A redução das emissões de gases de efeito estufa é uma das vantagens mais notáveis ​​da energia solar. A coisa mais eficaz que podemos fazer para salvar o meio ambiente é reduzir nossa própria pegada de carbono.

Quando maximizamos o sol como fonte de energia para nossas casas, reduzimos nossa dependência de combustíveis fósseis – que tem sido apontado como um dos maiores impactos negativos em nosso meio ambiente e clima. 

Você também pode economizar dinheiro em contas de serviços públicos, bem como controlar seu consumo de energia. Além disso, você desempenha seu papel na proteção do nosso planeta, conservando energia e reduzindo as emissões de CO2.

O que é pegada de carbono?

A definição básica de pegada de carbono é a medida dos gases de efeito estufa emitidos como resultado da atividade humana, como geração, transporte e manufatura de eletricidade. É vital entender os fundamentos de uma pegada de carbono, pois ela pode ter um enorme impacto em nosso clima.

Você pode calcular sua pegada de carbono monitorando as emissões de cada atividade que realiza em um único dia. Isso abrange atividades como voar em um avião, dirigir seu carro para o trabalho, usar eletricidade e até mesmo usar seu telefone. 

Convertemos as emissões em uma estimativa e, em seguida, medimos o quanto essas emissões ocorrem em escala global. A maneira mais fácil de calcular sua pegada para uma atividade ou período específico é usar uma calculadora de pegada de carbono gratuita.

Energia solar e pegada de carbono

Sem dúvida, a energia solar é a energia renovável mais promissora atualmente. A energia solar ajuda a minimizar a pegada de carbono da sua casa e é uma energia sustentável que você pode usar por muitos e muitos anos. 

energia solar pode salvar o clima da Terra
Energia solar pode salvar o clima da terra.

Os painéis solares convertem a luz do sol em energia, e essa energia é usada para abastecer sua casa ou empresa. Quando você muda para a energia solar, não apenas minimiza sua dependência de combustíveis fósseis, mas também traz independência energética para sua casa.

Seu inversor solar fotovoltaico gera apenas 48 gramas de co2/por kWh, enquanto o painel solar emite apenas 41. Esses números tornam a energia solar uma fonte ideal para combater os efeitos das mudanças climáticas, pois emite as menores pegadas de carbono.

O Energy Savings Trust informou que uma casa média com um sistema solar fotovoltaico pode reduzir as emissões de carbono de pelo menos 1,3 a 1,6 toneladas/ano. Para lhe dar uma ideia melhor, 1,3 toneladas de emissões de carbono equivalem a mais de 600.000 carregamentos de smartphones ou mais de 2.270 litros de gasolina.

Além disso, a energia solar minimiza a poluição da água, pois os sistemas fotovoltaicos não precisam de água para funcionar em comparação com outros processos de fabricação. Os sistemas solares fotovoltaicos operam sem poluir os cursos de água do planeta, ao contrário das usinas de energia movidas a carvão.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares