O Brasil acabou de quebrar seu recorde de produção de geração de energia solar, entrando para os 10 maiores produtores do mundo. Essa é uma porta aberta para que cada vez mais a energia sustentável e os painéis solares cheguem em diferentes regiões do país.

Para continuar incentivando o aumento da geração solar, o governo federal anunciou uma isenção sobre os painéis solares. Isso aconteceu ontem, dia 29 de março, dando continuidade a um projeto de 2007. Entenda como isso afeta o setor energético no Brasil e o que esperar dessa ação.

Como funciona a isenção sobre os painéis solares?

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis), criado em 2007, zera 3 impostos sobre tecnologia:

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (Cofins) – sobre a produção de chips e de semicondutores
  • Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Programa de Integração Social (PIS)

Então, com o decreto de ontem, o governo deixará de receber 600 milhões de reais em impostos para incentivar o setor energético. Esse valor é referente apenas ao ano de 2023 e isenção vai durar até dezembro de 2026.

A inclusão da energia solar no Padis vai diminuir os valores dos semicondutores utilizados nos painéis solares. Apesar de não ser uma isenção total, mesmo assim vai ajudar o setor a avançar ainda mais.

O Brasil é o maior produtor da América Latina, com expectativa de entrar no Top 5 produtores mundiais até o final da década. Mesmo com grande participação da energia renovável no mix energético do Brasil, a produção solar ainda está longe de seu auge.

Por isso, essa isenção anunciada é uma das principais formas de acelerar os projetos que estão em construção.

O que muda no mercado brasileiro?

Com a isenção de boa parte dos impostos sobre os materiais usados nos painéis solares, algumas coisas podem mudar no mercado brasileiro. A princípio, as empresas poderão investir em materiais de melhor qualidade sem aumentar tanto os custos de produção.

Painéis solares vão avançar no Brasil com isenção fiscal
Painéis solares vão avançar no Brasil com isenção fiscal

Além disso, os painéis solares com a tecnologia atual também poderão ter seu preço reduzido. Isso pode causar um aumento na procura pelos serviços do setor solar. Bem como, pode possibilitar a atualização e aumento de projetos que já estão em atividade.

Por fim, o mercado de semicondutores também pode aumentar no Brasil, uma vez que corresponde a apenas 0,2% da demanda global. Dessa forma, não é apenas o setor energético que terá benefícios no Brasil, pois novas parcerias podem surgir com os melhores preços em relação ao mercado internacional.

Fonte: Agência Brasil

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares