Um dos maiores questionamentos no momento de investir em placas fotovoltaicas está na escolha entre a energia solar on grid e off grid. A grande maioria dos consumidores nem sequer sabem a que se referem os termos, mas essa é uma decisão importante. Por conta disso, acabam se confundindo e necessitam de auxílio para definir com qual tecnologia prosseguir.

Alguns são os fatores que devem ser analisados, os quais contemplam do preço às vantagens de desvantagens de cada opção. Mais do que isso, é preciso compreender também os casos em que cada uma delas é mais indicada. Dessa forma, fica fácil perceber que se faz necessário pesquisar bastante para não acabar escolhendo errado.

Sabendo disso, fique atento aos parágrafos a seguir para entender mais afundo todo esse conceito. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre essas modalidades e conferir qual é a ideal para sua situação específica.

O que é energia solar on grid e off grid?

A fim de compreender qual a melhor opção para você, se faz preciso analisar bem às duas possibilidades. Assim, um ponto importante de toda essa discussão está no que representa energia solar on grid e off grid. Para isso, basta entender o conceito de a tecnologia estar conectada ou não à rede elétrica.

o que montagem what

Energia solar on grid

A primeira das alternativas é conhecida como on grid, ou na rede em português. Com isso, é possível entender que essa é uma tecnologia que se conecta à rede elétrica pública. Por conta desse fator, se utiliza da energia gerada pelas placas fotovoltaicas, mas não se limita a apenas isso.

Em caso de algum problema ou de falta de abastecimento por chuvas e tempo nublado, ela aciona a eletricidade proveniente da concessionária. Na prática, portanto, é uma possibilidade que dificilmente te deixará na mão. Para além disso, é válido mencionar que essa é a única opção em que é permitida a transferência de créditos de energia.

Energia solar off grid

Do outro lado deste comparativo entre energia solar on grid e off grid se encontra a alternativa desconectada na rede. Assim, a off grid se refere a um sistema completamente independente da concessionária de energia pública. Para tanto, ela apresenta como diferencial um sistema de armazenamento de eletricidade.

O que se vê, então, é uma possibilidade que gera sua própria energia na totalidade, sendo 100% autônoma. Quando não há a geração, ela se utiliza das baterias com energia acumulada para manter o funcionamento de toda a casa. Mas, por estar fora da rede, ela não permite a utilização dos famosos créditos de energia.

Quais as diferenças entre energia solar on grid e off grid?

Com tudo o que foi explicado acima sobre cada uma das tecnologias, já é possível compreender suas diferenças. Ainda assim, é interessante ressaltar que, de forma bastante simplificada, o que distingue uma da outra é sua conexão à rede elétrica.

Além disso, merecem destaque a presença das baterias na opção off grid e a possibilidade de gerar créditos na on grid. No que diz respeito aos equipamentos, eles são basicamente os mesmos, a exceção das baterias do sistema desconectado da rede.

ON GRIDOFF GRID
Conectada à rede elétricaSIMNÃO
AutossuficienteNÃOSIM
Gera créditosSIMNÃO
Possui baterias para armazenamentoNÃOSIM

Vantagens e desvantagens da energia solar on grid e off grid

Agora que já possui um bom entendimento sobre a energia solar on grid e off grid, chega o momento de se decidir por uma delas. Para isso, entretanto, é bastante aconselhado que você verifique as vantagens e desvantagens de utilizar cada uma das alternativas. Dessa forma, é bom conferir quais benefícios esperar no caso de estar conectado à rede elétrica ou não.

vantagens da energia solar on grid e off grid

Energia solar on grid

Para se analisar os prós e contra da energia solar on grid, o ponto inicial é sua eficiência, 30% maior que o off grid. Outra vantagem está em seu acúmulo de créditos de eletricidade, indisponível na outra modalidade.

Por fim, traz a sustentabilidade, a economia e a previsão de gastos como pontos positivos, ainda que compartilhando-os com a versão desconectada da rede elétrica. Como fatores negativos, destaca-se a dependência da concessionária de energia e a conta de luz, que embora até 95% menor, ainda precisará ser paga.

VANTAGENSDESVANTAGENS
30% mais eficienteDependente da rede elétrica
Acúmulo de créditosPagamento mínimo da fatura
Sustentabilidade
Previsão de gastos
Economia de energia

Energia solar off grid

Ao se analisar a vertente off grid de energia solar, é possível perceber que ela apresenta mais desvantagens que a on grid. Assim, vale identificar primeiramente seus benefícios, que além das já citadas economia, sustentabilidade e previsão, também conta com a independência energética e o acúmulo de eletricidade nas baterias.

Como pontos negativos desse sistema, sua dependência do clima deve ser pontuada. Mais do que isso, a possibilidade tem um custo inicial maior que a on grid, bem como seus gastos com equipamento e manutenção. Para finalizar, ela não gera os créditos de eletricidade tão valorizados, não permite a transferência destes e conta com um armazenamento limitado.

VANTAGENSDESVANTAGENS
Independência energéticaDependente do clima
Acúmulo de eletricidadeCusto inicial elevado
SustentabilidadeEquipamentos e manutenção mais caros
Previsão de gastosArmazenamento limitado
Economia de energiaNão gera créditos

Energia solar on grid e off grid: Qual a melhor para você?

Mesmo com todas as informações dispostas acima, é natural continuar em dúvida quanto à melhor opção. De fato, este é um questionamento válido, visto que sua decisão o seguirá por alguns anos. Dessa forma, há um fator vital para essa discussão e que pode te auxiliar muito.

O que acontece é que a energia solar, tanto on grid quanto off grid, apresenta benefícios diversos. Ambas, portanto, são excelentes alternativas para tornar seu imóvel mais sustentável e econômico. Na prática, entretanto, o modelo off grid é mais recomendável para áreas rurais ou afastadas dos grandes centros.

cabana afastada no meio do nada

A justificativa para isso é simples, visto que sua independência da rede elétrica serve como um enorme diferencial positivo nestes casos. Mais do que isso, a energia gerada pode ser acumulada e, com isso, abastecer uma residência por todo o ano, independentemente de fatores como clima e incidência solar.

Pesa contra também o fato de sua instalação, seus equipamentos e sua manutenção serem mais caros. Por isso, em cidades ou centros urbanos, o on grid acaba sendo o mais indicado. Em alguns cenários, inclusive, a própria energia hidrelétrica se mostra mais benéfica financeiramente do que o off grid.

Sendo assim, aqui está sua solução: se mora em um local afastado, opte pelo off grid. Se está em uma cidade, não pense duas vezes em mudar para o on grid.

Energia Solar em Propriedades Rurais com a Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar na sua propriedade rual e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Posts Similares