CRM é uma sigla para Customer Relantionship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). O conceito, em si, diz respeito à estratégia de marketing e vendas com foco no cliente, mas também é comum ouvirmos sobre sistemas de CRM, que são ferramentas de TI desenvolvidas para facilitar a aplicação dessa metodologia. 

Esses recursos são muito úteis para quem trabalha com vendas, como é o caso do integrador solar. Eles simplificam o processo de trabalho com leads (ou oportunidades de negócio) e agilizam o processo comercial. 

Dessa forma, um sistema de CRM possibilita ao integrador gerir todos os dados de um contato, levando em conta informações que podem ser muito úteis no processo de vendas.

Com esses dados organizados e sistematizados, o integrador terá mais facilidade em abordar potenciais clientes e direcioná-los para a próxima etapa do funil de vendas.  

Confira a seguir mais detalhes da finalidade do CRM e como ele pode auxiliar no trabalho do integrador solar. 

Para que serve o CRM?

Apesar de muitas empresas terem contato com o CRM por meio de softwares e plataformas, esse método de trabalho vai muito além disso.

É um conceito que engloba uma série de processos, tendo o cliente como foco principal, visando melhorar a qualidade do relacionamento e, assim, gerar mais vendas.   

Entenda a funcionalidade do CRM para poder aplicá-lo na sua empresa
Entenda a funcionalidade do CRM para poder aplicá-lo na sua empresa.

Organizações que adotam a estratégia de CRM estão constantemente buscando formas de personalizar e agregar valor à experiência do cliente com as soluções que oferecem. A prática contempla o atendimento pré-venda, a venda em si e o suporte após a compra. 

O CRM é, portanto, uma estratégia que permite ter uma visão integral do cliente em todas as suas interações com a empresa. Esse é o segredo para antecipar seus desejos, descobrir tendências e otimizar os processos de venda, aumentando a rentabilidade. 

Ao investir em uma plataforma de CRM, a empresa consegue coletar, armazenar e gerir uma grande quantidade de dados sobre clientes e leads, como quais são seus principais interesses.

É muito mais que uma simples lista de contatos, pois contém também outras funcionalidades, com a opção de ser integrada com outras plataformas e, dessa forma, otimizar todos os processos de negócios da sua empresa.

Com esse tipo de recurso, é possível obter diferentes níveis de acesso aos dados do cliente. Com o auxílio da tecnologia, o integrador terá melhores condições para fechar mais negócios em menos tempo.

A ferramenta atua de maneira inteligente e estratégica, e ajuda a equipe a dar a devida atenção a todas as etapas do processo de vendas.

Ao conhecer potenciais clientes mais profundamente, você conseguirá atender suas necessidades da melhor forma, desenvolvendo um relacionamento fiel e duradouro. 

O desenvolvimento de campanhas de marketing mais assertivas, a otimização da gestão do estoque e a melhora do desempenho em vendas são alguns dos objetivos que podem ser alcançados ao investir em estratégias de CRM. 

Ficou interessado? Continue a leitura para saber mais sobre o impacto positivo que esse recurso pode ter na atuação do integrador solar. 

Como a ferramenta pode ajudar o integrador?

Há várias funções que podem ser exploradas ao implementar uma plataforma de CRM em seu trabalho. É uma ferramenta capaz de rastrear ativamente diversas informações dos clientes, o que é feito de maneira simultânea a uma gestão inteligente dos dados.

Confira essas super dicas sobre esta importante ferramenta
Confira essas super dicas sobre esta importante ferramenta.

Veremos a seguir diversas formas que esse tipo de plataforma pode ajudar o integrador. 

Coleta estratégica de dados

Um sistema de CRM é muito mais do que um simples banco de dados. Por meio das informações valiosas capturadas pela plataforma, viabiliza a criação de estratégias de abordagem, por meio de conteúdo relevante, promoções e atendimento pós-venda. 

Assim, diminui as chances de que sua conduta seja vista como invasiva ou inconveniente. Ao contar com um sistema de CRM, você terá todas as informações para saber exatamente quando e como realizar uma aproximação. 

Acompanhamento de leads

Os leads, conforme dito anteriormente, são oportunidades de negócio. Ou seja, clientes em potencial. Com o CRM, você conseguirá visualizar com mais facilidade a etapa do funil de vendas que seus leads estão, e quais conteúdos e campanhas sobre energia solar podem ser mais adequados para atraí-lo. 

Como esta ferramenta otimiza a captura de leads
Como esta ferramenta otimiza a captura de leads.

A partir disso, fica mais fácil traçar estratégias que aumentam suas chances de fechar negócio. 

Maior planejamento

Com a coleta estratégica de dados, é possível identificar mais facilmente de onde vieram seus leads, como, por exemplo, do seu site ou por meio de uma campanha realizada nas redes sociais. 

Assim, você terá condição de fazer um planejamento mais assertivo e escolher quais canais garantem maior conversão de leads e merecem maior investimento. 

Melhores estratégias

Como o CRM rastreia informações valiosas dos seus clientes, é possível acompanhar toda a trajetória de engajamento com o seu trabalho, desde o primeiro contato para saber mais sobre as soluções que você oferece em energia solar. 

Com isso, é possível desenvolver melhores estratégias de negócio. Pensando, por exemplo, em maneiras de melhorar e aprofundar a relação com o cliente, ou buscando formas de atrair e conquistar leads mais rapidamente. 

Automatização dos processos

O CRM também possibilita automatizar processos de comunicação, ao configurar respostas automáticas e envio de e-mails aos clientes. Isso ajuda a evitar o trabalho manual repetitivo, e ainda diminui a incidência de equívocos.

Veja como o CRM otimiza os processos dentro da sua empresa
Veja como o CRM otimiza os processos dentro da sua empresa.

Com isso, é possível direcionar os esforços das equipes para a realização de tarefas mais complexas.

Notificações sobre mudanças de status 

Você pode configurar seu CRM para notificar toda a equipe quando um lead ou cliente mudar de status. Assim, mantém todos os colaboradores por dentro dos negócios da empresa e evita abordagens repetitivas. 

Integração com outros sistemas

A possibilidade de integrar seu CRM a outras ferramentas pode otimizar resultados ao unificar processos e estratégias e trazer mais fluidez à rotina do integrador solar. 

Isso evita o retrabalho, otimiza o tempo de toda a equipe, possibilita maior controle de diversos processos e garante mais confiabilidade nas informações coletadas. 

Alguns dos principais recursos que podem ser integrados aos sistemas de CRM são as ferramentas do Google (Gmail, Google Sheets, Google Calendar, etc.), WhatsApp, Facebook, Instagram, Trello, Mailchimp e o formulário de contato disponibilizado no site da sua empresa, entre muitos outros.

Produção de relatórios

Com uma ferramenta de CRM, também fica mais fácil obter relatórios operacionais e gerenciais completos e personalizados.

Assim, você terá uma visão completa dos dados coletados e poderá identificar quando as melhores oportunidades são criadas, o tempo para fechamento do negócio e outras informações relevantes.

Levando em conta todas essas funcionalidades, pode-se concluir que a finalidade do CRM é proporcionar um relacionamento mais próximo com os clientes, garantindo que suas demandas sejam atendidas e, assim, gerar fidelidade e mais vendas. 

Com uma análise bem feita, os relatórios são muitos mais assertivos e eficientes
Com uma análise bem feita, os relatórios são muitos mais assertivos e eficientes.

Por ser uma estratégia focada no cliente, o CRM oferece resultados muito positivos para empresas e profissionais que buscam melhorar seu desempenho e sua lucratividade.

Como pudemos ver ao longo desse artigo, uma ferramenta de CRM pode oferecer inúmeros benefícios para a atuação do integrador solar. 

Investir nesse tipo de recurso é importante para otimizar o trabalho em vendas de energia solar. A plataforma mais adequada é aquela que pode suprir as demandas e especificidades da sua rotina como integrador.

Clique aqui e confira as 5 melhores plataformas para montar um CRM em energia solar.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares