A princípio, os números de produção de energia solar na Europa, nos primeiros quinze dias de novembro, aumentaram em relação ao mesmo período em 2021. A Itália foi o país que registrou o maior aumento, sendo 61%. Logo em seguida, está a Alemanha, com 59%.

Por outro lado, no mercado eólico, é possível encontrar aumentos na Alemanha e França. Finalmente, os números de produção eólica diária mais elevados, desde abril, foram atingidos na Espanha e França.

Dados mais recentes da energia solar europeia

Durante a 2ª semana do mês, os números de energia solar diminuíram em relação à semana anterior na maior parte dos mercados europeus analisados ​​na AleaSoft Energy Forecasting. A exceção foi o mercado português, com um aumento de 13%. 

Além disso, a maior queda foi na Itália, de 12%. No mercado espanhol, o decréscimo foi de 3,4%, enquanto na Alemanha e França, os decréscimos foram inferiores a 0,1%.

placas solares

Se compararmos, a média da energia solar dos dois primeiros dias da terceira semana de novembro, com a média da semana anterior, também houve quedas em quase todos os mercados. 

Neste caso, a exceção foi o mercado alemão, com alta de 3,2%. Nos restantes mercados, a produção caiu entre 34% do mercado italiano e 58% do mercado português.

Então, ao comparar a energia solar nos primeiros 15 dias de novembro com a dos mesmos dias de 2021, foram afirmados aumentos em todos os países analisados. 

O maior aumento de produção foi na Itália e Alemanha. No mercado francês, a produção aumentou 35%, enquanto os menores aumentos foram verificados nos mercados espanhol e português, de 1,3% e 4,9%, respectivamente.

Durante toda a terceira semana do mês, a previsão de produção da análise indica que pode haver quedas nos mercados da Alemanha, Espanha e Itália.

Energia renovável dominando diversos países europeus
Energia renovável dominando diversos países europeus

Números da energia eólica na Europa

Durante a 2ª semana do mês, a energia eólica diminuiu, em comparação à semana anterior nos mercados francês e italiano, 25% e 36% respectivamente. Nos restantes mercados averiguam-se aumentos. 

A maior subida, de 66%, ocorreu no mercado português, enquanto nos mercados alemão e espanhol a produção com esta tecnologia aumentou 3,1% e 9,5%, respectivamente.

Se compararmos a média da produção eólica dos dois primeiros dias da terceira semana de novembro com a média da semana anterior, as quebras, de 17% e 13%, registaram-se nos mercados alemão e italiano, respectivamente. 

Mas, nos restantes mercados, a produção de energia eólica aumentou entre 11% do mercado francês e 65% do mercado português.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares