Na busca por reduzir ainda mais os custos associados à energia solar e às tecnologias de energia limpa, os pesquisadores do MIT argumentam que a atenção precisa ir além de apenas melhorias de hardware.

As descobertas de seu estudo, publicadas na Nature Energy, sugerem que os avanços nos recursos de “tecnologia leve”, abrangendo aspectos como práticas de licenciamento, gerenciamento da cadeia de suprimentos e processos de implantação do sistema, devem ser priorizados.

Tecnologia leve para uma melhor transição para a energia solar

Esses recursos de tecnologia leve foram responsáveis por apenas modestos 10% a 15% da redução de custo na implantação de sistemas de energia solar desde 1980, em comparação com as melhorias de hardware que abriram o caminho.

Embora o custo de instalação de sistemas de energia solar tenha caído mais de 99% desde 1980, são os aspectos mais suaves que contribuem cada vez mais para os custos totais. Consequentemente, os pesquisadores alertam que essa tendência pode prejudicar o declínio contínuo dos custos e impedir a transição global para fontes de energia mais limpas.

Jessika Trancik, autora sênior do estudo e professora do Instituto de Dados, Sistemas e Sociedade do MIT, enfatiza que compreender as ineficiências e eficiências da tecnologia leve é crucial para apoiar a transição de energia limpa.

A equipe criou um modelo quantitativo que disseca a evolução do custo dos sistemas de energia solar, contabilizando as contribuições dos recursos de hardware e tecnologia leve. Apesar do crescimento na parcela de custos da tecnologia leve (normalmente variando de 35 a 64 por cento), os pesquisadores descobriram que esses custos leves não melhoraram significativamente ao longo do tempo.

Na verdade, seu impacto na redução geral de custos foi menor do que o estimado inicialmente. Para reverter essa trajetória, os pesquisadores sugerem duas estratégias: reimaginar os sistemas de energia solar para depender menos da tecnologia leve desde o início ou abordar diretamente as ineficiências nos processos de implantação.

Hardware em relação à tecnologia leve

Magdalena M. Klemun, principal autora do estudo, observa que, embora o hardware tenha sido sistematicamente projetado para eficiência, o design de tecnologia leve foi relativamente negligenciado. No entanto, ela enfatiza que esse descuido precisa mudar.

O estudo também destaca que as melhorias da tecnologia leve não são tão facilmente compartilhadas globalmente quanto os avanços de hardware. Isso pode ser atribuído a diferenças nas regulamentações, fatores culturais e dinâmica do mercado.

Veja os benefícios que temos ao optar por energia renovável
Tecnologias por trás da energia solar

A análise dos pesquisadores aponta para o potencial de se concentrar em inovações de hardware que tornam os custos intangíveis mais dependentes de variáveis dessa tecnologia. Como alternativa, os pesquisadores podem direcionar diretamente os recursos de tecnologia leve, possivelmente simplificando os fluxos de trabalho de instalação do sistema ou introduzindo plataformas de licenciamento automatizadas.

A equipe pretende expandir o modelo para examinar os custos brandos relacionados a outras tecnologias, como carregamento de veículos elétricos e fissão nuclear. Eles também visam explorar os limites da melhoria da tecnologia leve e melhores estratégias para projetar soluções eficazes de tecnologia solar desde o início.

Fonte: News MIT

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares