de grande porte. Como nesse último caso é preciso garantir uma maior geração de energia, o sistema é mais complexo e possui capacidade de captar e transformar maiores quantidades de energia. 

A energia solar é um ótimo investimento para a indústria
A energia solar é um ótimo investimento para a indústria

Como os painéis solares podem ser facilmente acomodados nos telhados, não comprometem muito espaço nem interferem no funcionamento das atividades diárias da indústria durante sua instalação. Sua tecnologia apresenta vida útil de em média 25 anos e precisa de pouca manutenção. 

A energia solar pode ser adotada por indústrias e fábricas de qualquer porte e segmento. É crescente o número de empresas investindo em sistemas fotovoltaicos no Brasil, incluindo negócios nos setores alimentício, têxtil, farmacêutico, mecânico e moveleiro, entre muitos outros. 

O setor industrial é responsável pelo consumo de 41% da energia elétrica no país, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Considerando toda a matriz energética brasileira, o uso da energia solar corresponde a apenas 1,7%, sendo que a energia solar residencial é responsável pela maior parte, equivalente a 72,6%.

Sendo assim, conclui-se que há, ainda, muito espaço para crescimento da energia solar no setor industrial. Confira no próximo item as principais vantagens que essa tecnologia oferece. 

Quais são as vantagens da energia solar para as indústrias?  

Pouco tempo após a instalação de um sistema solar fotovoltaico já será possível notar mudanças consideráveis no orçamento mensal, na produção e na autonomia energética da sua indústria. Veremos a seguir cada uma dessas vantagens detalhadamente.  

Economia nas contas de luz

Seja qual for o porte e o nicho da sua indústria, o investimento em energia solar fotovoltaica é uma escolha que pode gerar economia dentro de pouco tempo.

Com a instalação de um sistema fotovoltaico, é possível economizar até 95% no valor da fatura de energia. Ainda que o valor investido seja alto, retorna em alguns anos através da economia considerável nas contas de luz. 

Financiamento facilitado para energia solar

As linhas de financiamento disponíveis para a compra de sistemas solares fotovoltaicos tornaram muito mais fácil investir nesse tipo de tecnologia. São vantagens oferecidas por bancos públicos e privados, com a possibilidade de pagar as parcelas com a economia obtida nas contas de luz após a instalação do sistema fotovoltaico.

Isso faz com que adquirir esses equipamentos para a sua indústria seja algo muito mais acessível, econômico e viável. 

Créditos de energia

A geração dos créditos de energia é mais um ponto positivo a favor da energia solar fotovoltaica para os consumidores em geral, incluindo as indústrias. Quando uma unidade consumidora produz energia elétrica excedente, injeta o que sobra na rede da concessionária local.

O crédito de energia funciona devido a energia que volta para a rede elétrica.
O crédito de energia funciona devido a energia que volta para a rede elétrica.

Obtém, assim, os créditos de energia, que podem ser descontados das próximas contas de luz ou até mesmo em outras unidades consumidoras (como filiais de uma mesma empresa, por exemplo). Essa é uma forma de não desperdiçar a energia produzida em excesso, tornando o sistema fotovoltaico uma solução ainda mais atrativa financeiramente.  

Menor impacto ambiental

Nem todas as vantagens da energia solar envolvem questões financeiras. Obtida a partir dos raios solares, esse tipo de energia não polui e é inesgotável. Assim, além de reduzir os custos da sua empresa com energia elétrica, você também ajuda a diminuir o uso dos recursos naturais.

E não para por aí: todos os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico podem ser reciclados após atingir sua vida útil, e por isso não contribuem com o aumento do lixo depositado na natureza. 

Instalação simples e pouco invasiva

Os sistemas fotovoltaicos são práticos de serem instalados, principalmente porque o serviço é realizado por empresas especializadas nesse tipo de atuação. Como o tamanho e complexidade da usina influenciam no seu tempo de instalação, é estimado que projetos realizados para indústrias levem alguns meses para serem concluídos. 

Ainda assim, mesmo que leve um tempo considerável para o sistema ser totalmente instalado, isso não deve interferir nas atividades cotidianas da empresa. Acomodados nos telhados, os equipamentos não ocupam espaço nem atrapalham a circulação dos funcionários

Alta durabilidade e pouca manutenção 

Falando em vida útil, essa é uma das maiores vantagens sobre os sistemas de energia solar fotovoltaica, já que a maioria possui garantia de funcionamento de no mínimo 25 anos.

Para garantir a alta durabilidade, é importante investir em aparelhos de boa qualidade, e realizar manutenções conforme orientado pela empresa responsável pela instalação dos equipamentos. 

Essas manutenções são simples e de caráter preventivo. Envolvem a limpeza a cada seis meses ou um ano para remover resíduos como poeira, folhagens e dejetos de pássaros dos painéis solares. 

Energia solar em prol da sustentabilidade

A preocupação com a sustentabilidade é algo que tem crescido muito nos últimos anos, e hoje está mais em alta do que nunca, principalmente no mundo corporativo. Os empresários já notaram a preocupação dos consumidores em incentivar empresas que estejam de fato engajadas com as questões ambientais.

A energia solar é uma energia limpa.
A energia solar é uma energia limpa.

Por isso, é importante procurar novas formas de investir em uma produção sustentável e ecologicamente consciente. 

Posturas como essa são o caminho para o desenvolvimento de campanhas e projetos de reeducação dos funcionários e do público em geral, acerca da importância do consumo sustentável e visando a responsabilidade global e coletiva em prol da manutenção da natureza. 

As vantagens da energia solar para o setor industrial são ainda mais amplas e produtivas do que os benefícios para consumidores residenciais. Esse tipo de investimento pode significar, por exemplo, a possibilidade de aumento da produção sem a preocupação com os valores das contas de luz, entre muitas outras formas de inovação e crescimento. 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários abaixo ou entre em contato conosco para saber mais sobre as diversas formas de aplicação da energia solar em sua indústria.

Story referente ao post

Story resumo do post

Posts Similares