Dúvidas a respeito da manutenção dos painéis solares após sua instalação são muito comuns. Principalmente considerando o tempo de vida útil de um sistema fotovoltaico, que é em torno de 25 anos.

Fazer a limpeza dos painéis solares não só é indicado, como também extremamente necessário para garantir o bom desempenho do sistema. Trata-se de um tipo importante de manutenção, com o objetivo de evitar a degradação precoce dos equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico. 

Lendo o artigo a seguir, você saberá mais detalhes sobre a importância da realização da limpeza nos painéis solares e como ela deve ser feita. Boa leitura! 

Por que fazer a limpeza é necessário? 

Os cuidados com o seu sistema solar fotovoltaico começam desde a instalação dos equipamentos, que deve ser feita adequadamente para reduzir a necessidade e frequência das manutenções durante o seu uso. 

Como se trata de um investimento alto, vale a pena dedicar um cuidado especial às manutenções do sistema fotovoltaico, sendo uma delas a limpeza periódica. Essa é a melhor estratégia para garantir que o equipamento funcione bem e por um longo tempo. Para se ter uma noção, estima-se que a sujeira nos painéis solares possa causar perdas de até 25% da geração de energia.

Por que fazer a limpeza é necessário? 
Por que fazer a limpeza é necessário? 

Com as manutenções em dia, você diminui os riscos de ter a capacidade produtiva do sistema comprometida. Uma das maiores vantagens a respeito da energia solar fica justamente por conta da praticidade para realizar as manutenções.

Antes de mais nada, é preciso que os painéis sejam instalados em local adequado, o mais afastado e protegido possível de árvores ou arbustos. Isso é importante para preservar os painéis da queda de galhos e folhas e para evitar sombras, que reduzem a captação da energia advinda dos raios solares e comprometem o desempenho do sistema fotovoltaico. 

Também é válido pensar na instalação de modo a priorizar o escoamento da água da chuva. Esse pode parecer um detalhe sem importância, mas é fundamental para permitir a limpeza natural dos módulos. Poeira, poluição, folhas e dejetos de animais acabam se acumulando nos painéis. Como as chuvas realizam limpezas mais leves, podem ser o suficiente para remover esse tipo de sujeira.  

Para facilitar o trabalho realizado pela água da chuva, é preciso que os painéis sejam instalados com uma inclinação de aproximadamente 10 graus, de modo que o impacto da água e o escorrimento favorecem a remoção dos resíduos.

Veja a inclinação correta do telhado para facilitar sua manutenção
Veja a inclinação correta do telhado para facilitar sua manutenção

Ao tomar todos esses cuidados no ato da instalação, a preocupação do usuário com as manutenções do sistema solar fotovoltaico deverá ser mínima. Pelas razões mencionadas, é imprescindível investir na contratação de uma empresa qualificada e com boa reputação no setor, assim você tem a garantia de que o seu projeto fotovoltaico priorizará esses aspectos. 

Por fim, quer saber como deve ser feita a limpeza dos painéis solares? É só dar uma olhada no tópico a seguir.  

Como limpar os painéis solares? 

A higienização dos painéis solares é também chamada de manutenção preventiva, pois como o próprio nome já sugere, tem o objetivo de evitar avarias no sistema fotovoltaico. Consiste basicamente na realização periódica de uma boa limpeza, frente à sujeira acumulada com o passar do tempo. 

Como limpar os painéis solares? 
Como limpar os painéis solares? 

É inevitável que a sujeira se acumule nos painéis solares, e esse é justamente um dos principais problemas que podem afetar a produção de energia do sistema. Quando mais sujos estiverem os módulos, menos irradiação solar irá absorver, e por isso irá produzir cada vez menos energia. Ainda bem que, quando o assunto é energia solar, a sujeira é também o problema mais simples de ser corrigido.

Em regiões nas quais não chove muito e há mais acúmulo de poeira, a limpeza deve ser feita a cada 6 meses, em média. Nos demais lugares, pode ser realizada anualmente. Isso pode variar muito de acordo com cada local, por isso vale a pena fazer uma inspeção visual e averiguar a situação dos painéis.  

Realizar a limpeza dos painéis solares é muito simples, bastando água e um pano ou esponja macia. Pode ser feita pelo próprio proprietário do sistema de energia solar (desde que siga as determinações do fabricante), pois não requer mão de obra especializada. Caso tenha dúvidas ou não se sinta seguro para efetuar essa manutenção, contrate um profissional especializado. 

Limpar os painéis solares: em caso de dúvida, contrate pessoal especializado
Limpar os painéis solares: em caso de dúvida, contrate pessoal especializado

Em geral, os manuais dos fabricantes possuem recomendações semelhantes, mas cada empresa pode ter orientações específicas para a limpeza do seu equipamento. Seguir suas orientações é importante, pois é uma forma de garantia de assegurar um bom funcionamento do produto.

Os aspectos mais importantes para realizar uma boa limpeza do seu sistema fotovoltaico são os intervalos do processo de limpeza, os produtos e equipamentos que podem ser utilizados e quais cuidados devem ser tomados durante o processo.

Usar um produto não recomendado pelos fabricantes pode causar danos ou até remover por completo a camada de tratamento anti-reflexivo do vidro, causando também manchas no mesmo. Quando isso acontece, além de comprometer parte do desempenho dos painéis solares, também pode levar à perda da garantia do produto. Prejuízo na certa, então não vale arriscar.

Antes de iniciar a limpeza do seu sistema solar fotovoltaico, certifique-se de desligá-lo totalmente. Os dias mais indicados para realizá-la são aqueles de temperatura amena, sem riscos de chuva. 

Antes de iniciar a limpeza do seu sistema solar fotovoltaico, certifique-se de desligá-lo totalmente
Antes de iniciar a limpeza do seu sistema solar fotovoltaico, certifique-se de desligá-lo totalmente

O procedimento da limpeza precisa ser feito do chão mesmo, pois essa é a forma mais segura, evitando o risco de quebras e danos às telhas e módulos. Para que isso seja possível, providencie um equipamento longo que viabilize o alcance ao telhado sem oferecer perigo de impacto nos módulos.

Não é recomendado utilizar qualquer produto químico ou abrasivo, assim como não se deve recorrer a itens perfurocortantes, ferramentas de metal (como lâminas, facas, lã de aço etc) e pressurizador com jato direto. O uso desse tipo de equipamento pode ser danoso à superfície dos módulos e até mesmo comprometer o desempenho do sistema.

As sujeiras mais aderentes geralmente são as mais difíceis de serem removidas, mas evite raspá-las, pois isso pode riscar e danificar o vidro do painel solar, prejudicando a absorção de luz do sol e consequentemente a geração de energia elétrica por parte do sistema fotovoltaico.

Lembre-se que qualquer dano na superfície do painel pode gerar reflexão da luz e impedir que ela chegue às células fotovoltaicas. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de realizar a limpeza dos seus painéis solares. Na dúvida, há diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço, para que você não corra o risco de realizá-lo de maneira descuidada. 

Confira aqui o story do post!

Posts Similares