Recuperar clientes é certamente um desafio. Por isso, a melhor forma de fazer isso é elaborar um plano de ação para reativar consumidores inativos, contando com uma sequência de iniciativas estratégicas a serem tomadas. 

Muitas empresas optam por desenvolver uma campanha de marketing para alcançar esses clientes, mas será que apenas isso é suficiente para reconquistá-los?

Na maioria das vezes, esses consumidores se tornaram inativos devido a algum problema na experiência que tiveram com a empresa. 

Sendo assim, vale a pena pensar em uma abordagem mais elaborada para de fato conquistar sua confiança novamente. Confira a seguir como elaborar um plano de ação para recuperar esses clientes!

1 – Identifique os clientes inativos que serão foco do plano de ação

O primeiro passo para elaborar seu plano de ação é identificar quem são os clientes inativos. Como essas pessoas já possuem um histórico com a sua empresa, têm um alto potencial de voltar a fazer negócios com você.

Vale considerar que geralmente é mais fácil e mais barato reconquistar clientes inativos do que adquirir novos clientes, uma vez que eles já estão familiarizados com a marca e os produtos/serviços oferecidos.

Identificar os clientes inativos.
Como identificar o cliente que será foco do seu plano de ação

Para identificar os clientes inativos, é necessário avaliar a atividade de cada cliente ao longo de um período de tempo específico, levando em consideração fatores como tempo de inatividade e comportamentos de compra anteriores.

Um excelente recurso que vai te ajudar com isso são as ferramentas de análise de dados, que podem servir para identificar padrões e comportamentos de compra que indicam inatividade.

Essas ferramentas fornecem informações valiosas, como o número de vezes que o cliente fez negócio, o valor médio das compras e o período de tempo desde a última compra. Clique aqui e confira qual a importância do CRM para uma empresa de energia solar.

2 – Reúna a equipe de vendas

Para criar um plano de ação eficaz e assertivo, pode ser uma boa ideia contar com a colaboração de todo o seu time de vendas. Envolver os colaboradores desse setor faz com que suas estratégias sejam desenvolvidas a partir de perspectivas diversas.

Cada membro da equipe de vendas tem uma perspectiva única sobre o cliente e pode oferecer insights valiosos sobre o seu comportamento, o motivo de sua inatividade e o que pode ser feito para reconquistá-lo.

Assim, cada membro se torna responsável pelo sucesso do plano de ação, o que pode aumentar o comprometimento e a motivação da equipe para realizar as atividades necessárias para reconquistar os clientes inativos.

Equipe de vendas de energia solar reunida.
Reúna sua equipe de vendas para que as informações estejam alinhadas

Com esse trabalho sendo desenvolvido em equipe, pode ser mais fácil identificar obstáculos que impeçam que o objetivo maior seja alcançado. Ao identificar esses problemas, os colaboradores podem trabalhar em conjunto para solucioná-los e garantir que o plano de ação seja mais eficaz.

Essa é também uma ótima maneira de alinhar suas ações e comunicações, garantindo que as mensagens enviadas aos clientes sejam coerentes e que as atividades realizadas por cada membro da equipe sejam coerentes com os objetivos do plano de ação.

Peça que seus vendedores pensem em um plano de ação para cada caso e marque uma reunião para debaterem juntos as ideias.

3 – Tente identificar os motivos

Quando a equipe estiver reunida, pode ser um bom momento para levantar hipóteses a respeito dos motivos que levaram cada cliente a se tornar inativo. O caminho para recuperá-los pode ser desvendado aí.

Há diversas formas de descobrir esses motivos, como por meio de pesquisas de satisfação ou entrando diretamente em contato com o cliente por e-mail ou telefone.

Faça um estudo e descubra o motivo pelo qual seu cliente deixou de comprar em sua empresa
Faça um estudo e descubra o motivo pelo qual seu cliente deixou de comprar em sua empresa

As perguntas devem ser claras e diretas, e as respostas devem ser registradas para análise posterior. Alguns questionamentos importantes a serem feitos são

  • Por qual motivo você deixou de fazer negócio com a empresa?
  • Você teve algum problema com nossos produtos/serviços?
  • Como você avaliaria nosso atendimento ao cliente?
  • O que podemos fazer para melhorar sua experiência com nossa empresa?

É preciso ser objetivo e aberto ao feedback dos clientes, para que eles se sintam à vontade para dar sua opinião sincera. 

4 – Esteja disposto a reconhecer as falhas

Reconhecer os problemas e falhas que levaram o cliente a se afastar da empresa serve para demonstrar que ela se importa com a opinião e experiência do cliente e está comprometida a melhorar.

É preciso ser humilde e honesto, afinal, se há o risco de perder o cliente é porque há algo de errado.

Ao ouvir a opinião do cliente, ouça atentamente e não tente se justificar. Reconheça os problemas de maneira genuína e comprometa-se a tomar medidas para corrigi-los, mas apenas se estiver realmente disposto a cumprir essas promessas.

É importante saber reconhecer os erros para pode aprimorar seus serviços
É importante saber reconhecer os erros para pode aprimorar seus serviços

A empresa deve ser transparente sobre o que está sendo feito para melhorar e como os clientes serão beneficiados por essas mudanças.

Algumas adaptações possíveis podem incluir ações como a melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, a reavaliação dos processos internos, a contratação de mais pessoal para atender às demandas dos clientes, entre outras iniciativas.

São ações que ajudam a melhorar significativamente a experiência do cliente, aumentando a probabilidade de que clientes inativos voltem a fazer negócio com a empresa.

Esse é um momento crucial para demonstrar alguns valores da empresa, como transparência, honestidade e comprometimento com o cliente, importantes para construir a confiança do cliente na marca.

A empresa deve mostrar sua disposição em manter uma comunicação aberta e honesta com os clientes, permitindo que eles expressem suas preocupações e sugestões sempre que desejarem ou julgarem necessário. 

5 – Defina estratégias

Até aqui, sua empresa trilhou um caminho importante para reconquistar a confiança do cliente. Recapitulando: já identificou os clientes que estão inativos, contou com a colaboração de toda a equipe de vendas para desenvolver formas de recuperá-los, descobriu os motivos que levaram ao afastamento e demonstrou comprometimento em resolvê-los. 

Defina a estratégia que será adotada em seu plano de ação
Defina a estratégia que será adotada em seu plano de ação

Agora é a hora de definir as estratégias seguintes! Após conversar com os clientes e desvendar o que houve para que perdessem o interesse em fazer negócio com a empresa, é preciso analisar as informações coletadas e verificar se há padrões em relação aos motivos.

Se a maioria das opiniões mostra problemas relacionados ao atendimento ao cliente, por exemplo, há aí um padrão relevante a ser observado.

Com base nisso, crie um plano com ações que serão implementadas para corrigir o problema. Usando o mesmo exemplo do atendimento, uma iniciativa interessante pode ser o investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores para que possam oferecer um atendimento eficaz. 

Além de consertar as falhas que foram identificadas, é preciso agir em outras frentes, como criar campanhas de marketing para chamar a atenção de clientes antigos e definir qual a melhor abordagem para que isso surta o efeito esperado. 

Certifique-se de que a comunicação seja personalizada para cada contato. É de suma importância ser estratégico na comunicação com esses clientes, destacando as mudanças positivas que a empresa fez desde sua última interação, oferecendo incentivos personalizados e mostrando que a empresa se importa com sua opinião e experiência,

6 – Ofereça incentivos em seu plano de ação

Disponibilize alguns incentivos para os clientes antigos que retornarem. Essa é uma ótima maneira de mostrar que a empresa valoriza a relação com eles e está disposta a trabalhar para tê-los de volta. 

Há diversas maneiras de incentivar seu cliente a comprar com você, veja algumas delas
Há diversas maneiras de incentivar seu cliente a comprar com você, veja algumas delas

Certifique-se de que os incentivos oferecidos sejam realmente atrativos para o cliente, como descontos, promoções especiais, brindes e presentes.

Os programas de recompensas também são uma boa ideia. Eles geralmente funcionam a partir de pontos que os clientes acumulam para obter descontos ou benefícios adicionais.

Esses são alguns recursos que servem para demonstrar que a empresa valoriza a lealdade do cliente e quer investir em um relacionamento duradouro com ele. Vale lembrar que os incentivos oferecidos devem ser relevantes para o cliente e estar alinhados com seus interesses e necessidades.

Além disso, isso deve ser feito de forma estratégica e equilibrada, de modo que a empresa possa manter a rentabilidade e a viabilidade do negócio.

7 – Monitore o desempenho

Vale a pena ressaltar que a retenção de clientes deve ser uma prioridade, o que só pode ser garantido por meio de um processo contínuo.

Assim como qualquer estratégia implementada pela empresa, o plano de ação para recuperar clientes também deve ser monitorado para avaliar se está surtindo os resultados desejados.

Mas como medir o sucesso do plano que foi implementado? Observe o retorno dos clientes antigos que foram contatados a partir dele. Analise as métricas de negócios, como as vendas, para determinar se as iniciativas de retenção de clientes estão funcionando.

Métricas e desempenho aquisição de clientes de energia solar.
Faça um monitoramento intensivo dos resultados das suas ações

Para garantir que esse seja um processo contínuo, é necessário ser consistente ao medir o desempenho. Assim, sua empresa conseguirá avaliar o sucesso das iniciativas de retenção de clientes ao longo do tempo, identificando o que funciona e o que não é tão eficaz assim.

8 – Faça ajustes e adequações no seu plano de ação

Com base nos resultados obtidos, faça os ajustes que forem necessários em seu plano de ação. Se algumas iniciativas para recuperar clientes não estiverem funcionando, tente outras abordagens.

Nem sempre será possível acertar logo de primeira. Por isso, esteja disposto a fazer mudanças e adaptações para melhorar a experiência do cliente e aumentar a retenção de clientes a longo prazo.

Ao identificar e criar uma estratégia para alcançar os clientes inativos, sua empresa pode melhorar significativamente a retenção de clientes e aumentar a lealdade à marca.

Com isso, você não apenas obtém uma receita melhor e mais previsível, como também garante um maior retorno sobre o investimento (ROI) em marketing e esforços de retenção de clientes. Nada mal, não é mesmo?

Gostou das dicas que viu por aqui? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais e fique sempre por dentro das melhores estratégias para garantir o sucesso da sua empresa de energia solar. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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