Telha para galpão industrial. As obras exigem um bom planejamento financeiro, considerando, inclusive, as possibilidades de imprevistos que podem levar a despesas inesperadas. Por isso, escolher um telhado de qualidade e que esteja dentro do seu orçamento é fundamental. 

O desenvolvimento de um bom projeto, a escolha de materiais de qualidade e a execução adequada do telhado são algumas maneiras de diminuir a necessidade de reparos ou reformas frequentes na cobertura da casa.

A durabilidade do material da telha é algo que certamente também deve ser priorizado, pois interfere na necessidade de manutenções e na segurança da estrutura.

É possível economizar na cobertura da edificação, sem comprometer a qualidade do projeto. Confira no artigo a seguir algumas opções mais baratas de telhas para cobertura de galpão. Boa leitura! 

Telha de PVC 

As telhas de Policloreto de Vinila (PVC) começaram a ser mais usadas no Brasil entre os anos 1990 e 2000, como uma opção de telhado de fácil instalação, resistente e com bom custo-benefício. 

Telhas de PVC são versáteis e combinam com muitas necessidades, de diversos projetos
Telhas de PVC são versáteis e combinam com muitas necessidades, de diversos projetos

Consideradas sustentáveis, já que seu material pode ser totalmente reciclado, são compostas por cerca de 8% de material acrílico.

Sua composição faz com que elas apresentem boa resistência ao manuseio, evitando que se quebrem com facilidade durante o transporte e instalação. Ainda assim, preservam sua principal característica, que é o fato de ser um material leve. 

As telhas de PVC mais fabricadas são as coloniais e as do tipo “em onda”, que são bastante similares entre si. São modelos que precisam de mais peças por metro quadrado do que outros tipos de telhados mais baratos (que geralmente usam placas maiores, e por isso em menor quantidade), como os de fibrocimento e os ecológicos.  

Outra grande vantagem é sua longa durabilidade, que pode chegar a 25 anos. Também é resistente com relação ao calor do sol, chuvas, ventos e até mesmo tempestades. São de fácil manutenção, já que são feitas com um material sem porosidade, e portanto não absorvem água tão facilmente (o que poderia causar fungos e mofos).

Como a telha tem acabamento liso, a água da chuva escorre com facilidade, ajudando a fazer a limpeza do telhado.

Seu isolamento térmico e acústico, no entanto, podem deixar a desejar, pois o material possui certa resistência ao isolamento de barulhos externos e à absorção de calor. Isso pode ser minimizado com o uso de uma manta entre o telhado e o forro, aumentando o isolamento.

Além disso, caso seu galpão precise de iluminação natural, pode optar pelas telhas translúcidas, que têm um grau maior de transparência. 

Telha de fibrocimento

Fabricadas a partir de fibras sintéticas e cimento, as telhas de fibrocimento são leves e baratas. Surgiram como uma alternativa às antigas telhas de amianto, que deixaram de ser comercializadas devido aos riscos que apresentavam à saúde.

As telhas de fibrocimento têm a grande vantagem do preço baixo, o que as torna uma opção muito interessante para quem não pode gastar muito para fazer a cobertura do galpão. 

Telhas de fibrocimento são uma ótima opção para seu galpão
Telhas de fibrocimento são uma ótima opção para seu galpão

No entanto, um ponto negativo que deve ser considerado sobre as telhas de fibrocimento é que elas absorvem calor com facilidade devido à baixa capacidade de reflexão do calor. Isso diminui o isolamento térmico, deixando os ambientes muito quentes. Além disso, são peças mais frágeis, e por isso demandam cuidados frequentes e substituição constantes. 

Telhado “uma água”

O telhado do tipo “uma água” também é uma ótima opção para quem quer economizar na hora de construir seu galpão industrial. Esse modelo de cobertura possui apenas uma direção de escoamento da água da chuva, ou seja, tem inclinação para uma única direção. 

Usam menos madeiramento que outros tipos de telhado, portanto permitem uma boa economia com relação à madeira. Além disso, os gastos com telhas e com mão de obra nesses casos são menores.

No entanto, como escoam a água da chuva para apenas um lado da construção, os telhados “uma água” são mais indicados para construções menores. São ótimas opções no que diz respeito à economia, porém quem escolhe esse tipo de telhado acaba perdendo um pouco em estética. 

Telha ecológica

O telhado ecológico é um dos que mais oferece vantagens entre os tipos aqui apresentados, e por isso está ganhando cada vez mais adeptos, inclusive entre as construções de galpões industriais.

São feitas a partir de fibras naturais ou materiais reciclados, e por isso são ideais para substituir as telhas de amianto, fibrocimento ou outros materiais que agridem a natureza.

Encontradas em modelos similares às telhas de fibrocimento, as telhas ecológicas também são placas onduladas que ficam amarradas ou chumbadas aos caibros.

São telhas funcionais, com ótima capacidade de isolamento térmico e acústico, e oferecem alta resistência mecânica. Ao optar por esse tipo de cobertura, não há tanto peso sobre a estrutura, o que a torna mais leve e com uma economia considerável no madeiramento.

Por serem mais leves que outros modelos, as telhas ecológicas são fáceis de manusear, garantindo, assim, uma instalação prática, rápida e segura.

Outra vantagem interessante é que elas não acumulam mofo nem fungos, e por isso proporcionam um ambiente mais saudável, ao mesmo tempo em que facilitam a limpeza e manutenção do telhado.

Mesmo no seu modelo padrão, as telhas ecológicas se destacam devido a sua aparência estética. Atualmente, é possível encontrar até mesmo modelos com pintura 3D, que simulam uma variedade de efeitos. Assim, é possível encontrar telhas ecológicas para as mais diversas preferências. 

Telhado embutido

Esse tipo de telhado é uma sugestão para quem quer uma opção barata, sem deixar a estética de lado, garantindo um toque moderno ao seu galpão industrial. Quando se fala em telhado embutido, refere-se à arquitetura da cobertura, que normalmente usa telhas mais baratas e que ficam ocultas para quem vê a edificação do lado de fora. 

Galpão com telhado embutido
Galpão com telhado embutido

O mais recomendado para esse modelo de telhado é escolher telhas com preço baixo e qualidade, como qualquer uma das que já foram citadas ao longo deste artigo. 

Como escolher?

Todos os modelos citados neste artigo são opções viáveis e acessíveis para a construção de galpões industriais. É importante avaliar cada projeto para identificar suas particularidades e, junto do profissional responsável pela construção, escolher a opção que mais se adéqua ao seu bolso e às prioridades do seu negócio. 

Qual das sugestões acima parece ser a mais interessante para a cobertura do seu galpão? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Posts Similares

Estórias Solares