A energia solar é uma grande ferramenta para a criação de um futuro mais sustentável. Assim, atrelada a outros fatores como a reciclagem, pode atingir novos patamares. Por isso, uma parceria acaba de criar um módulo fotovoltaico totalmente reciclável.

Essa parceria demonstra o esforço de diferentes instituições para criar mais possibilidades para a democratização da energia solar. Bem como, visa reduzir a quantidade de lixo gerada e descartada pelo próprio mercado.

Isso pode ser replicado, por exemplo, em parcerias público-privadas, através de cooperativas e empresas de energia solar. Com isso, material coletado por cooperados podem ser vendidos a preço bem mais acessível para desenvolver módulos fotovoltaicos e outros componentes necessários.

Parceria internacional para módulo fotovoltaico reciclável

A ITRI fez parceria com as fabricantes de painéis e células solares Taiwan United Renewable Energy (URE) e San Fang Chemical Industry Co Ltd. para desenvolver um módulo fotovoltaico que seja simples de desmontar e totalmente reciclável no final de sua vida útil.

O módulo atende aos padrões internacionais IEC e recebeu sua primeira certificação concedida pela TÜV Rheinland por alta segurança e confiabilidade, dizem as empresas. 

O módulo pode ser totalmente reciclado e os materiais recuperados – como silício e vidro – podem ser reutilizados, evitando que os módulos fotovoltaicos desativados sejam quebrados ou degradados.

Assim, além da facilidade de desmontar e o material reciclável criam uma dinâmica própria dentro do mercado. A retroalimentação do setor solar através da reciclagem desses materiais poderá diminuir o custo de produção e instalação.

Ou seja, no final do ciclo de produção, venda e instalação, o consumidor também será beneficiado. Por fim, isso pode gerar uma maior busca por módulos fotovoltaicos e geração de energia solar residencial e industrial.

Valores do projeto internacional

A equipe do ITRI estima que o valor de reciclagem dos módulos fotovoltaicos aposentados pode aumentar significativamente, de aproximadamente 18 milhões de dólares para 74 milhões de dólares por gigawatt, criando um novo modelo de economia circular para a indústria solar.

Módulo fotovoltaico reciclável mudará o futuro do setor solar
Módulos fotovoltaicos recicláveis mudarão o futuro do setor solar.

O redesenho de todo o produto levou em consideração o ciclo de vida do painel solar, células e suporte para um módulo fotovoltaico, acrescentam as empresas.

O módulo já foi testado na Ilha de Keelung, Penghu e no sul da França. Além de passar nos testes IEC 61215 e IEC 61730, recebeu a certificação da TÜV Rheinland.

Bem como, espera-se que a tecnologia obtenha a Certificação Voluntária de Produto de Taiwan no primeiro trimestre de 2023. Como resultado, poderá ser comercializado em grande escala em diversos países.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares