Abrir um novo negócio de energia solar é uma tarefa desafiadora, que envolve uma série de iniciativas e ações. Uma das principais etapas é estruturar a equipe solar, já que os funcionários que farão parte dela serão responsáveis por dar o tom da sua empresa.
É importante selecionar uma equipe que esteja alinhada aos propósitos da empresa, mas apenas isso não basta.
É preciso priorizar escolhas de acordo com a dinâmica de trabalho que você acredita ser a ideal. Isso nem sempre é fácil, considerando que o setor de energia solar é um mercado que está em constante atualização.
Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a estruturar sua equipe de energia solar.
Invista na capacitação dos seus funcionários
Para montar uma boa equipe, certamente será necessário investir na capacitação e treinamento das pessoas que farão parte dela. E isso vale não apenas para o momento inicial do seu negócio, pois é fundamental se manter atualizado e em conformidade com as exigências do mercado.
Se a sua pretensão é estruturar uma equipe de integradores de energia solar, é preciso que cada membro conte com pelo menos 3 cursos na área: um introdutório, um para instalação de sistemas fotovoltaicos e um voltado para o desenvolvimento de projetos.
Dependendo da configuração que você quer estabelecer no seu negócio, pode ser necessário investir em outros tipos de treinamento, como para a parte de atendimento, vendas e marketing.
Priorizando esse aspecto, você contará com uma equipe preparada para lidar com todos os desafios que o cenário de energia solar pode apresentar. Capacitação é o mínimo para que sua empresa tenha autoridade no assunto e possa negociar os projetos e fechar bons negócios.
Clique aqui e confira os melhores cursos de energia solar para capacitar seus funcionários.
Assegure que todos estejam atualizados sobre a legislação atual
Além da capacitação e treinamento na área, também é fundamental que todos os membros da sua equipe estejam alinhados e bem informados a respeito da legislação atual sobre energia solar.
As empresas de energia solar atualmente operam sob a modalidade da Geração Distribuída (GD), regulada principalmente pelas Resoluções Normativas 482 de 2012 e 687 de 2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A partir de janeiro de 2023, entrará em vigor o novo marco legal da energia solar, previsto na Lei 14.300/22.
É indispensável que todo profissional atuante no setor de energia solar esteja a par dessas legislações. Elas servem para definir os procedimentos, prazos e demais requisitos para a conexão dos sistemas fotovoltaicos à rede e seu funcionamento seguro e eficaz.
Sendo assim, quem deseja estruturar uma equipe para trabalhar com energia solar precisa pensar nesse aspecto também.
Incentive para que estudem o mercado e a concorrência
Além das informações técnicas que servem para nortear a prática profissional, uma boa equipe de energia solar também precisa conhecer como funciona o mercado no qual estará inserida, e como atua a concorrência.
Isso envolve buscar conhecimento a respeito da procura por energia de fontes renováveis, o perfil dos consumidores que investem nesse tipo de alternativa e como está o mercado na região que você deseja focar suas operações.
Incentive a equipe a se informar também a respeito da previsão de crescimento do setor e quais as expectativas para os próximos anos. Sempre que possível, financie a participação de seus funcionários nos principais eventos realizados para o mercado de energia solar.
Também é importante buscar informações a respeito da concorrência na sua cidade ou região, para assim saber as melhores iniciativas para que seu negócio se destaque em relação aos demais.
Uma boa maneira de fazer isso é realizar um levantamento das empresas concorrentes, analisar suas competências e pontos fracos e elaborar possíveis diferenciais para a sua empresa.
A partir disso, oriente os membros da sua equipe para que foquem seus esforços nos aspectos que precisam ser priorizados.
Estabeleça metas mensuráveis
Definir metas realistas e que possam ser acompanhadas é uma forma de monitorar o desempenho de cada funcionário, a quantidade de vendas e o desenvolvimento do seu negócio como um todo.
As metas individuais devem estar vinculadas às metas da empresa. São importantes pois servem para manter todos os membros motivados, visando alcançar um objetivo maior e coletivo.
Elas devem ser atualizadas conforme o momento enfrentado pela empresa, de acordo com o surgimento de novos desafios e demandas.
As metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com limite de tempo. Essa técnica de definição de metas é chamada de “SMART”. Clique aqui para saber mais sobre como definir metas.
Observe o clima organizacional
O clima organizacional é um dos principais aspectos a serem observados em uma empresa composta por vários colaboradores. É de suma importância que o gestor invista em práticas e iniciativas para promover um ambiente de trabalho saudável, que favoreça o bem-estar dos funcionários.
Esse aspecto é importante não apenas para a saúde dos envolvidos, como também para o desenvolvimento da empresa como um todo. Estar atento à qualidade do clima organizacional é uma das principais responsabilidades de um bom gestor.
Os cuidados referentes a isso podem ser implementados a partir de uma pesquisa de clima, com questionários de comunicação interna.
Os resultados oferecidos por essas ferramentas podem servir para identificar o que precisa ser feito para que o ambiente de trabalho se torne mais leve, amigável e harmonioso. Essa é a forma mais eficaz para observar e compreender o ponto de vista dos membros da sua equipe.
Esteja disposto a fazer melhorias
Ser responsável pela gestão de pessoas é um grande desafio, e pode exigir que algumas mudanças e adaptações sejam realizadas em busca de melhorias. Para garantir bons resultados, é fundamental ter clareza e objetividade a respeito do que precisa ser feito.
Estabeleça uma recorrência para dar feedback aos seus funcionários e garanta que fique claro o que precisam fazer para que atendam às expectativas da empresa.
É importante assegurar que todos os membros saibam o que vai bem e o que vai mal, e como colocar em prática as melhorias sugeridas. Esse tipo de prática faz parte de uma boa gestão, contribui para o desenvolvimento de toda a equipe e serve para alcançar as metas estabelecidas.
Seja flexível
A flexibilidade no trabalho tem a ver com a capacidade de se adaptar, possibilitando que as mudanças e melhorias necessárias sejam implementadas de acordo com o cenário da empresa.
Ser flexível é sobre oferecer liberdade e autonomia a sua equipe na medida certa, de maneira a evitar que seus membros se sintam sobrecarregados. Isso é fundamental para garantir o desenvolvimento da equipe e do seu negócio de energia solar como um todo.
Priorizar uma gestão descentralizada e dar espaço para que os funcionários se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e sugestões é um dos caminhos possíveis para isso.
Ficou com alguma dúvida sobre como estruturar uma equipe para trabalhar com energia solar? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo para podermos te ajudar da melhor forma.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.