Recentemente, novos dados apontaram para um crescimento recorde da energia solar no Brasil em 2022. Essa notícia anima os comerciantes do setor, bem como, as pessoas que lutam por um país sustentável.

Além disso, com a alta das contas de energia, a energia renovável pode refletir em até 90% de economia. Os dados recentes chegaram através da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Números recorde de energia solar no Brasil

Neste ano, o país passou a marca de 19 GW de capacidade de produção de energia solar, sendo que 13 GW do total são em telhados e pequenos terrenos. Ou seja, a maior parte advém de residências e pequenas produções, alertando para o investimento menor no setor privado. 

Mesmo assim, esse é um dado histórico para o setor em solos nacionais. Isso também pode indicar uma tendência, que pode resultar no dobro de capacidade no próximo ano, seguindo a Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Um dos fatores para esse aumento da capacidade instalada são os reajustes e aumentos nas contas de luz. Por isso, cada vez mais as placas solares são as alternativas que as pessoas estão buscando. No Brasil, a energia solar ajudou a evitar a emissão de aproximadamente 28 toneladas de CO2. 

energia solar cresce rapidamente no Brasil nos últimos anos
energia solar cresce rapidamente no Brasil nos últimos anos

Os preços ainda são altos

Por outro lado, os custos de instalação no Brasil ainda estão um pouco acima em relação à média internacional. Isso se deve a diversos fatores, como impostos mais altos e a importação de diversos componentes.

Contudo, esse custo pode ser considerado como um bom investimento, principalmente com as altas das contas de energia. Segundo estimativas, no Brasil, a energia solar pode reduzir até 90% do valor da eletricidade nas residências. Ainda mais se os residentes seguirem as boas regras de utilização dos painéis solares.

Outro ponto positivo destacado é que o Brasil recebeu, desde 2012, cerca de 10 bilhões de reais em investimentos. Bem como, isso ajudou na geração de aproximadamente 640 mil novos empregos no setor.

Isso pode ser visto, por exemplo, nas usinas de energia solar construídas com a iniciativa do Banco do Brasil. Elas estão distribuídas em 4 estados brasileiros, sendo eles: Paraná, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

Isso foi feito pois a energia gerada será responsável por compensar mais de 350 agências bancárias. Bem como, o banco deixará de emitir aproximadamente 3 mil toneladas de CO2.

Todo esse cenário indica um forte crescimento do setor e da indústria solar no Brasil, pelo menos, no próximo ano. 

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares