A limpeza do seu painel residencial faz parte de uma série de procedimentos de manutenção que têm o objetivo de evitar a deterioração precoce dos equipamentos.

Estima-se que os consumidores irão gastar cerca de 0,5% do custo inicial do equipamento em manutenções anuais, o que é um valor inexpressivo, considerando toda a economia que o sistema fotovoltaico pode gerar para o orçamento de uma residência ou empresa

Conheça no artigo a seguir como deve ser feita a limpeza do seu painel solar residencial e quais são as outras manutenções essenciais para prolongar a vida útil da instalação. Boa leitura! 

Cuidados desde a instalação

Antes de falar das manutenções que um sistema fotovoltaico demanda, é importante pontuar que a correta instalação dos equipamentos pode reduzir bastante a necessidade e a frequência de manutenção dos sistemas fotovoltaicos

Os painéis solares devem ser instalados em local adequado, privilegiando o escoamento da água da chuva. Esse detalhe é importante, pois vai permitir a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos.

Para facilitar a autolimpeza dos painéis através da chuva, é preciso que sejam instalados com uma pequena inclinação, de aproximadamente 10 graus. Assim, o impacto da água e o escorrimento ajudam a remover os resíduos.

Cuidados desde a instalação do painel solar
Cuidados desde a instalação do painel solar

Outro ponto importante ao qual se deve atentar é evitar a proximidade com árvores ou arbustos. Isso serve tanto para preservar os painéis da queda de galhos e folhas quanto para evitar sombras, que podem reduzir a captação de energia solar e comprometer o desempenho do sistema como um todo. 

Tomados todos esses cuidados, saiba que a preocupação com a manutenção provavelmente será mínima. Por isso vale a pena contratar uma equipe qualificada para realizar o projeto fotovoltaico e sua instalação, de modo que atente para esses aspectos. 

Continue a leitura para saber como realizar a limpeza do seu painel fotovoltaico residencial. 

Como fazer a limpeza do painel solar residencial? 

Se tratando de um investimento importante, vale a pena dedicar um cuidado especial à manutenção do sistema fotovoltaico para garantir que funcione bem e por muito tempo. 

Manter a manutenção em dia é o melhor caminho para não comprometer a capacidade produtiva do sistema. Mas a boa notícia é que a praticidade em realizar a manutenção dessa tecnologia está entre uma de suas maiores vantagens, portanto não deve ser motivo de grande preocupação por parte dos usuários. 

Como fazer a limpeza do painel solar residencial? 
Como fazer a limpeza do painel solar residencial? 

À limpeza dos painéis solares dá-se o nome de manutenção preventiva, que consiste basicamente em realizar periodicamente uma boa higienização com o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema. São muitos fatores que podem afetar a produção de energia dos painéis, sendo a sujeira um dos principais. No entanto, ela é também um dos mais fáceis de serem corrigidos. 

Quanto mais sujos os módulos solares estiverem, menos energia irão produzir. Isso acontece porque a sujeira acumulada nas células fotovoltaicas pode reduzir consideravelmente o desempenho do painel e comprometer a produção de energia. Para se ter uma noção, estima-se que possa causar perdas de até 25% da geração. 

Outro motivo para se preocupar é que o acúmulo de resíduos ao longo do tempo pode gerar manchas nas placas solares, favorecer o surgimento de fungos e até mesmo causar corrosão nos painéis, reduzindo a sua vida útil (que normalmente é de 25 a 30 anos). 

A frequência da manutenção preventiva depende de algumas questões. Podemos citar, por exemplo, a quantidade de poeira, poluição, árvores e pássaros no local. Resíduos como poeira e poluição criam uma fina camada de pó sobre o vidro dos painéis, que é retirada pelas chuvas. Por isso é tão importante que a instalação dos painéis seja feita adequadamente, facilitando a limpeza feita pela água da chuva. 

Faça a limpeza de forma regular
Faça a limpeza de forma regular

Como é de se imaginar, a periodicidade das chuvas também influencia. Em lugares onde não chove muito e há acúmulo de poeira, esse tipo de manutenção deve ser feita a cada 6 meses, e nos demais lugares pode ser realizada anualmente.

Como as condições podem variar muito de uma região para outra, vale a pena cada consumidor avaliar as condições dos seus painéis solares e seguir as orientações da empresa contratada para fazer a instalação. 

A limpeza em si é muito simples de ser realizada, e pode ser feita apenas com água e um pano, ou uma esponja que não seja abrasiva. Deve ser realizada manualmente e não requer mão de obra especializada. Isso significa que pode ser feita pelo próprio usuário, desde que siga os critérios de segurança, conforme a determinação de cada fabricante. 

Assim como qualquer outro equipamento, os painéis solares também possuem um manual para orientar a respeito da instalação, operação e manutenção. Seguir suas orientações é importante, pois é uma forma de garantia de assegurar um bom funcionamento do produto.

Os fabricantes de painéis solares destacam que é fundamental fazer sua leitura para realizar a limpeza adequadamente. Embora os manuais possuam recomendações similares, cada empresa possui orientações e especificações próprias para a limpeza do equipamento fabricado por ela

Na limpeza do painel solar, verifique as especificações do fabricante
Na limpeza do painel solar, verifique as especificações do fabricante

De acordo com os manuais dos principais fabricantes, os aspectos mais importantes para garantir uma boa limpeza dos painéis solares são os intervalos do processo de limpeza, os produtos e equipamentos que podem ser utilizados e quais cuidados devem ser tomados durante o processo.

Em primeiro lugar, é imprescindível que o sistema fotovoltaico esteja totalmente desligado antes que a limpeza tenha início. Prefira realizá-la em dias de temperatura amena, sem previsão de chuva. 

O mais indicado é que o procedimento seja feito do chão mesmo, por meio de um equipamento longo que possibilite alcançar o telhado sem promover riscos de impacto nos módulos. Subir no telhado para realizar a limpeza não é recomendado, pois, oferece riscos de queda e de danos às telhas e módulos.

Caso tenha dúvidas acerca dessa manutenção ou não se sinta seguro para efetuá-la, contrate um profissional especializado (preferencialmente da mesma empresa que fez a instalação dos painéis). 

Evite usar qualquer produto químico ou abrasivo, itens perfurocortantes ou pressurizador com jato direto. Equipamentos como esses podem oferecer riscos à superfície dos módulos fotovoltaicos, ocasionando o comprometimento do desempenho do sistema como um todo.

Use equipamentos adequados para evitar danos às placas
Use equipamentos adequados para evitar danos às placas

Alguns fabricantes também contraindicam o uso de ferramentas de metal (como lâminas, facas, lã de aço etc). Da mesma forma, não se recomenda tentar raspar as sujeiras mais aderentes para removê-las.

Tal prática pode riscar e danificar o vidro do painel solar, afetando a absorção de luz solar e a geração de energia elétrica. Quaisquer imperfeições na superfície do painel podem gerar reflexão e impedir que a luz chegue às células fotovoltaicas adequadamente.  

O uso de um produto não recomendado pelos fabricantes pode causar danos ou até remover por completo a camada de tratamento anti-reflexivo do vidro, causando também manchas no mesmo. O resultado disso? Pode levar à perda de geração de energia e também da garantia do produto.

Para não arriscar, ler o manual antes de iniciar a limpeza é a melhor decisão. Nele você encontrará as principais informações para realizar a manutenção preventiva de maneira adequada e segura.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares