O chatbot no WhatsApp se tornou um dos recursos tecnológicos recentes mais procurados por empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Isso porque, além de otimizar o atendimento, a ferramenta também traz praticidade e permite que as equipes se atentem aos casos mais complexos e estratégicos.

Os benefícios dessa tecnologia podem ir ainda além. Para entender todas as possibilidades, é preciso conhecer as funcionalidades que o chatbot no whatsapp tem a oferecer.

Ele pode ser integrado ao site da empresa, às redes sociais e até mesmo no WhatsApp, que é, hoje, o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil e no mundo.

Quando integramos o chatobot no WhatsApp, ele pode ser uma importante aliado das equipes de vendas, marketing, atendimento e suporte ao cliente, contribuindo com a expansão do seu negócio de energia solar. 

Interessado(a) em descobrir como isso pode acontecer? Confira no artigo a seguir como um chatbot integrado ao WhatsApp pode ajudar na resolução rápida de problemas relacionados à energia!

Resolvendo dúvidas iniciais sobre produtos

O chatbot é uma solução automatizada que utiliza a inteligência artificial para interagir com os clientes e fornecer respostas instantâneas.

A implementação dessa tecnologia para atendimento ao cliente via WhatsApp oferece diversos benefícios que contribuem para uma melhor experiência do cliente. 

As possibilidades de aplicação desse recurso são variadas, mas de um modo geral as empresas começam investindo em um chatbot para responder às dúvidas mais simples dos consumidores.

A tecnologia pode ser programada para entender as perguntas e fornecer informações relevantes e precisas.

Uma das suas principais vantagens é a disponibilidade 24/7. Diferentemente do atendimento humano, o chatbot está sempre disponível para responder às dúvidas dos clientes, inclusive fora do horário comercial.

Veja porque fazer a integração destas duas ferramentas digitais

Isso permite que o consumidor obtenha respostas imediatas, independentemente do momento em que entra em contato com a empresa.

Outra funcionalidade interessante é sua capacidade de lidar com um grande volume de perguntas simultaneamente.

O software pode processar várias consultas ao mesmo tempo, sem perder a qualidade das respostas, o que é muito útil especialmente em momentos de pico de atendimento, quando muitos clientes estão buscando informações ao mesmo tempo.

O uso desse recurso otimiza bastante o atendimento, já que deixa de ser necessário contar com atendentes humanos para responder às solicitações mais comuns, como questões sobre preços, por exemplo.

Assim, a equipe de atendimento passa a se dedicar a funções de maior valor para a empresa e solucionar demandas mais complexas.

Estima-se que um chatbot bem construído seja capaz de resolver mais de 70% dos questionamentos ou problemas logo na primeira interação do cliente com a empresa.

Para garantir a otimização de seus recursos, é importante que essa tecnologia seja acompanhada por uma área de curadoria, que identifica oportunidades de ampliação e melhoria dos fluxos. A partir disso, o percentual de resolução pode chegar a mais de 90% dos casos.

Por meio da divulgação de conteúdo informativo

Além de contribuir para resolver dúvidas iniciais dos clientes, o chatbot também desempenha um papel importante para o setor de marketing ao compartilhar conteúdo informativo com os clientes, seja de maneira proativa ou em resposta a questionamentos específicos.

A intenção é ampliar o alcance das campanhas e se aproximar mais do público-alvo.

O chatbot deve ser programado para oferecer informações relevantes com base no perfil e nas preferências do cliente. Isso pode incluir atualizações sobre seus produtos, novos lançamentos, eventos e notícias relacionadas à empresa ou ao setor de energia solar.

Esse é um meio estratégico de manter os clientes informados sobre as novidades e oportunidades, fortalecendo o relacionamento entre a empresa e o público.

A tecnologia também pode fornecer detalhes sobre recursos, benefícios, instruções de uso, dicas e melhores práticas. Isso capacita os clientes a obterem o máximo de valor das soluções oferecidas pela empresa, aumentando sua satisfação e fidelidade à marca.

Esse tipo de interação gera familiaridade nos potenciais clientes com os seus produtos e serviços, proporcionando maior entendimento e interesse sobre como a empresa pode resolver seus problemas. 

Outra possibilidade é integrar o chatbot ao WhatsApp para compartilhar materiais com dicas para economia de energia, sobre as vantagens de investir em energia solar, com sugestões de outras iniciativas importantes para reduzir o impacto que nosso consumo  tem na natureza, e assim por diante.

Ao fornecer informações que sejam de interesse do cliente, a empresa demonstra expertise em sua área de atuação e reforça a confiança do consumidor em relação à marca.

Quando aliado ao setor de marketing da empresa, o chatbot também pode ser utilizado para emitir alertas de promoções e ofertas exclusivas, e lembrar o cliente de finalizar uma compra. Desse modo, ajuda a conduzir os leads por todo o funil de vendas. 

Através da compreensão do problema do cliente

Se tratando de uma empresa de energia solar, o chatbot integrado ao WhatsApp também pode contribuir na compreensão acerca das demandas trazidas pelo cliente, assim como suas preferências, limitações, interesses, etc.

A tecnologia pode ser programada para, por meio da interação inicial, recolher informações relevantes que ajudem a encontrar a melhor solução para cada caso.

Para fazer um bom negócio com o cliente, é preciso compreender o problema ou a necessidade que ele está enfrentando. É aí que um chatbot se torna uma ferramenta valiosa.

Ele pode iniciar a interação coletando informações essenciais sobre o cliente, como o tipo de sistema de energia solar no qual ele prefere investir (off-grid ou on-grid), o local da instalação e a descrição detalhada do problema (se quer investir em energia solar devido aos altos gastos na conta de luz, por exemplo).

Chatbot para atendimento ao cliente de energia solar.

Como funciona à base de inteligência artificial, essa tecnologia deve ser capaz de analisar as informações fornecidas pelo cliente e realizar um diagnóstico inicial do problema.

Com base em algoritmos pré-programados e nos dados fornecidos, o chatbot pode identificar possíveis causas e oferecer soluções preliminares. Perguntas adicionais também podem ser feitas para obter mais detalhes e reduzir as possibilidades.

Realizando encaminhamentos

Sua empresa também pode tirar proveito dessa tecnologia para dar direcionamento às conversas, como marcar uma reunião, solicitar um orçamento ou encaminhar o cliente para o departamento adequado.

Com suas habilidades de processamento de linguagem natural e capacidade de interação, o chatbot pode fazer toda a diferença nesse processo. 

No início da interação, o software pode usar perguntas específicas ou opções de menu para entender as necessidades do cliente e encaminhá-lo corretamente.

Se o cliente inicialmente seleciona a opção para marcar uma reunião, por exemplo, em seguida o chatbot pode oferecer opções para selecionar o motivo desse pedido, como “obter mais informações”, “discutir um projeto específico” ou “resolver um problema”.

Com base na escolha do cliente, o chatbot consegue solicitar informações adicionais, como datas e horários de preferência e qualquer outra informação relevante para que o encaminhamento seja feito corretamente. 

Da mesma forma, se um cliente precisa de um orçamento, o chatbot pode fornecer um formulário interativo para que o cliente insira detalhes específicos, como tipo de serviço desejado, consumo médio de energia, área disponível para instalação do sistema e assim por diante.

Essas informações serão enviadas para a equipe responsável, que entrará em contato com o cliente posteriormente para fornecer um orçamento personalizado.

Em suma, esse recurso é muito útil para direcionar a conversa para departamentos ou especialistas específicos dentro da empresa. Se o cliente entra em contato porque precisa de suporte técnico, por exemplo, o bot pode coletar informações sobre o problema e, em seguida, encaminhar a conversa para a equipe responsável. 

O recurso é capaz até mesmo de fornecer informações em tempo real sobre a disponibilidade de um representante ou especialista, permitindo que o cliente marque uma consulta ou inicie uma conversa diretamente com o profissional responsável.

Desse modo, evita-se que o cliente seja redirecionado repetidamente e acelera o processo de resolução do problema.

Além de direcionar conversas e fazer encaminhamentos, o chatbot também é capaz de fornecer atualizações em tempo real sobre o status de um pedido, projeto ou solicitação do cliente.

Configure-o para enviar notificações sobre prazos, alterações de status e outras informações relevantes, mantendo o cliente informado e reduzindo a necessidade de entrar em contato repetidamente para obter atualizações.

Como suporte técnico

Por fim, o chatbot também pode oferecer muitas funcionalidades interessantes para o departamento de suporte técnico da empresa. Os melhores resultados são obtidos com soluções que integram tecnologias com atendimento humano, sempre que necessário ou demandado pelo cliente.

Ao coletar informações relevantes, esse recurso viabiliza um suporte mais personalizado, aumentando a eficácia na resolução de problemas e contribuindo para garantir uma melhor experiência para o cliente.

O bot pode ser implementado para oferecer suporte imediato e eficaz aos clientes que enfrentam problemas técnicos.

Entenda o que um bom suporte técnico pode trazer de impacto positivo para sua empresa
Entenda o que um bom suporte técnico pode trazer de impacto positivo para sua empresa

Desse modo, quando um cliente entra em contato, pode trocar informações detalhadas sobre o problema, permitindo que uma análise inicial seja realizada para acelerar sua resolução. 

Com a possibilidade de recorrer a uma base de conhecimento pré-programada e atualizada, a tecnologia será capaz de fornecer respostas precisas e instruções passo a passo para resolver os problemas mais comuns.

Em muitos casos, os clientes conseguem resolver problemas menores por conta própria, sem a necessidade de envolver um técnico.

Mas, caso o problema seja mais complexo ou exija assistência especializada, o chatbot deve encaminhar a questão para um atendente humano.

Ele também pode servir para fornecer atualizações em tempo real sobre o status do pedido de suporte técnico, como o progresso, estimativas de tempo de resolução e atualizações sobre etapas concluídas.

Sempre que um cliente enfrenta um problema com o produto adquirido, a empresa precisa oferecer o melhor suporte possível para que a situação seja resolvida com tranquilidade, passando confiança ao cliente.

Nesse sentido, a grande vantagem do chatbot é dar apoio para a equipe de suporte ao cliente, para que os técnicos responsáveis tenham condições de resolver os problemas rapidamente, oferecendo assistência e refinando toda a experiência. 

De fato, são muitas as vantagens que o chatbot no whatsapp oferece, tanto para a empresa quanto para o cliente.

Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, navegue em nosso blog e confira nosso artigo completo sobre, como o atendimento automatizado via chatbot no WhatsApp melhora a experiência do cliente de energia solar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares