A capacidade de se adequar às novas tecnologias é um dos fatores que possibilita que as atividades agrícolas estejam sempre em desenvolvimento e evolução, mesmo em momentos de crise econômica. 

Quando implementada na zona rural, a energia solar pode ser explorada em diversas utilidades, oferecendo muitas vantagens e possibilidades ao produtor. Atualmente, o setor rural responde por 13,2% da potência de energia solar instalada no Brasil, com investimentos que passam de R$ 1,7 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

Confira no artigo a seguir como é o uso da energia solar na zona rural e suas principais aplicações e vantagens. Boa leitura! 

Como a energia solar pode ser usada no campo?

Muita gente acredita que a energia solar é uma tecnologia restrita às áreas urbanas, mas a verdade é que ela surgiu justamente como uma solução para prover eletricidade para localizações mais afastadas, que não podiam contar com o abastecimento da energia pelas concessionárias. 

Como a energia solar pode ser usada no campo?
Como a energia solar pode ser usada no campo?

No contexto rural, a energia solar consegue ampliar as possibilidades produtivas, uma vez que pode ser explorada em diversas situações. Como é muito versátil, se aplica às necessidades dos diferentes perfis de produtor.

Sua instalação é feita por meio de um procedimento simples, a partir de um projeto fotovoltaico planejado especificamente para cada realidade, garantindo que atenda toda a demanda de consumo necessária. Os painéis solares são geralmente acomodados no telhado, mas no caso da zona rural podem também ser instalados no solo devido à maior disposição de espaço, desde que seja feito o aterramento. 

Os gastos com a instalação no telhado geralmente são menores que quando realizada no solo, no entanto é preciso considerar que a cobertura precisa ter capacidade para suporte do peso dos painéis. Além disso, há diferentes estruturas para fixação dos equipamentos, variando de acordo com o tipo de cobertura (telha de barro, fibrocimento e coberturas metálicas). 

Um problema ainda muito comum enfrentado na zona rural é a instabilidade na eletricidade que advém da rede pública, fazendo com que muitos produtores busquem alternativas para garantir seu próprio abastecimento. Além disso, há locais onde a energia elétrica nem mesmo chega. A energia solar é uma excelente solução para esses casos, já que promove maior autonomia energética ao consumidor. 

O produtor rural pode optar pela instalação da tecnologia solar conectada à rede de distribuição (por meio de um sistema on-grid), ou por um sistema isolado (chamado de off-grid). A primeira solução (assim como os sistemas híbridos) fica limitada aos locais onde há conexão com a rede elétrica, enquanto que a segunda pode ser implementada mesmo nos lugares mais afastados. 

O produtor rural pode optar pela instalação da tecnologia solar conectada à rede de distribuição
O produtor rural pode optar pela instalação da tecnologia solar conectada à rede de distribuição

Com o sistema on-grid, a energia excedente produzida pelos painéis solares é injetada na rede elétrica e transformada em créditos energéticos, que podem ser usados quando não há geração de energia solar. Caso não sejam usados, os créditos (que valem por até 60 meses, ou 5 anos) são descontados na conta de luz, promovendo ainda mais economia.  

Quem gera a própria energia por meio de um sistema conectado à rede também pode compensar créditos com outras unidades consumidoras, desde que exista um vínculo com o gerador.

Ao gerar um percentual de energia superior àquele que consome, é possível transferir os créditos excedentes para outros imóveis de mesmo CPF ou CNPJ. Para que isso seja possível, basta que os sistemas estejam localizados em regiões de responsabilidade da mesma distribuidora da rede de energia.

Já o sistema isolado conta com um banco de baterias estacionárias, encarregadas do armazenamento da energia excedente, para que seja utilizada durante a noite ou em dias nublados, quando a geração de energia solar fica, em partes, comprometida.

Desse modo, a energia solar é uma excelente alternativa para áreas rurais distantes, onde o fornecimento de energia elétrica é insuficiente ou pouco confiável. Com um sistema fotovoltaico, as propriedades rurais conquistam maior autonomia, pois não dependerão o tempo todo do fornecimento de energia que vem da rede pública. 

É uma forma de colaborar com a produção e com o meio ambiente
É uma forma de colaborar com a produção e com o meio ambiente

Os gastos com as contas de luz se tornaram uma preocupação para muitos brasileiros, e no campo geralmente os valores são ainda mais altos, principalmente levando em consideração os custos com sistemas de bombeamento e irrigação. A implementação da energia solar na zona rural é o caminho ideal para reduzir os custos, além de ser também uma fonte de energia renovável. 

Confira no próximo item algumas das principais atividades agrícolas que podem ser beneficiadas com a adesão à energia solar na zona rural.  

Aplicações e vantagens da energia solar na zona rural

Os gastos com eletricidade no campo são geralmente muito elevados, pesando significativamente nos custos de produção. Independente do porte, propriedades rurais em geral encontram na energia solar uma importante aliada para obter economia nas contas de luz e ainda otimizar seu desempenho. 

Um projeto fotovoltaico realizado a partir das especificações de consumo da propriedade será capaz de atender boa parte da sua demanda de energia.

Aplicações e vantagens da energia solar na zona rural
Aplicações e vantagens da energia solar na zona rural

A energia solar é usada, principalmente, para gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água. Mas ela também pode ser muito útil para a realidade rural, como por exemplo:

  • Na irrigação de plantações e pastagens;
  • No monitoramento e auxílio no processo produtivo;
  • Como fonte de energia para cercas elétricas;
  • Para bombeamento de água;
  • Na refrigeração de alimentos e produtos em geral;
  • Para a iluminação;
  • No abastecimento de motores em geral. 

Além disso, as propriedades rurais geralmente contam também com galpões para utilidades diversas, que também podem ser abastecidos energeticamente a partir da energia gerada a partir dos raios solares. 

É possível fazer uso da energia solar para diversas aplicações de acordo com as necessidades específicas de cada propriedade ou residência. É uma ótima forma de diminuir os custos de produção e aumentar a receita de lucro, e quem sabe redirecionar o valor economizado como investimento em outras iniciativas. 

E as vantagens não param por aí. Investir em fontes de energia renovável é um dos meios mais rápidos de modernizar um imóvel. Composto por equipamentos de alta tecnologia, o sistema fotovoltaico tem a capacidade de revolucionar o consumo de energia elétrica no seu negócio, e ainda pode garantir um visual mais moderno, valorizando a sua propriedade. 

Há a valorização do seu imóvel rural
Há a valorização do seu imóvel rural

Pesquisas realizadas apontam que um sistema fotovoltaico aumenta o valor do imóvel entre 4,1% e 6% (em alguns casos, essa valorização pode chegar até 10%). Os dados foram obtidos pela Zillow, consultora do setor imobiliário nos Estados Unidos.

O mercado imobiliário no Brasil também já está atento à procura por empreendimentos ecologicamente corretos, fazendo com que essas propriedades sejam mais visadas por novos compradores. 

Assim, além de valorizar os produtos das atividades agrícolas, a energia solar pode valorizar a propriedade como um todo. Nada mal, não é?! 

Energia Solar em Propriedades Rurais com a Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar na sua propriedade rual e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Confira aqui o story do post!

Posts Similares