Com certeza, o futebol é uma das maiores paixões do Brasil. Esse esporte movimenta milhões de reais todos os anos e cria possibilidades para diversas pessoas. Mas ainda há o que melhorar e a energia solar pode ser um desses avanços nesse meio.

Recentemente, alguns estádios ao redor do mundo já estão testando a instalação de painéis solares. Isso pode gerar um impacto tanto nas contas dos clubes, quanto benefícios para a população local. Entenda como isso é possível.

Grande estádio com energia renovável

Recentemente, o Houston Dynamo FC, time de futebol da MLS, anunciou uma mudança em seu estádio. Agora, ele terá o nome de Shell Energy Stadium, em parceria com a empresa de mesmo nome.

Além disso, o plano da parceria é melhorar a capacidade e infraestrutura do estádio desse time. Para isso, há o planejamento da instalação de centenas de painéis solares na cobertura do local.

Energia solar pode ajudar na infraestrutura de clubes brasileiros
Energia solar pode ajudar na infraestrutura de clubes brasileiros

Isso conseguiria alimentar as lojas, iluminação e demais estrutura elétrica presente em toda a arquitetura. Bem como, trará uma diminuição nos gastos com eletricidade. Contudo, esse projeto pode ser ainda melhor aproveitado.

Por exemplo, com o dinheiro economizado, o clube pode investir em categorias de base, melhores salários, contratações de mais profissionais, renovação do gramado, entre outras coisas.

Além disso, é um ótimo exemplo para os fãs da importância da energia solar e outras energias sustentáveis para a população. Outros estádios ao redor do mundo também estão nesse processo de aderir à tecnologia.

Energia solar nos estádios brasileiros

No Brasil, alguns estádios ganharam painéis fotovoltaicos, principalmente depois da modernização para a Copa do Mundo que aconteceu em solos nacionais. O Maracanã, por exemplo, é um dos que conta com uma infraestrutura para a geração de energia solar.

Bem como, a Arena Pernambuco e o Mineirão também já receberam investimentos para a instalação da tecnologia. Mas como a energia solar pode avançar mais ainda e ajudar pessoas no futebol brasileiro.

A princípio, uma das possibilidades são parcerias privadas com instituições esportivas. Dessa forma, pode haver a instalação de painéis solares em locais que contam com escolinhas de futebol.

O dinheiro economizado com as contas de eletricidade podem se tornar bolsas para os atletas ou investimentos em equipamentos, transporte, alimentação e outros itens essenciais para o desenvolvimento de um esportista.

A tecnologia solar chegou no mercado para ser uma revolução social e ajudar o planeta. Por isso, na realidade brasileira, é coerente pensar na junção entre esse setor e os esportes. Afinal, eles são uma porta de entrada para mudanças sociais, principalmente de pessoas pobres.

Por isso, caso o setor solar queira continuar na vanguarda do setor energético, precisa começar a pensar cada vez mais em como ampliar o seu impacto na sociedade em que está inserida.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares