Energia solar ON GRID e OFF GRID ligados ao mesmo tempo

Já citamos os sistemas fotovoltaicos on grid e off grid em stories antigos, mas você sabia que existe um sistema híbrido, que combina as duas formas de armazenamento? É o que veremos neste story.

Como a energia solar é produzida?

É produzida a partir de painéis solares, que podem ser usados na construção de usinas solares, para grandes usos, ou até mesmo nos telhados de casas e empresas para uso individual ou industrial.

Quando a luz do sol atinge os módulos do painel, libera elétrons dos átomos de silício, e essa reação cria uma corrente elétrica.

A energia gerada é transportada para o inversor, onde ocorre a conversão de corrente contínua para corrente alternada.

Sistema on grid, off grid e híbrido

Esse sistema é conectado à rede elétrica do município, e por isso é a opção mais comum instalada em imóveis residenciais e comerciais localizados em centros urbanos.

ON GRID

Os custos das contas de energia mensais equivalem à diferença entre o total consumido e o total produzido. É cobrado do usuário apenas a energia consumida originada da rede pública.

Quando a produção do sistema é maior que o consumo, a energia excedente é enviada à rede e transformada em créditos, que podem ser descontados posteriormente.

Esse sistema é isolado, ou seja, não está conectado à rede de distribuição. Sendo assim, demanda o uso de baterias para armazenar a eletricidade produzida.

OFF GRID

Costuma ser mais caro por ser mais completo, envolvendo três blocos: o bloco gerador, o bloco de condicionamento de potência e o bloco de armazenamento.

Esse sistema é escolhido para atender situações específicas, como a eletrificação de cercas e postes de luz, bombeamento de água e de fazendas, comunidades e fábricas isoladas e centros de mineração.

Esse modelo de sistema fotovoltaico é composto pelos mesmos componentes dos outros sistemas, combinando duas formas diferentes de armazenamento de energia.

HÍBRIDO

A energia excedente produzida pelo sistema híbrido tem duas destinações, uma parte vai para baterias para ser armazenada e a outra parte é lançada na rede.

Além de reduzir ainda mais o valor das contas de luz do mês, o sistema fotovoltaico híbrido também serve como suporte para ocasiões especiais.

As vantagens do sistema híbrido

Além da economia em energia elétrica, o sistema híbrido também garante maior confiabilidade para cargas prioritárias e autonomia devido ao banco de baterias.

O sistema híbrido não corre o risco de sofrer com quedas de energia da rede local, pois a reserva de energia excedente por meio das baterias evita esse tipo de imprevisto.

Investir em um sistema híbrido é a garantia de uma independência energética mais abrangente, já que está sempre disponível e apto para funcionar, mesmo em casos de crise energética.