Estimativas indicam que a demanda por eletricidade no Brasil aumentará 3,6% ao ano até 2032. Com isso em mente e levando em conta o alto custo da energia elétrica, é imprescindível buscar fontes alternativas para geração de energia, como a energia solar

Usando da luz do sol para gerar energia elétrica, a energia solar é uma alternativa limpa, renovável e econômica. Segundo estudos da Agência Internacional de Energia (IEA), é a fonte energética que mais cresce no mundo, e tudo indica que será a mais utilizada até 2035.

Quer conhecer as principais vantagens que essa forma de geração de energia pode oferecer para a sua casa? Confira na leitura a seguir. 

1 – Diminuição do valor da conta de luz

Essa é, invariavelmente, uma das primeiras e principais vantagens a serem mencionadas quando o assunto é energia solar. Isso se deve à economia considerável que ela pode promover nas contas de luz de uma residência.

A energia elétrica quase sempre representa um custo elevado no orçamento residencial. É uma preocupação constante, especialmente quando a casa tem equipamentos que costumam ter um alto consumo de energia, como ar-condicionado, freezer e chuveiro elétrico, pois nesses casos o valor da fatura mensal tende a ser ainda maior.  

Diminuição do valor da conta de luz
Diminuição do valor da conta de luz

Quem investe em um sistema fotovoltaico, consegue produzir praticamente toda a energia que será consumida pelo imóvel, reduzindo a necessidade de uso do serviço fornecido pela concessionária de energia elétrica.

A redução dos valores pode chegar a 95%, e é imediata: logo após a instalação dos equipamentos, você já passa a economizar. Com um sistema conectado à rede de distribuição, o consumidor precisará pagar apenas pela taxa referente ao custo de disponibilidade.

Essa é a fonte de energia mais barata do mundo, pois é gerada a partir de uma fonte gratuita e inesgotável, que é a luz solar. Mesmo que o valor inicial necessário para obter o sistema fotovoltaico seja elevado, veremos a seguir que há retorno depois de um tempo. 

2 – Investimento com custo-benefício satisfatório

O alto investimento necessário ainda é o maior obstáculo para quem deseja implementar um sistema de energia solar fotovoltaica em sua casa. Quanto maior a demanda energética do imóvel, maior será o custo do projeto para atendê-la adequadamente. 

No entanto, não é à toa que comumente usa-se a palavra “investimento” para falar da obtenção dessa tecnologia, já que os ganhos econômicos que ela proporciona são enormes. Como visto no tópico anterior, a economia na conta de luz é muito significativa.  

Além disso, o Retorno sobre o Investimento (ROI) costuma ser obtido em torno de seis anos após a instalação, ainda que possa ter alguma variação de acordo com o consumo. Levando em consideração a vida útil do sistema fotovoltaico, as vantagens são ainda maiores. Prossiga para o próximo tópico para saber mais. 

3 – Equipamentos com alta durabilidade 

A vida útil dos painéis solares é de, pelo menos, 25 anos. Como vimos acima, apesar de requerer um alto valor inicial para obtenção do sistema fotovoltaico, o retorno sobre o investimento acontece após cerca de 6 anos. Isso significa que sua casa seguirá produzindo sua própria energia quase que gratuitamente por quase duas décadas.

Equipamentos com alta durabilidade 
Equipamentos com alta durabilidade. 

Estimativas indicam que os sistemas fotovoltaicos estão se tornando cada vez mais duráveis devido às constantes atualizações e desenvolvimento das tecnologias utilizadas.

Além disso, o consumidor tem a tranquilidade de estar adquirindo equipamentos altamente sofisticados e resistentes, adequados para suportar as intempéries e que demandam pouca manutenção. Essa é outra vantagem que faz com que essa seja uma excelente aquisição.

4 – Baixa necessidade de manutenção

A demanda por manutenção é uma preocupação comum entre consumidores que adquirem uma nova tecnologia para sua residência. No caso dos sistemas fotovoltaicos, no entanto, há apenas dois elementos principais (painéis solares e inversores), que possuem pouca necessidade de manutenção.

Após a instalação, os cuidados envolvem basicamente a limpeza sazonal e a averiguação dos painéis, que podem ser realizadas pelo próprio consumidor, sem ajuda profissional.

Os itens são desenvolvidos para suportar adversidades, como chuvas fortes e ventos, por isso dificilmente apresentam problemas. Isso significa que, além de serem fáceis de instalar, os equipamentos envolvem baixo custo para se manter. 

5 – Ocupa pouco espaço e não faz barulho 

Outro ponto positivo do sistema fotovoltaico para a sua casa é a possibilidade dos painéis solares serem acomodados no telhado, ou seja, não ocupam muito espaço e ficam em um local que basicamente não tem outra função. 

A tecnologia e os métodos utilizados hoje em dia permitem que a instalação seja realizada em qualquer tipo de telhado, com algumas adaptações, caso seja necessário, visando a flexibilidade e maior captação dos raios solares. 

Ocupa pouco espaço e não faz barulho
Ocupa pouco espaço e não faz barulho.

Além disso, ao contrário do que se pode pensar, a produção de energia pelos painéis fotovoltaicos é totalmente silenciosa, pois não produz qualquer barulho. Isso tudo significa que para ter um sistema fotovoltaico em casa não é preciso fazer nenhuma adaptação quanto às atividades cotidianas, pois não interfere em nada no funcionamento habitual da residência e de seus moradores. 

6 – Valorização do imóvel

Qualquer tipo de imóvel se beneficia com a instalação de um sistema solar fotovoltaico, pois isso impacta no seu valor de mercado. Afinal de contas, entre um imóvel que produz a própria energia e outro que não tem essa função, o primeiro está em grande vantagem. 

Por se tratar de uma fonte de energia limpa e mais barata, proporciona ao proprietário do imóvel mais liberdade para instalar e utilizar equipamentos eletrônicos, sem precisar se preocupar com possíveis surpresas na conta de luz ao final do mês.

Independente do perfil do comprador, a presença da tecnologia fotovoltaica é um ponto a ser valorizado, e o mercado imobiliário já identificou isso. É preciso levar em conta toda a economia que o novo morador terá ao longo dos anos em relação aos seus gastos com energia elétrica

Para o vendedor do imóvel, isso significa que a quantia investida na instalação retornará para o seu bolso acrescida de uma rentabilidade, pois o comprador terá a possibilidade de usufruir de todas as vantagens da geração própria de eletricidade sem precisar passar pelo processo de busca e adequação para a produção da energia solar.  

Também vale pontuar que os sistemas de geração de energia solar também estão associados a imóveis modernos e inovadores, o que acaba também por refletir na valorização das residências que dispõem dessa tecnologia.

7 – Possibilidade de compartilhar energia

Graças à modalidade de geração compartilhada de energia elétrica prevista pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), quem tem um sistema fotovoltaico em casa tem a possibilidade de dividir as vantagens dessa forma de geração de energia com outros imóveis. 

Assim, é possível dividir os custos para sua obtenção com outros consumidores por meio de um consórcio. Isso acontece a partir da produção de energia solar que estará centralizada em apenas um local, fornecendo eletricidade para as casas de todos os envolvidos.

8 – Redução da poluição e das taxas de carbono

A preocupação com a preservação do meio ambiente é algo que cabe a cada um. Por isso, é importante sempre priorizar escolhas na sua rotina que contribuam para diminuir os impactos ambientais. Isso pode envolver a reciclagem, o uso de bicicleta ou transporte público para ir ao trabalho, redução do uso de plásticos e também a geração de energia limpa. 

Redução da poluição e das taxas de carbono com o uso da energia solar
Redução da poluição e das taxas de carbono

A energia solar é uma importante aliada na redução da poluição e das taxas de carbono emitidas na atmosfera. É uma alternativa às termelétricas, por exemplo, que produzem energia a partir da queima do carvão mineral.

Dessa forma, ao optar pela geração da própria energia a partir de um sistema fotovoltaico você não gera nenhum resíduo e diminui o impacto negativo no meio ambiente.

Além disso, o aumento da procura por sistemas de autogeração de energia ajuda a amenizar a sobrecarga e dependência em relação às usinas hidrelétricas, que nos últimos anos tiveram seus reservatórios de água alcançando níveis preocupantes.

9 – Sustentabilidade na energia solar

Além de gerar energia limpa, a energia solar é gerada a partir de uma fonte renovável, que é a luz do sol. A produção de energia acontece por um processo natural, que precisa basicamente da radiação solar para acontecer.

Ao optar por ter um sistema de geração de energia solar em casa, o consumidor contribui diretamente com a natureza, pois reduz o consumo de energia gerada a partir de fontes não sustentáveis.

10 – Obtenção de tecnologia de ponta

Além de todos os benefícios financeiros e ambientais que a geração de energia solar pode oferecer para a sua casa, tem também a vantagem de investir em equipamentos fabricados com tecnologia de ponta. 

Obtenção de tecnologia de ponta na energia solar
Obtenção de tecnologia de ponta

Isso significa que o seu imóvel é considerado energeticamente autossustentável e está por dentro das últimas novidades do mercado em relação à tecnologia. Ao investir nesse tipo de inovação, o seu consumo de energia passará por uma revolução, acredite.

Agora que você já conhece os principais benefícios que a energia solar tem a oferecer, fica fácil entender porque ela tem crescido tanto nos últimos anos e conquistado cada vez mais consumidores. Compartilhe esse artigo para divulgar as vantagens da energia solar.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares