Com certeza, o futebol é uma das maiores paixões do Brasil. Esse esporte movimenta milhões de reais todos os anos e cria possibilidades para diversas pessoas. Mas ainda há o que melhorar e a energia solar pode ser um desses avanços nesse meio.
Recentemente, alguns estádios ao redor do mundo já estão testando a instalação de painéis solares. Isso pode gerar um impacto tanto nas contas dos clubes, quanto benefícios para a população local. Entenda como isso é possível.
Grande estádio com energia renovável
Recentemente, o Houston Dynamo FC, time de futebol da MLS, anunciou uma mudança em seu estádio. Agora, ele terá o nome de Shell Energy Stadium, em parceria com a empresa de mesmo nome.
Além disso, o plano da parceria é melhorar a capacidade e infraestrutura do estádio desse time. Para isso, há o planejamento da instalação de centenas de painéis solares na cobertura do local.
Isso conseguiria alimentar as lojas, iluminação e demais estrutura elétrica presente em toda a arquitetura. Bem como, trará uma diminuição nos gastos com eletricidade. Contudo, esse projeto pode ser ainda melhor aproveitado.
Por exemplo, com o dinheiro economizado, o clube pode investir em categorias de base, melhores salários, contratações de mais profissionais, renovação do gramado, entre outras coisas.
Além disso, é um ótimo exemplo para os fãs da importância da energia solar e outras energias sustentáveis para a população. Outros estádios ao redor do mundo também estão nesse processo de aderir à tecnologia.
Energia solar nos estádios brasileiros
No Brasil, alguns estádios ganharam painéis fotovoltaicos, principalmente depois da modernização para a Copa do Mundo que aconteceu em solos nacionais. O Maracanã, por exemplo, é um dos que conta com uma infraestrutura para a geração de energia solar.
Bem como, a Arena Pernambuco e o Mineirão também já receberam investimentos para a instalação da tecnologia. Mas como a energia solar pode avançar mais ainda e ajudar pessoas no futebol brasileiro.
A princípio, uma das possibilidades são parcerias privadas com instituições esportivas. Dessa forma, pode haver a instalação de painéis solares em locais que contam com escolinhas de futebol.
O dinheiro economizado com as contas de eletricidade podem se tornar bolsas para os atletas ou investimentos em equipamentos, transporte, alimentação e outros itens essenciais para o desenvolvimento de um esportista.
A tecnologia solar chegou no mercado para ser uma revolução social e ajudar o planeta. Por isso, na realidade brasileira, é coerente pensar na junção entre esse setor e os esportes. Afinal, eles são uma porta de entrada para mudanças sociais, principalmente de pessoas pobres.
Por isso, caso o setor solar queira continuar na vanguarda do setor energético, precisa começar a pensar cada vez mais em como ampliar o seu impacto na sociedade em que está inserida.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.