Enquanto a Austrália se esforça para atingir sua ambiciosa meta de emissões líquidas zero até 2050, a eficiência do ambiente construído do país está em foco. Notavelmente, o setor de edifícios comerciais tem chamado a atenção devido ao seu consumo substancial de energia, respondendo por um quarto do uso de eletricidade do país e 10% do total de emissões de carbono.

Energia solar na Austrália

Nesse cenário, a energia solar ganhou imensa força, com o setor se expandindo rapidamente por toda a Austrália. O Australian Energy Market Operator prevê um aumento na capacidade do sistema solar fotovoltaico (PV) de 11,1 GW em 2019 para uma faixa de 22 GW a 50 GW até 2040.

Embora grande parte dessa capacidade aumentada provenha de tecnologias solares convencionais, como fazendas solares e painéis de telhado, uma inovação promissora está por vir.

Nos últimos dias, a ClearVue Technologies, uma empresa de tecnologia de energia solar, divulgou os resultados de um estudo de dois anos revisado por pares sobre sua tecnologia de envidraçamento solar transparente, publicado no jornal MDPI Technologies.

prédio com placas solares para geração de energia
Placas transparentes para geração de energia em edifícios

Inovação com os vidros solares claros

O envidraçamento solar transparente, também conhecido como tecnologia de célula solar transparente, envolve a criação de painéis solares transparentes, geralmente usando vidro. A inovação da ClearVue reivindica uma impressionante transparência de luz visível de aproximadamente 70%.

O estudo de dois anos ressalta que a tecnologia de envidraçamento solar transparente gera energia consistentemente, reduzindo substancialmente o consumo de energia, produzindo até 19 quilowatts-hora por dia, compensando cerca de 40% dos custos de energia.

A chave para esses avanços são as tecnologias pioneiras de partículas fluorescentes. Nano e micropartículas embutidas na camada intermediária transparente guiam a energia solar para as células solares situadas nos limites das unidades de vidro isoladas (IGUs).

Esta abordagem inovadora permite a captação de energia solar mesmo quando os raios solares não incidem diretamente sobre a IGU. A colocação estratégica desses painéis de envidraçamento solar em paredes verticais e telhados inclinados aumenta ainda mais a produção de energia.

Vantagens da tecnlogia de painéis solares transparentes para a energia

Curiosamente, o estudo descobriu que, embora os painéis solares tradicionais no telhado superem o envidraçamento solar transparente em condições ideais, o último se destaca em climas adversos, como dias chuvosos.

Devido à sua instalação vertical e no telhado, os painéis solares transparentes podem aproveitar a luz solar de vários ângulos, oferecendo uma vantagem distinta sobre os painéis convencionais no telhado.

Com a sustentabilidade emergindo como uma preocupação central para os inquilinos de escritórios, essa tecnologia pode revolucionar o setor de edifícios comerciais. Ele fornece às empresas uma ferramenta adicional para gerar energia renovável, reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Fonte: The Property Tribune

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares