A energia solar é uma fonte alternativa de energia limpa e sustentável, que possui grandes benefícios, como a redução de gases poluentes, baixa manutenção, vida útil alta, redução nos gastos com energia elétrica e é uma fonte confiável. Esses são pontos importantes para ressaltar quando precisar ativar a sua equipe de recuperação de clientes de energia solar.
A energia solar possui benefícios financeiros a longo prazo, como incentivos fiscais (dependendo da localidade do cliente), geração de créditos de energia e baixo custo.
Mesmo assim, com tantos benefícios, alguns clientes optam pelo cancelamento do contrato e as razões que motivam eles a fazerem isso são as mais variadas. Por isso é importante possuir uma equipe bem treinada e capacitada, para lidar com essas questões a fim de conseguir reverter o máximo de casos possíveis.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo sobre a importância de possuir uma equipe treinada e capacitada para a recuperação de seus clientes que, eventualmente, cancelaram seus contratos. Confira com a gente.
Desafios da recuperação de clientes de energia solar
Toda empresa está fadada a eventualmente acabar perdendo alguns clientes, e no setor de energia solar não é diferente. Porém, a recuperação de clientes de energia solar que cancelaram seus contratos apresenta alguns desafios específicos, que devem ser enfrentados e solucionados por uma equipe treinada e capacitada.
O principal desafio é identificar qual foi o motivo ou motivos que levaram o cliente a solicitar o cancelamento do contrato. Isso requer uma análise cuidadosa do período em que o cliente esteve ativo na empresa, desde sua atração, negociação e fechamento, sendo necessário utilizar uma comunicação clara, efetiva e empática.
A equipe responsável pela recuperação dos clientes, deve ser capaz de compreender de maneira efetiva quais são as necessidades e expectativas do cliente em relação ao sistema solar. Isso pode ser realizado através de conversas diretas com os clientes.
Essas informações podem ser utilizadas para elaborar soluções adequadas que possam resolver os problemas identificados, a fim de atrair novamente os clientes.
Outra questão que se torna um desafio para muitas empresas, são as questões financeiras envolvidas no cancelamento. Dependendo do contrato firmado entre as partes, pode haver a geração de multa, indenizações ou reduções no valor das mensalidades.
A equipe responsável deve ser capaz de conseguir lidar com a situação da melhor, e mais profissional, maneira possível, negociando de forma transparente e justa com o cliente, buscando soluções que consigam atender ambas as partes e seus interesses.
Questões técnicas e operacionais também costumam motivar clientes a procurarem pelo cancelamento de seus contratos.
Por isso falhas em produtos e componentes, desempenho operacional do sistema solar abaixo do contratado e insatisfações com o serviço prestado, devem ser analisadas com muita atenção e cuidado.
É necessário que a equipe seja capaz de identificar e solucionar esses problemas de forma rápida, garantindo que o cliente se sinta satisfeito e evitando que esse tipo de problema ocorra com outros clientes, seja por meio de atualizações recorrentes, informativos ou visitas técnicas.
Essa atenção à mais pode se tornar o diferencial que faz com que sua equipe e empresa, se destaquem no mercado.
Importância de uma equipe treinada e capacitada
Não há como prever quando um cliente irá optar pelo cancelamento do contrato, porém é importante se preparar para tal situação. E você consegue isso através de uma equipe bem treinada e alinhada com os objetivos da empresa.
Sua equipe deve ser capaz de compreender de maneira clara o que está motivando a desistência de seus clientes pelo contrato de energia solar. Através da análise de informações coletadas com clientes que desejaram e com cliente que cancelaram, é possível elencar quais são os principais motivos dos cancelamentos.
Leia mais: Como oferecer soluções personalizadas para as necessidades do cliente de energia solar?
Para isso é importante investir em treinamento adequado e de qualidade, a fim de formar uma equipe de sucesso, que possua conhecimentos técnicos e operacionais sobre como o sistema fotovoltaico funciona, os produtos e serviços oferecidos pela empresa, e como solucionar possíveis problemas que possam ocorrer no sistema.
Além disso, é importante treinar habilidades de negociação e comunicação com seus funcionários, pois isso fará total diferença na hora de encarar um cliente insatisfeito e tentar fazer a conversão novamente para um cliente feliz e satisfeito com o serviço prestado á ele.
O que deve conter no treinamento de equipe para recuperação de clientes de energia solar?
Para ajudá-lo nessa etapa, falaremos um pouco sobre quais aspectos incluir durante o treinamento da equipe que ficará responsável pela recuperação de clientes de energia solar. Os principais aspectos que não podem faltar, são:
Conhecimento técnico: é imprescindível que a equipe tenha um conhecimento profundo sobre todo o sistema fotovoltaico, o que inclui conhecer os componentes que o compõem, de que forma é feita a instalação e manutenção do sistema, os produtos e serviços ofertados pela empresa, bem como a legislação vigente na localidade.
Todo esse conhecimento será necessário para executar um trabalho de qualidade e estar preparado para qualquer dúvida ou questão trazidas pelos clientes. Além disso, é importante que os colaboradores deste setor se mantenham atualizados sobre as tendências de mercado e novas tecnologias disponíveis.
Habilidade de comunicação: a equipe precisa se comunicar de maneira clara e objetiva, conseguindo elaborar seu pensamento a fim de transmitir as informações necessárias da melhor maneira possível aos clientes.
A empatia e escuta ativa são habilidades poderosas para todo profissional que precisa se comunicar com algum público, elas ajudam a equipe a compreender realmente o que o cliente quer dizer e qual sentimentos estão atrelados àquela fala, dando um panorama melhor sobre como o cliente está se sentindo no momento.
Isso faz total diferença na hora de se comunicar e criar uma conexão efetiva com seu cliente, facilitando que ele se expresse e que você possa ajudá-lo.
Habilidade de negociação: a equipe deve estar preparada e ser capaz de realizar a negociação com os clientes que demonstram interesse ou solicitam o cancelamento de seus contratos.
É de extrema importância que conheçam as técnicas de negociação mais eficazes e treinar as habilidades que possam auxiliar nesse processo, como por exemplo, conhecer seu público alvo, conhecer e aplicar o uso de gatilhos mentais, entre outros.
É importante também que a equipe esteja preparada para lidar com situações de resistência e objeções por parte dos clientes, a fim de oferecer soluções que possam contornar os obstáculos identificados.
Além disso, é essencial que a equipe responsável pela recuperação tenha acesso a informações precisas e atualizadas sobre o histórico completo do cliente, seu contrato, processo de instalação e manutenção do sistema fotovoltaico, bem como histórico de conversas com o suporte e atendimento da empresa.
Isso fornecerá à equipe uma visão geral sobre a situação do cliente, fazendo com que estejam mais preparados para oferecerem soluções personalizadas que possam contemplar todas as necessidades do cliente.
Benefícios de possuir um equipe treinada e capacitada na recuperação de clientes de energia solar
Independente do setor da empresa, é importante que toda a equipe possua treinamento e capacitação adequadas para desempenhar seu papel da melhor forma possível. Listamos alguns dos benefícios que possuir uma equipe bem treinada na recuperação de clientes de energia solar, pode lhe proporcionar:
Maior efetividade: o treinamento adequado dará a sua equipe a capacidade de identificar e solucionar mais rapidamente os problemas que os clientes tenham ou venham a ter, o que contribui para uma melhor experiência de uso dos clientes e garante sua maior satisfação. Isso ajuda a diminuir o número de futuros cancelamentos.
Melhora na comunicação: com uma equipe treinada é possível estabelecer uma conexão mais forte com seu cliente, se comunicando de maneira mais clara e assertiva. Compreendendo melhor as necessidades e expectativas que o cliente possui, sobre o sistema de energia solar, sendo capaz de planejar de maneira mais objetiva um plano de contingência que aborde essas questões de maneira mais plena e direta.
Maior fidelização de clientes: sua equipe será capaz de estabelecer um melhor relacionamento com seus clientes e transparecer mais confiança à eles, isso irá gerar mais credibilidade à sua empresa, por investir em treinamento adequado a sua equipe. Não apenas aumenta a fidelização de clientes, como também aumenta as chances dos clientes recomendarem seus serviços a outras pessoas, criando uma rede de parceiros.
Redução de custos: uma vez que sua equipe esteja capacitada e consiga identificar e solucionar os problemas dos seus clientes de maneira efetiva, você diminuirá os custos com manutenções e reparos não programados.
Aumento da competitividade da empresa: possuir uma equipe treinada e engajada com os objetivos da empresa fará com que seus serviços tenham cada vez mais qualidade, melhorando sua imagem e tornando sua empresa mais competitiva no mercado fotovoltaico.
Conclusão
A recuperação de clientes de energia solar que cancelaram seus contratos pode ser um desafio para muitas empresas, principalmente se não tiverem um planejamento focado em reverter essa situação.
Por isso ter uma equipe bem treinada e capacitada a frente desse setor é de extrema importância, para que sua empresa consiga converter mais clientes e evitar ao máximo que isso ocorra com outros clientes.
É necessário estabelecer um panorama do que faz sentido para sua empresa, alinhando seus objetivos de curto à longo prazo, bem como os recursos que possui para tal empreitada.
A melhor maneira de começar a treinar sua equipe é pelas questões técnicas, habilidades de comunicação e negociação, e realizar testes de cases reais ou fictícios, a fim de preparar sua equipe para qualquer tipo de situação que possam enfrentar durante seu dia a dia.
Investir na sua equipe, em treinamento e capacitação só trará benefícios para sua empresa, melhorando seu nível de atendimento, suporte, entregando um serviço com mais qualidade e garantia, aumentando a satisfação de seus clientes e criando uma experiência de compra agradável.
Assim, conseguirá expandir ainda mais seus negócios, se tornando referência dentro do mercado e promovendo uma transição energética de maneira mais segura aos seus clientes.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.