As estufas normalmente requerem aquecimento com uso intensivo de energia durante os meses mais frios, muitas vezes contando com fontes convencionais como gás e carvão. E a energia solar está surgindo como uma alternativa promissora, podendo gerenciar o controle do ambiente de uma maneira mais sustentável e ideal.

Confira os cinco principais benefícios dessa tecnologia na agricultura.

1. A energia solar aumenta o desempenho das colheitas

A luz solar abundante desempenha um papel crucial na fotossíntese das plantas, fornecendo a energia química necessária para o crescimento das plantas e produção saudável das culturas. A ampla luz solar garante fotossíntese suave, nutrição adequada das plantas e rendimento robusto das colheitas.

2. Melhora a eficiência energética e a confiabilidade

Ao otimizar a utilização da energia solar, a eficiência do aquecimento da estufa pode ser maximizada. Nos meses mais frios, podem ser necessários métodos de aquecimento ativo, como circulação de ar ou água aquecida. Esse tipo de energia pode alimentar ventiladores e aquecedores por meio da instalação de painéis solares, reduzindo a dependência de fontes de energia finitas e combustíveis fósseis.

Energia solar é um dos setores com maior potencial de crescimento
Energia solar é um dos setores com maior potencial de crescimento

3. A energia solar é fácil de aproveitar e manter

As tecnologias solares modernas simplificam o aproveitamento da energia solar. Sejam fazendas solares de grande escala ou painéis solares residenciais, os sistemas personalizados podem atender a requisitos específicos de energia.

4. Promove a sustentabilidade ambiental

Essa opção oferece mais do que apenas uma redução nas emissões de carbono. Ao contrário dos combustíveis fósseis, que poluem o ar e a água e esgotam recursos finitos, a energia solar é uma fonte de energia limpa e virtualmente infinita.

5. Contribui para a economia de custos

A implementação dessa tecnologia na agricultura reduz a dependência da rede e reduz os custos de serviços públicos, levando a benefícios econômicos significativos. Gerar eletricidade de forma independente por meio de painéis solares reduz as despesas operacionais e melhora a lucratividade. O excesso de energia pode ser fornecido de volta à rede, ganhando créditos por meio da medição líquida. Essa vantagem financeira, combinada com a crescente preferência do consumidor por negócios sustentáveis, posiciona os produtores de estufas como mais competitivos e atraentes no mercado.

Energia solar em Estufas

O crescimento contínuo desse tipo de energia não apenas beneficia o meio ambiente, mas também oferece economia de custos a longo prazo para as empresas. Ao integrar essa tecnologia, os produtores de estufas podem recuperar seu investimento inicial, garantir uma fonte de energia limpa e obter uma vantagem competitiva. Adotar a energia verde não é apenas uma decisão de negócios inteligente, mas também um passo crucial para a construção de um futuro mais sustentável.

Fonte: Intelligentliving

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares