Se você chegou até este artigo, é porque sabe que os recursos financeiros da sua empresa de energia solar precisam de uma boa administração. Esse trabalho pode ser desempenhado pela gestão de tesouraria, uma das estratégias mais importantes implementadas para garantir esse controle. 

A tesouraria é um dos departamentos mais importantes dentro de um negócio, já que é onde ficam centralizadas as informações financeiras que fundamentam estratégias e a tomada de decisões. Responsável por processos cotidianos fundamentais, esse setor precisa contar com um funcionamento eficiente para garantir a saúde financeira da empresa.

Desse modo, o papel da tesouraria é proporcionar estabilidade financeira para o empreendimento. No artigo a seguir você pode conferir mais detalhes sobre esse assunto e descobrir como otimizar os recursos financeiros da sua empresa de energia solar a partir de uma gestão de tesouraria estratégica e eficiente. Boa leitura! 

O que é e para que serve a gestão de tesouraria em uma empresa?

A  tesouraria é o departamento responsável por cuidar das entradas e saídas dos recursos financeiros de um negócio. Assim, fica encarregado de lidar com a rotina de pagamentos e recebimentos e executar tarefas de gestão de curto prazo que são fundamentais para a saúde financeira da empresa.

Independente do porte da sua empresa de energia solar, é de suma importância que ela conte com esse serviço. Até mesmo os menores negócios devem se comprometer com atividades de tesouraria para garantir um controle mínimo sobre as suas finanças.

Gestão de tesouraria.
Entenda a finalidade da aplicação deste processo em uma empresa de energia solar

Isso explica porque esse setor ocupa um espaço de grande relevância na gestão empresarial. A partir dele, os gestores podem conhecer o funcionamento e a situação de toda a empresa em uma perspectiva mais ampla e integral. 

Um dos principais papéis da tesouraria é manter a organização financeira da empresa, para garantir que todas as dívidas sejam quitadas no prazo correto e evitar a cobrança de juros e multas.

Sem um setor de tesouraria bem estruturado, a empresa corre o risco de enfrentar problemas decorrentes do descontrole de entradas e saídas de recursos.

Como o planejamento estratégico e a saúde financeira do seu negócio dependem que a equipe de tesouraria desempenhe um bom trabalho, é importante estar familiarizado com as funções deste departamento e como ele pode ser explorado para otimizar os seus recursos financeiros. Saiba mais a seguir! 

Quais as funções da gestão de tesouraria?

Já deu para notar que a tesouraria é um serviço indispensável para as operações de uma empresa, não é? Agora que você já viu sobre a sua importância, deve estar curioso(a) para saber quais são as funções executadas por esse departamento na prática. É o que vamos explorar ao longo deste tópico. Confira!

Planejamento financeiro

Sem dúvidas, a principal tarefa da gestão de tesouraria é gerenciar as finanças da empresa. Cabe a essa equipe cuidar do desenvolvimento de estratégias que possam maximizar o retorno dos investimentos e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos. Aliado a isso, é preciso fazer o monitoramento do desempenho financeiro.

Contas a pagar e a receber

A tesouraria deve acompanhar os clientes que estão em débito com a empresa, assim como para quem a companhia está devendo. Sendo assim, seu papel também é realizar a gestão de clientes e fornecedores.

Fazendo controle de contas.
Controle do pagamento de contas e recebimento dos serviços e produtos vendidos pela empresa

Esse tipo de análise possibilita saber quais movimentações financeiras precisam ser realizadas no curto prazo e identificar se há alguma informação importante desatualizada no banco de dados da empresa. 

Se for o caso, o setor deve alertar as demais áreas para solucionar eventuais inconsistências. Isso é de suma importância, uma vez que não dá para garantir um controle financeiro eficiente sem o acesso aos dados adequados.

Monitoramento e organização do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas para controle financeiro de uma empresa, utilizado para monitorar suas entradas e saídas. Ele reúne pagamentos, recebimentos e as previsões de recursos a serem captados.

Esse controle pode ser realizado com a ajuda de planilhas ou via softwares específicos, o que é mais indicado atualmente. A tesouraria fica responsável por manter um acompanhamento preciso dessa movimentação.

Gerenciamento de risco

Também é papel desse departamento realizar o gerenciamento de risco. Ou seja, cabe à equipe da tesouraria identificar potenciais riscos que possam estar associados a investimentos ou transações.

Essa atividade é feita com o objetivo de proteger os ativos financeiros e garantir a estabilidade financeira da empresa mesmo diante de eventos adversos

Conciliações bancárias

Outra função importante relacionada à gestão de tesouraria é conciliar as contas bancárias da empresa. Essa tarefa envolve verificar se todas as transações estão devidamente registradas. Caso seja identificada alguma discrepância de valores, a equipe deve proceder de forma apropriada para resolvê-la.

Garantir 100% do controle das transações realizadas em suas contas bancárias
Garantir 100% do controle das transações realizadas em suas contas bancárias

Ao desempenhar essa função, a tesouraria se relaciona com credores e investimentos, identificando oportunidades de melhoria e otimizando as decisões financeiras.

Planejamento tributário

O planejamento tributário também é papel da gestão de tesouraria. Esse trabalho envolve a compreensão e interpretação dos regulamentos tributários, e a preparação de demonstrações financeiras que sejam condizentes com as normas legais às quais a empresa está sujeita.

Gerenciamento de recursos

A gestão financeira é outra função importante desempenhada pela tesouraria. Cabe ao setor fazer o levantamento de fundos e gerenciar sua aplicação. Isso inclui a avaliação de potenciais investimentos e o desenvolvimento de estratégias para assegurar que esses recursos sejam utilizados de forma eficaz.

Isso significa que, além de analisar o fluxo de caixa da empresa de energia solar, esse departamento também deve definir como o dinheiro será gasto. Desse modo, o departamento fica encarregado de assegurar a manutenção e viabilidade de todas as atividades realizadas pela empresa.

Essas são, em suma, as principais funções executadas por esse departamento em uma empresa de energia solar. Ainda em dúvida se o seu negócio deve investir na gestão de tesouraria? O tópico a seguir pode te ajudar a tirar essa dúvida! 

Por que vale a pena investir em gestão de tesouraria?

A gestão de tesouraria corporativa desempenha um papel determinante na saúde financeira de qualquer organização. Como vimos até aqui, esse é um campo complexo, que envolve tarefas desde o controle do fluxo de caixa até a relação com investidores e o gerenciamento de riscos. 

Isso implica na capacidade de desempenhar diversas funções e realizar tarefas relacionadas a inúmeros desafios que uma empresa de energia solar pode enfrentar. Vale pontuar que empresas desse setor geralmente trabalham com movimentações financeiras de grandes quantias, já que o investimento em energia solar é elevado.

Investir nesse tipo de gestão envolve um profundo entendimento da indústria, do mercado e da estrutura necessária para garantir que a empresa conte com os recursos financeiros necessários para atingir seus objetivos, fazer seus investimentos e controlar sua operação.

Benefícios da aplicação da gestão financeira em sua empresa de energi solar
Benefícios da aplicação da gestão financeira em sua empresa de energi solar

Sendo assim, investir em gestão de tesouraria é algo que definitivamente vale a pena. Em uma perspectiva mais ampla, a tesouraria fica encarregada de todo o dinheiro da empresa, do controle ao gerenciamento e investimentos.

Mas, hoje em dia, o papel dessa equipe não mais se limita apenas às finanças, já que seu trabalho pode fornecer insights estratégicos e orientações sobre uma ampla gama de questões. 

A gestão de tesouraria é essencial para otimizar os recursos financeiros, garantir a estabilidade econômica e enfrentar os desafios inerentes ao setor de energia solar. Esse departamento é vital para qualquer negócio de sucesso.

Uma gestão de tesouraria eficaz não apenas protege contra riscos, mas também identifica oportunidades de investimento estratégicas. Isso inclui a expansão para novos mercados, por exemplo.

Continue a leitura para saber mais sobre a gestão de tesouraria e como a implementação dessa estratégia pode ajudar a otimizar os recursos financeiros da sua empresa.

Como otimizar recursos com a gestão de tesouraria?

Em uma empresa de energia solar, são tomadas, diariamente, decisões de tesouraria que afetam diretamente os seus resultados. Sendo assim, sua evolução positiva depende de uma boa gestão e de estratégias alinhadas com os objetivos da empresa.

Veja como utilizar essa prática para otimizar os recursos de sua empresa
Veja como utilizar essa prática para otimizar os recursos de sua empresa

Há algumas iniciativas que são essenciais em uma gestão de tesouraria, e devem ser colocadas em prática neste departamento da sua empresa. Confira a seguir quais são.

1. Faça um orçamento preciso

Ter um orçamento atualizado é a única forma de garantir que a empresa tem o necessário para o seu desenvolvimento financeiro. Por isso, esse documento deve ser realizado mensalmente, contemplando as vendas realizadas, as faturas e os pagamentos (tanto em relação aos fornecedores quanto em relação a dívidas financeiras e empréstimos comerciais).

Todas as receitas e despesas projetadas devem ser listadas no orçamento, que deve ser designado a um período específico. Geralmente, as empresas costumam fazer orçamentos anuais ou semestrais, com base em dados e metas de negócios.

É importante realizar comparações regularmente, confrontando os valores reais com os valores orçados. Assim, é possível identificar desvios e tomar medidas corretivas. à medida que as condições do mercado ou as metas da empresa mudarem, atualize o orçamento e as previsões presentes nele.

2. Mantenha o controle do fluxo de caixa

Como vimos, o fluxo de caixa é uma das principais ferramentas financeiras de uma empresa. Para garantir sua eficácia, é importante manter um registro rigoroso de todas as entradas e saídas, e antecipar recebimentos e pagamentos futuros.

Uma boa estratégia nesse sentido é implementar o gerenciamento proativo, por meio do qual é possível identificar períodos de baixa disponibilidade de caixa. A partir disso, a tesouraria pode tomar medidas para aumentar a liquidez, como, por exemplo, renegociar termos de pagamento com fornecedores.

3. Tenha uma boa carteira de clientes

Esse é um aspecto fundamental para a tesouraria de uma empresa, pois representa uma fonte confiável e previsível de receita. É uma forma de garantir que mês a mês os compromissos da empresa são cumpridos.

Uma base sólida de clientes regulares e leais permite a previsão mais precisa de entradas, facilita a gestão de fluxo de caixa, melhora a capacidade de negociar termos favoráveis de pagamento com fornecedores e ajuda a reduzir riscos financeiros. 

Como ter uma carteira de clientes sólida
Como ter uma carteira de clientes sólida

 Isso permite a alocação eficaz de recursos para investimentos, expansão e atividades operacionais, sustentando, assim, a saúde financeira e a estabilidade econômica da empresa.

4. Faça a gestão de prazos

Ao realizar a gestão de tesouraria, é preciso estar atento aos prazos. Isso também envolve buscar prazos de pagamento mais longos com fornecedores e prazos de recebimento mais curtos com clientes, sempre que possível.

Com essa finalidade, vale a pena oferecer descontos por pagamentos antecipados ou cobrar juros quando as parcelas são pagas com algum atraso. Essa é uma forma eficaz de incentivar a pontualidade.

5. Tenha uma política de crédito

Como os financiamentos são a principal forma de adquirir sistemas de energia solar, é importante que a gestão de tesouraria da sua empresa leve isso em consideração e tenha uma política de crédito bem estruturada. 

É preciso avaliar o histórico e a capacidade de pagamento de cada cliente, e estabelecer limites claros de crédito para evitar riscos excessivos. Além disso, também é importante fazer um monitoramento contínuo e tomar medidas estratégicas em caso de atrasos ou inadimplência.

6. Diversifique as fontes de financiamento

Ainda pensando na importância do financiamento para a aquisição de soluções de energia solar, é interessante disponibilizar diversas fontes de financiamento, comparando-as entre si para cada caso, levando sempre em consideração taxas de juros, termos e requisitos.

Muitas vezes, o financiamento também pode ser o caminho ideal para novos investimentos realizados pela empresa. Utilize uma combinação de dívida, capital próprio e outras formas de financiamento para reduzir riscos.

7. Controle o estoque

Para evitar excessos e reduzir os custos de manutenção de estoque, considere a possibilidade de adotar estratégias de estoque mínimo. Outra ideia que pode ajudar bastante é classificar os itens em categorias A, B e C com base no valor e na demanda, focando mais atenção nos itens de maior impacto financeiro.

8. Faça investimentos inteligentes

Como vimos ao longo deste artigo, a realização de investimentos é parte importante do trabalho de gestão de tesouraria. Prefira colocar os excedentes de caixa em investimentos seguros e líquidos, como títulos do governo ou fundos do mercado monetário.

Opte por investimentos que tragam bons rsultdos e estejam alinhados com os valores da empresa
Opte por investimentos que tragam bons rsultdos e estejam alinhados com os valores da empresa

Além disso, também é interessante diversificar. Distribua os investimentos de forma equilibrada para minimizar riscos e otimizar os potenciais retornos financeiros.

9. Monitore os indicadores financeiros

Além do fluxo de caixa, outro indicador financeiro indispensável para esse departamento é o capital de giro. É fundamental acompanhar a diferença entre os ativos (como contas a receber e estoque) e passivos (como contas a pagar), garantindo que a empresa tenha liquidez suficiente para manutenção das suas operações.

Também é interessante ficar atento ao ciclo operacional, que nada mais é que o tempo médio necessário para converter seu estoque em vendas e, posteriormente, em caixa.

10. Invista em uma equipe qualificada

A tesouraria é, de fato, um setor complexo, envolvido com diversas tarefas delicadas e essenciais para garantir o desenvolvimento da empresa.

Sendo assim, é fundamental certificar-se de que a equipe responsável por esse trabalho esteja devidamente capacitada para entender os princípios financeiros e os processos inerentes à gestão de tesouraria.

Igualmente importante é garantir que esse time esteja envolvido em discussões sobre as estratégias que serão adotadas pela empresa. Isso faz parte da tomada de decisões colaborativas e em equipe.

11. Use tecnologia

Assim como em outros departamentos de uma empresa de energia solar, a tecnologia também pode facilitar muito o trabalho desenvolvido pela gestão de tesouraria. 

Invista em tecnologia e ferrmentas digitais que otimizem os processos e tragam mais resultado para sua empresa
Invista em tecnologia e ferrmentas digitais que otimizem os processos e tragam mais resultado para sua empresa

A automatização dessa área contribui com uma visão detalhada de cada elemento que a compõe, possibilitando a otimização de tarefas e procedimentos rotineiros, a programação de pagamentos, o controle de diferentes contas e a obtenção de informações financeiras relevantes para a tomada de decisões.

12. Refinancie dívidas apenas se necessário

Fazer essa gestão nem sempre é fácil, e alguns obstáculos podem se fazer presentes em alguns cenários específicos.

Caso os compromissos financeiros estejam a ponto de causar algum desequilíbrio, a principal recomendação é buscar formas de aumentar os prazos de pagamento e reduzir os juros, mas apenas se não houver outra solução à vista, e se isso não oferecer riscos para a empresa.

A tesouraria é inegavelmente um braço importante para sua empresa de energia solar. Prezar por uma boa gestão nesse setor é também prezar pela saúde e controle financeiro da sua empresa.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares