Limpar seu painel solar é necessário e faz parte de um dos tipos mais importantes de manutenção que a estrutura deve receber. O objetivo da limpeza é evitar a deterioração precoce dos equipamentos, garantindo a alta durabilidade do sistema solar fotovoltaico. 

Considerando toda a economia que a tecnologia solar pode proporcionar para o seu orçamento, os gastos com manutenções anuais são ínfimos: cerca de 0,5% do custo inicial do equipamento. 

No artigo a seguir, saiba mais sobre a limpeza do painel solar, como ela deve ser realizada e qual a frequência ideal para o procedimento. Boa leitura! 

Tudo começa na instalação

Antes de falar do procedimento necessário para realizar a higienização dos painéis solares, é preciso falar de um fator que interfere diretamente na frequência que a limpeza e outros tipos de manutenção precisarão ser feitas: a instalação. 

Quando feita de maneira adequada e priorizando a maior incidência solar possível, a instalação dos painéis solares pode reduzir bastante a necessidade e a frequência das manutenções dos sistemas fotovoltaicos. 

Todo cuidado começa na instalação do seu equipamento
Todo cuidado começa na instalação do seu equipamento.

Esses equipamentos precisam ser acomodados em um local adequado, com o mínimo de sombreamento possível e privilegiando o escoamento da água da chuva, para assim permitir a limpeza natural dos módulos.

Para isso ser viável, os painéis precisam ser instalados com uma pequena inclinação de aproximadamente 10 graus. Dessa forma, o impacto da água com a superfície e seu escorrimento facilitam a remoção dos resíduos e poeira. 

Levando em consideração que a chuva pode te ajudar a limpar os seus painéis fotovoltaicos, sua regularidade também deve ser observada. Instalações feitas em localidades que passam por longos períodos de estiagem provavelmente vão precisar que a limpeza manual seja realizada com mais frequência do que em locais onde chove sempre. 

Também é importante evitar que os painéis sejam colocados próximo de arbustos e árvores. Essa é uma maneira de preservá-los da queda de galhos e folhas, que podem sujar e até mesmo danificar suas estruturas. Além disso, também serve para evitar sombras, que reduzem a captação de energia solar e comprometem o desempenho do sistema como um todo. 

Todos esses fatores são muito importantes na hora da instalação de um sistema fotovoltaico, portanto certamente serão observados pela empresa responsável pela realização do serviço. Tomados os devidos cuidados, a preocupação com a manutenção provavelmente será mínima. 

Agora é a hora de saber mais detalhes sobre a limpeza e sua importância. Prossiga com a leitura para saber mais. 

Por que a limpeza é tão importante? 

À limpeza dos painéis solares dá-se o nome de manutenção preventiva, já que tem o propósito de prevenir danos no sistema solar fotovoltaico.

Veja o porque é tão importante manter a higienização do sistema fotovoltaico
Veja o porque é tão importante manter a higienização do sistema fotovoltaico.

A sujeira é um dos principais fatores que podem afetar a produção de energia dos painéis, pois quanto mais sujos, menos energia irão produzir. Estimativas apontam que a sujeira acumulada pode causar perdas de até 25% da geração de energia. Além disso, seu acúmulo ao longo do tempo pode formar manchas, favorecer o surgimento de fungos e ocasionar até mesmo a corrosão dos painéis. 

Como o sistema fotovoltaico é um investimento importante, vale a pena dedicar um cuidado especial à sua manutenção para garantir que continue funcionando bem e por muito tempo. Com a manutenção em dia, há menos riscos de comprometimento da capacidade produtiva do sistema. Além disso, a praticidade na manutenção é justamente uma das suas maiores vantagens, e por isso não deve ser motivo de preocupação ao usuário.

A boa notícia é que, apesar de oferecer diferentes riscos para o sistema fotovoltaico, a sujeira está também entre os problemas mais simples de serem corrigidos. Confira a seguir como realizá-la.

Como e quando deve ser feita a limpeza do painel solar?

O procedimento pode ser realizado manualmente pelo próprio consumidor, seguindo os critérios de segurança. O sistema fotovoltaico precisa estar desligado e a limpeza deve ser realizada preferencialmente em dias sem riscos de chuva, quando a temperatura estiver amena.

Saiba quando e como deve ser feita a limpeza do painel solar
Saiba quando e como deve ser feita a limpeza do painel solar.

Os painéis solares geralmente possuem um manual com orientações a respeito da instalação, operação e manutenção. Embora os manuais contenham recomendações semelhantes entre si, cada empresa possui orientações e especificações próprias para a limpeza do seu equipamento.

É importante seguir as instruções para realizar os procedimentos de maneira segura e adequada, de acordo com o fabricante. 

De acordo com os manuais dos principais fabricantes de equipamentos fotovoltaicos, os aspectos mais importantes para garantir uma boa limpeza são os intervalos do processo de limpeza, os produtos e equipamentos que podem ser utilizados e os cuidados que devem ser tomados durante o processo.

De maneira geral, a limpeza em si é muito simples e pode ser realizada do chão mesmo, apenas com água e um pano, ou esponja com superfície macia. Para alcançar os painéis, é preciso manusear um equipamento longo e que não ofereça riscos de impacto. Subir no telhado para realizar a limpeza não é recomendado, pois oferece riscos de queda e de danos às telhas e módulos. 

Evite usar qualquer produto químico ou abrasivo, itens perfurocortantes ou pressurizador com jato direto. Equipamentos como esses podem oferecer riscos à superfície dos módulos fotovoltaicos, ocasionando o comprometimento do desempenho do sistema como um todo. Também não é recomendado tentar raspar as sujeiras mais aderentes, pois isso pode riscar e danificar o vidro do painel solar. 

Por essas razões é tão importante ler o manual do fabricante antes de realizar a limpeza, certificando-se de utilizar apenas os produtos e equipamentos recomendados. No documento, você encontrará as principais informações para realizar a manutenção preventiva de maneira adequada e segura. Dessa forma, você evita os riscos de perda de geração de energia e mantém a garantia do produto.

Veja essas super dicas de como manter seu painel solar limpo e seguro
Veja essas super dicas de como manter seu painel solar limpo e seguro.

Quanto à frequência da limpeza, isso vai depender de algumas questões pontuais, como a quantidade de poeira, poluição, árvores e pássaros no local da instalação. Como mencionado anteriormente, a periodicidade das chuvas também tem um papel nisso tudo.

Em regiões onde não chove muito, a tendência é que tenha maior acúmulo de poeira, por isso a manutenção deve ser feita com mais frequência, em média a cada seis meses. Nos demais lugares, pode ser realizada anualmente. Por isso é tão importante que a instalação dos painéis seja feita de maneira adequada, favorecendo a limpeza por meio da água da chuva. 

Como as condições climáticas podem variar bastante de uma região a outra, é importante que o consumidor avalie as condições dos seus painéis solares sempre que possível, seguindo as orientações – tanto da empresa contratada para fazer a instalação, quanto as que estão presentes no manual do produto. 

Confira aqui o story do post!

Posts Similares