A proposta de valor é um elemento do marketing, responsável por destacar um negócio e posicioná-lo da melhor forma para seu público, em relação à concorrência. Dessa forma, essa prática visa levar uma ideia concisa, clara e transparente a respeito de como determinado produto ou serviço será relevante para seu cliente em potencial. 

Quando bem definida, uma proposta de valor tem o potencial de fortalecer a sua marca no mercado e reforçar ao público-alvo a sua capacidade em solucionar as dores e problemas do cliente. 

Sendo assim, uma boa proposta de valor pode garantir mais vendas e lucratividade para o seu negócio. Confira a seguir algumas dicas para construir a proposta de venda da sua empresa. 

Defina a estrutura

Um dos primeiros aspectos que você precisa considerar a respeito da sua proposta de valor diz respeito a sua estrutura, que deve ser formada por título, subtítulo, bullet points e imagens.

Seu título deve ser objetivo e conter, no máximo, duas frases curtas, segundo orientações do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

Essas frases precisam resumir as vantagens oferecidas pelo seu negócio em comparação à concorrência. É por meio delas que você vai atrair e conquistar a atenção de um potencial cliente, mostrando seu diferencial. Por isso, o título precisa ser criativo e impactante. 

Definir estrutura da proposta de valor da empresa
Definir estrutura da proposta de valor da empresa.

Já o subtítulo precisa conter de duas a três linhas. Nele, você vai informar o que a sua empresa faz e para quem o seu produto ou serviço é direcionado. Aborde também as principais vantagens oferecidas aos clientes. 

Os bullet points (ou pontos lista) servem para elencar e organizar os benefícios oferecidos pelo seu negócio. Orienta-se que as vantagens sejam dispostas em formato de lista para facilitar a leitura e chamar mais atenção para cada ponto. 

Também é importante investir em boas imagens para ilustrar as ideias apresentadas no texto. São indispensáveis para chamar a atenção das pessoas. 

Se tratando de serviços de energia solar, você pode inserir fotos de produtos ou imagens que representem os benefícios que eles oferecem. 

Saiba quem é seu público-alvo

Ter em mente quem é seu público-alvo é fundamental para traçar qualquer estratégia de gestão e marketing para o seu negócio. Sem esse tipo de conhecimento, é impossível alcançar potenciais clientes e abordá-los de maneira adequada. 

Saber quem são as pessoas interessadas nas soluções oferecidas pelo seu negócio vai ajudar a agregar valor ao seu serviço, pois todas as iniciativas seguintes serão moldadas segundo essas informações.

Veja quem é o publico alvo, o qual receberá a proposta de valor oferecida
Veja quem é o público alvo, o qual receberá a proposta de valor oferecida.

É preciso, por exemplo, alinhar a linguagem utilizada para que a comunicação aconteça de maneira próxima e transparente, o que impacta totalmente o relacionamento entre a empresa e o consumidor.  

Algumas características importantes sobre o público-alvo que devem ser consideradas nesse momento são a faixa etária, gênero, hábitos de consumo, nível de escolaridade, entre outras. 

Tendo essas informações, fica mais fácil criar uma proposta mais atrativa para quem tem interesse por seus serviços ou produtos.

Analise a concorrência

Conhecer os serviços oferecidos pela concorrência e as estratégias usadas por ela é também muito importante para construir a proposta de valor da sua empresa, uma vez que o propósito dessa iniciativa é justamente diferenciá-la dos seus concorrentes. 

Sendo assim, observe as empresas que são suas concorrentes no mercado de energia solar, analise o que elas oferecem e procure sempre oferecer algo ainda melhor, mais vantajoso e inovador, que supere as expectativas dos seus consumidores.

Analise a concorrência para poder aplicar vantagens a sua proposta de valor em relação a outras empresas
Analise a concorrência para poder aplicar vantagens a sua proposta de valor em relação a outras empresas.

Isso pode fazer toda a diferença quando um cliente em potencial se encontra em dúvida de qual empresa escolher para resolver seus problemas e demandas. Todas essas informações vão servir não apenas para atrair clientes, mas também para fidelizá-los. 

Com isso, seus resultados tendem a ser melhores, o que ajuda a sua empresa a se destacar no mercado como uma referência em energia solar.

Adeque a linguagem usada

Como mencionado acima, a linguagem adotada por sua empresa ao estabelecer um diálogo com seus clientes é um aspecto muito importante a ser considerado na hora de construir a sua proposta de valor. 

Uma linguagem profissional precisa ser clara e objetiva, sem enrolações nem promessas vazias. O perfeito alinhamento da linguagem a todas as formas de abordagem ajudará a criar um relacionamento de confiança entre o consumidor e sua empresa. 

Você deve fazer seu cliente entender facilmente a proposta de valor oferecida. Use todos os elementos necessários para isso
Você deve fazer seu cliente entender facilmente a proposta de valor oferecida. Use todos os elementos necessários para isso.

O tipo de linguagem adotada vai depender do perfil do seu público-alvo. Por exemplo, se os seus principais clientes são outras empresas, a sua linguagem precisa ser mais formal.

A mesma lógica se aplica em qualquer outro contexto: se o público-alvo for composto por pessoas interessadas em instalar energia solar em casa, talvez seja mais conveniente usar uma linguagem mais coloquial e acessível, para garantir a proximidade que esse tipo de relação exige.

Ressalte os benefícios do produto/serviço

É importante conhecer a fundo quais são os pontos fortes do serviço ou produto que você oferece, e saber exatamente como usá-los a seu favor. Isso é importante para destacar os diferenciais da sua empresa, sobretudo em relação ao que é oferecido pela concorrência. 

Nesse sentido, qualquer detalhe pode fazer a diferença: uma tecnologia recém-lançada, o tempo de atuação da sua empresa no mercado, o atendimento personalizado oferecido pela equipe de vendas, a garantia estendida de fábrica, e assim por diante. 

Destaque os benefícios que você consegue oferecer ao cliente
Destaque os benefícios que você consegue oferecer ao cliente.

As análises realizadas previamente em relação ao público-alvo e à concorrência vão ajudar bastante nesse quesito, pois com base em dados reais você poderá tomar decisões mais prudentes, sabendo exatamente o que tem mais potencial para atrair pessoas interessadas. 

Apresente sua proposta de várias formas

Depois que você tiver desenvolvido a sua proposta de valor, é importante pensar em como você vai apresentá-la ao seu público. Busque boas alternativas de comunicação, pensando nas ferramentas utilizadas pelos seus clientes.

O conhecimento sobre os hábitos de consumo vêm a calhar nesse momento. Se o seu público costuma usar determinada rede social, é nela que sua empresa deve marcar presença. 

Também é importante saber a melhor forma de apresentar a sua proposta de valor diretamente a um cliente que entra em contato ou demonstra interesse nos seus serviços. Cada contato é uma oportunidade para reforçar os diferenciais do seu produto. 

Diversifique a forma de apresentar sua proposta de valor
Diversifique a forma de apresentar sua proposta de valor.

Faça uso de vídeos, infográficos e o que mais julgar conveniente para que sua proposta seja apresentada de maneira atrativa, didática e objetiva. 

Cumpra as promessas

De nada adianta montar uma proposta de valor surpreendente, se na prática as promessas contidas nela não puderem ser atendidas. Isso gera grande frustração no cliente e é muito nocivo para sua relação com a empresa, podendo até mesmo comprometer a reputação do seu negócio. 

Por isso, na hora de definir as promessas que farão parte da sua proposta de valor, analise com cuidado o que você realmente pode entregar. Seja transparente e assertivo, pois essas características certamente irão trabalhar a seu favor. 

Todo acordo fechado deve ser cumprido. Isso é uma regra para qualquer proposta de valor
Todo acordo fechado deve ser cumprido. Isso é uma regra para qualquer proposta de valor.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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