Uniformes nem sempre são vistos com o potencial que de fato possui. Além de ser uma simples vestimenta, deve ser uma parte integrante da construção da marca de uma loja ou de um serviço.

É comum que trabalhadores em geral não o considerem assim tão importante, mas a verdade é que o uniforme pode fazer muita diferença para as suas vendas. Isso vale tanto para quem trabalha em comércios e empresas quanto para quem atua de maneira informal, por conta própria. 

Confira a seguir como o uniforme pode ajudar integradores na divulgação e vendas da tecnologia de energia solar. 

Preencha os dados abaixo que respondemos na próxima live e lhe avisaremos por email.

Uniformes fortalecem a identidade visual da marca

Um dos pontos mais críticos na relação entre potenciais clientes e quem presta algum tipo de serviço é a dificuldade em identificar esses prestadores facilmente.

Uniformes Fortalecem a identidade visual da marca
Uniformes Fortalecem a identidade visual da marca

Optar pelo uso de um uniforme pode representar grande importância emocional, pois proporciona a sensação de organização e acolhimento ao cliente. E inicialmente é isso que todo consumidor busca ao procurar por uma solução para o seu problema, não é mesmo?!

Assim como é comum ver funcionários de comércios e empresas utilizando uniformes padronizados e que representam a identidade visual da marca, os integradores de energia solar também podem optar por fazer uso dessa ferramenta.

Sim, o uniforme pode e deve ser considerado uma ferramenta de trabalho, tão impactante quanto a arquitetura de um ambiente profissional, por exemplo.

A escola de administração da Universidade de Suffolk em Boston realizou uma pesquisa que mostrou a eficácia dos uniformes como instrumento de marketing: 73,5% dos entrevistados afirmaram que os uniformes são mais eficazes do que comerciais na TV e 74,4% concordaram que eles promovem mais resultados positivos do que anúncios na rádio.

Isso comprova que o investimento em uniformes para empresas e prestadores de serviço é uma alternativa de publicidade eficaz e deve ser considerado uma prioridade no trabalho de marketing. Sendo assim, vale a pena pensar no uniforme com carinho, pois ele também é responsável por causar uma boa impressão em potenciais clientes. 

Outras pesquisas vão ao encontro dessas informações. Um estudo realizado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) mostrou que 78% dos consumidores associam uma equipe uniformizada à segurança em relação à marca.

Isso se deve ao fato de que vendedores e prestadores de serviço devidamente uniformizados passam credibilidade, favorecendo a percepção positiva do cliente a respeito da empresa representada. 

A mesma pesquisa também mostrou a importância de criar um elo emocional/afetivo entre cliente e vendedor. Essa relação pode ser fundamentada desde a apresentação do profissional, e também com o uso de crachás de identificação e cartões de visita.

Quando esse elo não é estabelecido, a chance do cliente retornar ao estabelecimento ou buscar o serviço oferecido diminui em 50%. 

Favorecem uma primeira impressão positiva 

Uniformes ajudam a fortalecer a marca e, consequentemente, a imagem da empresa. Explorar as cores da paleta que formam a identidade visual do seu negócio combinadas ao logotipo bordado nas peças contribuem, em conjunto, para entregar uma boa primeira impressão.

Favorecem uma primeira impressão positiva 
Favorecem uma primeira impressão positiva 

Isso também ajuda a facilitar a lembrança da empresa ou prestador de serviços na mente de seus potenciais clientes. 

Segundo uma pesquisa realizada pela especialista em branding Pam Moore, a primeira impressão de uma marca é formada em 10 segundos. A mesma pesquisa indica que são necessários de 5 a 7 impactos para os consumidores se lembrarem do logotipo.

Portanto, ao adotar o uso de um uniforme profissional, seu negócio vai ganhar mais exposição, o que ajuda no trabalho de construção da marca e de vínculos com o cliente. 

Não é segredo para ninguém que um atendimento de qualidade é a chave para um bom negócio. Para isso, seus representantes devem ser capazes de personificá-lo, o que inclui o modo de apresentar-se e atender potenciais clientes. Neste cenário, o uniforme ajuda os profissionais a apresentarem-se conforme a imagem pretendida pela marca.

No caso de uma empresa, é importante deixar bem claro o perfil que deve ser seguido pelos seus funcionários, incluindo também cabelo, maquiagem e acessórios.

Se o uniforme for composto por uma única peça (como uma camiseta ou camisa com o logotipo da empresa, por exemplo) vale indicar o tipo de roupa complementar ideal, como o modelo, a cor e o tecido da calça a ser usada.  

Uniformes demonstram profissionalismo

O trabalho de marketing de uma organização é sempre deixá-la em destaque na mente e no coração do seu público-alvo. Isso tem tudo a ver com a primeira impressão mencionada no item anterior, mas também no estabelecimento de empatia.

O integrador de energia solar precisa ser capaz de mostrar aos potenciais clientes que compreende seus problemas e é capaz de solucioná-los da melhor forma possível.

Mostrar propriedade no assunto é fundamental para transmitir o profissionalismo que os clientes procuram em um especialista. Esse aspecto é fortalecido com o uso de uniforme, que mostra o comprometimento e a responsabilidade com o trabalho. 

Usar um uniforme adequado é também uma forma de proteção diante das tarefas exercidas em sua função. Como um integrador solar pode também estar envolvido na instalação dos painéis solares, é preciso levar isso em conta e pensar em vestes que possibilitem realizar as tarefas necessárias com segurança e conforto. 

Fazer uso de roupas adequadas para o trabalho é também uma forma de passar uma imagem de autoridade e segurança aos seus clientes e consumidores. Isso demonstra a preocupação da empresa com a autoestima e o bem-estar dos colaboradores. 

Evidencia a organização da empresa

No caso das empresas de energia solar, o uniforme é uma forma de facilitar a organização, ajudando na identificação de cada área. Corporações com vários setores podem fazer uso de uniformes para identificá-los de acordo com uniformes específicos, ganhando pontos com os clientes e funcionários. 

Uniformes deixam a empresa mais profissional
Uniformes deixam a empresa mais profissional

Os uniformes profissionais podem aumentar o orgulho dos funcionários e o sentimento de pertencimento à empresa, promovendo comprometimento, produtividade e, consequentemente, satisfação do cliente e lucros a longo prazo. 

São muitas as vantagens que o uso de uniformes profissionais pode acarretar, seja no ambiente de uma empresa de energia solar, ou no trabalho autônomo de um prestador de serviços na área.

A mais vantajosa consequência disso tudo é sem dúvidas o impacto positivo nas vendas, já que causar uma boa impressão é o primeiro passo para garanti-las. Quer mais dicas para melhorar suas vendas? Clique aqui e confira como encontrar clientes para instalação de energia solar.

Melhor parceira do Integrador

Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.

Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.

Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

Veja um story resumido do post!

Posts Similares

Estórias Solares