Com os constantes aumentos na conta de luz, diversos consumidores foram à busca de energia fotovoltaica por assinatura. Além de mais sustentável por ser uma fonte renovável, esta é também uma opção mais econômica.

Há algumas maneiras de optar pela prática, sendo que diversas incluem a instalação das placas em sua casa. Assim, basta escolher um dos planos e a mensalidade que deseja pagar. Com isso, esta se apresenta como uma estratégia contrária ao financiamento de todo o equipamento.

Para entender melhor todo esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conferir como funciona esse processo, e entender alguns dos benefícios da energia solar por assinatura!

O que é energia fotovoltaica por assinatura?

Há décadas a população brasileira está acostumada a ter como fonte de sua eletricidade as hidrelétricas. Mesmo tendo capacidade de gerar energia renovável por meio do sol e dos ventos, essa é ainda a principal origem da luz. Isso começa, aos poucos, a mudar à medida que inúmeros consumidores buscam por placas fotovoltaicas para transformar a radiação do sol em energia elétrica.

alugar energia solar

O mais comum, para esses casos, é investir em toda uma estrutura que compreende não somente os painéis, mas também o inversor, os conectores e demais peças. Como opção para todo esse processo, empresas já oferecem planos de energia fotovoltaica por assinatura. Na prática, você paga o mesmo valor todos os meses e não precisa se preocupar com instalação, manutenção, seguro e monitoramento.

Quais os tipos de energia fotovoltaica por assinatura?

A parte interessante dessa discussão, além da economia, está relacionada às opções existentes no mercado. Na verdade, são duas as principais, as quais podem atender a públicos distintos ou não. Dessa forma, confira cada uma delas e verifique a que melhor se encaixa em sua situação.

Aluguel de placas

A primeira modalidade é provavelmente a mais conhecida, na qual o consumidor aluga todo o aparato de energia fotovoltaica. Assim, é realizada uma análise de seu consumo e determinada a quantidade de painéis necessária. Em seguida, são instalados os equipamentos em seu telhado e ele já começa a aproveitar da eletricidade renovável.

energia fotovoltaica por assinatura

Em geral, custos relativos à instalação dos aparelhos e sua manutenção estão inclusos nos planos. O mesmo pode ser dito sobre o seguro e todo o monitoramento da atividade. Se quiser, ao fim do contrato você pode adquirir as placas e deixar de lado a energia fotovoltaica por assinatura por já ter todo o preciso para gerar eletricidade sozinha.

Usinas solares

Outra opção para quem deseja ter uma fonte renovável de energia em sua casa vem das chamadas usinas solares. Estas são grandes fazendas equipadas com centenas ou milhares de placas fotovoltaicas. Estas recebem a radiação solar e a transformam em energia elétrica, a repassando para a rede elétrica já existente na região.

usinas de energia solar para empresas

A assinatura da energia solar se faz, então, ao adquirir uma parte de toda a eletricidade gerada pela fazenda. Ou seja, você paga uma mensalidade por essa fatia do bolo, tendo todos os benefícios e sem precisar investir para isso. Infelizmente, a alternativa não está disponível em todos os estados brasileiros, sendo preciso verificar sua existência onde mora.

Como funciona a energia fotovoltaica por assinatura?

Ainda que existam essas duas versões para sua escolha, seu funcionamento é bastante parecido. Em ambos os casos você pagará um valor igual todos os meses e usufruirá das vantagens da energia elétrica proveniente do sol. Além disso, nos dois cenários o investimento inicial é bem menor do que se optasse por comprar o equipamento.

como funciona energia fotovoltaica por assinatura

As diferenças, por sua vez, ficam por conta da fonte dessa energia, já que uma está em sua casa e outra a quilômetros de distância. Na primeira opção você gera sua própria eletricidade, enquanto na segunda você apenas adquire um pedaço do que uma empresa especialista gera. No fim das contas, o efeito é praticamente o mesmo.

Quais as vantagens da energia fotovoltaica por assinatura?

Agora que já compreendeu o que é, como funciona e quais os tipos de energia fotovoltaica por assinatura, chega o momento de se focar em seus benefícios. Para isso, o ideal é se concentrar nos ganhos financeiros da técnica, além da praticidade e tranquilidade que um processo como esse oferece ao usuário.

vantagens do aluguel da energia solar

Investimento

Sem dúvida alguma, um dos grandes impeditivos para que a energia solar vire realidade no Brasil é seu custo. Principalmente no momento de adquirir as placas, o investimento é alto. Mesmo havendo boas opções de financiamento para o equipamento no mercado, este ainda é um grande contratempo.

Dessa forma, não precisar comprar os painéis, se preocupar com a instalação e nem a manutenção já representa um grande benefício. Mais do que isso, entretanto, é preciso analisar também todo o gasto ao longo do período de contrato. Aqui, entram pontos como possíveis substituições das peças ou mesmo ajustes na tecnologia.

Economia

Novamente focado nos custos, este tópico leva em consideração a economia não apenas no que se refere às placas. Aqui, o destaque está na real queda em sua conta de energia, que pode ser bastante significativa. Em especial em momentos como o atual, em que a tarifa sobe mais a cada dia, essa é uma excelente notícia.

Outro ponto a se atentar é que o valor pago será fixo, o que representa uma certa tranquilidade. Com a energia fotovoltaica por assinatura, você poderá prever seus gastos independentemente da tarifa cobrada ou mesmo de seu consumo mensal. Com isso, esqueça os banhos mais curtos e o ar-condicionado desligado por conta do preço da eletricidade.

Vale a pena optar pela energia fotovoltaica por assinatura?

A troca de sua energia elétrica pela energia fotovoltaica por assinatura pode sim ser bastante benéfica. Ainda assim, é válido dizer que essa é uma estratégia nova no mercado, que está evoluindo aos poucos. Na prática, isso significa que nem todos os processos estão acertados.

família com energia fotovoltaica por assinatura

Outro fator a se analisar é que na opção da usina solar, você se torna dependente de uma empresa terceira. Afinal, você não tem as placas fotovoltaicas em seu telhado e nem gera sua própria eletricidade. Por estar distante da fazenda, qualquer problema lá pode causar situações complicadas para você.

De qualquer forma, é uma estratégia interessante, especialmente para quem deseja investir na energia solar. Vale a pena, entretanto, realizar cotações com inúmeros fornecedores, tanto de aluguel quanto de compra dos equipamentos. Busque entender como cada modelo funciona e os custos relativos a eles. Com tudo isso em mãos, fica mais simples definir se esta é, de fato, a melhor alternativa para seu caso.

Lembre-se, alugando energia solar, não a torna propriedade, e você continua refém de uma eventual variação no custo da energia

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Story referente ao post

Posts Similares