Com o avanço da procura por fontes de energias limpas, a energia solar em condomínio foi uma solução pensada para reduzir gastos com a conta de luz e também melhorar as condições do meio ambiente.

Muitos já sabiam que a  energia solar em casas era possível, e também uma forma de investimentos. Mas  também é possível a instalação dos painéis em condomínios e podem significar uma redução de gastos.  

Há vantagens no uso de energia solar em condomínios, mas tudo deve ser pensado e discutido pelos moradores para que não ocorram problemas internos.

Onde instalar?

Como os painéis precisam de insolação solar para gerar energia, eles devem ser instalados em lugares onde há uma grande incidência de Sol. 

Uma boa opção é a cobertura do prédio, pois se trata de um lugar amplo e que bate bastante Sol. 

A recomendação é que os painéis fiquem virados para o Norte. 

placas solares
O telhado do edifício é uma das melhores opções para instalar os painéis solares

Caso não seja possível a instalação no telhado, alguma área comum poderá servir para a colocação dos painéis solares.

E uma outra opção é a fachada, desde que seja feito um projeto arquitetônico e estrutural para isso. 

Como a energia solar pode ser utilizada nos condomínios?

Um dos grandes gastos de um condomínio é com iluminação das áreas comuns do prédio, como piscina, corredores, salão de festas, quadras, portaria, e a energia solar pode ajudar a reduzir os gastos com isso.

Uma das maneiras que  a energia solar pode funcionar é justamente servir para a produção de eletricidade para essas áreas do condomínio.

geladeira na cozinha
A energia produzida pelo Sol pode ser utilizada para abastecer os apartamentos

A outra maneira é o uso da energia solar para o suprimento da demanda energética dos apartamentos.

Cada condômino poderá receber a mesma quantidade de energia, ou valores próximos ao consumo médio de cada unidade. Isso deve ser decidido em assembleia do condomínio. 

Quais os passos para a instalação?

O primeiro passo é levar a ideia da instalação de painéis fotovoltaicos para uma assembleia ou reunião de condomínio, para que todos os moradores possam debater e dar opiniões.

Após a aprovação da ideia pelo conselho e pelos moradores, será preciso a elaboração de um projeto por uma empresa especializada em energia solar.

A empresa vai estudar o condomínio e oferecer a melhor solução, a quantidade de painéis e também onde eles devem ser instalados.

 instalação e licenças
Fique atento às normas de instalação e licenças para não ter maiores problemas

Após a instalação, a distribuidora de energia deve vistoriar os painéis para que assim o prédio esteja apto a gerar a energia solar.

Existem normas técnicas e algumas licenças, além autorizações da concessionária que devem ser seguidas, para que o projeto seja autorizado e aprovado para a instalação. Então é importante conhecer bem a empresa que está fazendo a obra no condomínio para não ter problemas depois.

Vantagens da energia solar em condomínios

Existe uma série de benefícios que o seu prédio vai ter, ao trocar a energia elétrica da concessionária pela geração através da energia solar.

Redução de custos

contas (1)
Pagar um valor menor na conta de luz é uma das vantagens da energia solar

Como a eletricidade consumida será gerada pelos painéis, não será preciso utilizar a energia da concessionária, o que vai reduzir os gastos, ou do condomínio, ou da conta de luz dos moradores. Dos dois jeitos é vantajoso.

Energia limpa

A energia solar utiliza a luz, ou o calor, do Sol, que é uma fonte inesgotável e que não vai causar danos ao meio ambiente.

energia solar
A energia solar é uma das mais limpas que existem

Diferentemente das fontes de energia não renováveis, a energia solar não causa poluição, não emite gases que destroem a camada de ozônio e muito menos causam lixo tóxico. 

A energia solar é uma maneira ecologicamente correta de gerar eletricidade para casas e condomínios.

Energia silenciosa

Um dos problemas de quem mora em prédios e grandes cidades é o barulho, seja de obras, carros ou de outras fontes.

placas solares
Todo o processo de geração de eletricidade pelo Sol é feito de maneira silenciosa

A energia solar não vai gerar mais barulho para o seu prédio e com certeza não vai ser motivo de tirar você da cama logo cedo, ou não te deixar dormir.

Todo o processo de geração de energia é silencioso.

Baixo custo para cada morador

Como se trata de uma obra de melhoria para o prédio, toda a despesa com o processo de instalação e aquisição dos painéis solares será dividida entre os moradores.

Apesar de ser uma energia que vem se barateando ano após ano, às vezes o valor pode pesar no bolso da pessoa. Mas com o preço sendo dividido entre todos os moradores do prédio, o custo com a energia solar vai ser mais baixo.

Custo de energia solar
A divisão dos custos entre os moradores vai deixar o valor mais barato para todos

E juntando isso a uma fatura mínima de conta de luz, a economia para os moradores de um condomínio com energia solar é enorme.

Baixa manutenção e alta durabilidade

Os painéis solares não precisam de muita manutenção para terem um bom funcionamento, o que é uma boa característica, pois não haverá um custo a mais para manter todo o sistema trabalhando bem.

Além disso, os painéis solares duram algumas décadas, então o condomínio não vai precisar gastar dinheiro tão em breve para trocar o sistema. 

Valorização do imóvel

Muitas pessoas levam em consideração se o apartamento é autossuficiente, em termos de energia e água, na hora de realizar uma compra ou alugar.

Veja esses 5 passos para reduzir o consumo de energia em sua indústria
A energia solar vai ajudar a valorizar o apartamento. Algo muito atrativo para quem pensa em vender a unidade

Com a energia solar, o apartamento não terá custo com eletricidade, o que a torna mais atraente para uma boa parcela de papulação que esteja em busca de um novo lugar para morar.

Com essa valorização do prédio, é possível vender unidades por um preço mais alto e também alugar por valor melhor, o que vai dar mais dinheiro para o proprietário.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Veja o story resumido do texto!

Posts Similares

Estórias Solares