As enquetes são um excelente recurso para interagir com potenciais clientes do seu negócio e, ao mesmo tempo, aumentar o engajamento nas redes sociais e recolher informações valiosas para direcionar suas ações de marketing.
Por meio das enquetes, você pode conhecer as dores e necessidades do seu público-alvo, e aprender qual a melhor forma de atender suas expectativas. Saber fazer perguntas interessantes pode ser uma estratégia poderosa para alcançar resultados eficazes.
Confira a seguir como explorar as enquetes e tirar o melhor dessa ferramenta.
Como utilizar este recurso e vender utilizando enquetes?
Conquistar a atenção do público se tornou um dos principais objetivos de empresas dedicadas a trabalhar com o marketing digital.
Para desfrutar das vantagens que o ambiente online oferece, é importante contar com recursos que funcionem e possibilitem traçar ações inovadoras. Nesse sentido, as enquetes são opções muito interessantes.
Elas podem ser disponibilizadas no site da empresa, mas a melhor ideia é realizá-las nas redes sociais. O público até pode estar disposto a responder formulários, mas a necessidade de sair das redes para isso se torna um obstáculo. Portanto, dê preferência às enquetes do Facebook, Instagram, Twitter, etc.
Há diversas formas de explorar esse recurso: postando nos stories, encaminhando por mensagem, oferecendo alternativas de múltipla escolha…
As enquetes chamam atenção, dão a possibilidade de interagir com o público de maneira descontraída e ainda servem para coletar informações importantes sobre quem está interessado no seu trabalho, de modo a orientar a produção de conteúdo e oferta de soluções.
O grande desafio é criar perguntas que despertem o interesse e curiosidade de quem está respondendo. Confira a seguir as melhores ideias!
De que maneira utilizar as enquetes?
Suas enquetes podem seguir direcionamentos diversos, de acordo com o que você deseja obter com elas. Veremos neste tópico algumas das opções mais interessantes para quem trabalha com energia solar.
Para obter feedback sobre o seu produto ou serviço
Sempre que você oferecer alguma novidade aos seus clientes e seguidores, é interessante recolher sua opinião a respeito.
Após fazer uma live ou promover um evento sobre energia solar, por exemplo, você pode disponibilizar uma enquete nas suas redes sociais perguntando o que acharam, se gostariam de sugerir que algo fosse diferente, e assim por diante.
O mesmo vale para os produtos e serviços que você oferece. Você pode direcionar a enquete para pessoas que já fecharam negócio com você antes, e assim obter informações mais precisas.
Recolher esse feedback é sempre muito importante para manter um controle da qualidade do seu trabalho, e ajuda a fortalecer a relação de confiança estabelecida com o cliente.
Para abordar temas interessantes
Se a ideia é construir uma relação mais próxima e autêntica com potenciais clientes da sua empresa, vale a pena lançar mão das estratégias de marketing de conteúdo, que servem justamente a esse propósito.
Nesse sentido, pode ser uma boa ideia tratar de assuntos que sejam de comum interesse entre você, sua empresa e seus seguidores ou clientes em potencial. As enquetes são oportunas para descobrir que temas são esses.
Você pode escolher falar sobre assuntos mais específicos da sua área de atuação, como o lançamento de alguma inovação no setor de energia solar, por exemplo, ou algum benefício que essa tecnologia proporciona.
Esse é o tipo de conteúdo que facilmente pode atrair a atenção do seu público. Outra opção é abordar temas mais amplos, que não se restrinjam apenas à energia solar.
Algumas sugestões interessantes podem envolver os direitos do consumidor, consumo consciente, outras alternativas ecológicas que podem ser adotadas no dia a dia e demais assuntos que possam ser de interesse do seu público-alvo.
Quanto mais informações você tiver sobre as pessoas que observam seu trabalho, mais fácil será selecionar temas que lhe sejam atrativos e mais insights valiosos terá para construir conteúdos relevantes.
Para falar sobre os bastidores do seu trabalho
Tenha em mente que, para os consumidores, nem sempre basta comprar um produto ou contratar um serviço. Muitas vezes, as pessoas buscam criar conexões mais fortes, e se relacionar verdadeiramente com as marcas ou empresas nas quais estão confiando seu investimento.
Vendo por esse ângulo, outra ideia para aproveitar as enquetes é explorar o que acontece nos bastidores do seu negócio. Essa alternativa é ideal para quem presta um serviço manualmente, como é o caso do integrador solar.
Há, ainda, muita curiosidade e dúvidas a respeito da energia solar, como ela é gerada e como sua tecnologia funciona.
Ao mostrar os bastidores do seu trabalho nas redes sociais, você possibilita maior aproximação com a realidade do seu negócio e consegue criar mais um ambiente de engajamento.
Mas o que, exatamente, explorar em relação aos bastidores? É exatamente nesse momento que as enquetes se mostram um recurso especialmente útil!
Pergunte aos seus seguidores se eles querem saber mais sobre o processo de dimensionamento de energia solar ou instalação do sistema fotovoltaico, por exemplo.
E lembre-se de tratar o assunto de maneira objetiva e com linguagem acessível, para que seja de fácil compreensão para quem não é dessa área.
Visando construir uma relação mais próxima com o cliente, outra ideia a ser explorada é mostrar mais do dia a dia da sua equipe, dos processos realizados por ela. Isso aumenta as chances de que as pessoas se sintam à vontade na hora de procurar mais informações ou contratar um serviço.
No entanto, esse tipo de conteúdo só vai gerar resultado se for realmente do interesse do público. Por isso as enquetes podem ser uma ferramenta tão importante para direcionar o que você fará nas suas redes sociais.
Para descobrir preferências pessoais
As pessoas adoram falar sobre as coisas que gostam, e usar isso a seu favor é uma estratégia muito interessante para validar ideias, direcionar ações de marketing e pensar em novas soluções a serem oferecidas.
Uma ideia legal e descontraída é criar enquetes do tipo “isso ou aquilo”, que convidam o usuário a escolher, entre duas opções, qual a sua favorita. Você pode colocar dois produtos, duas ideias de conteúdo, duas soluções para economia de energia, e assim por diante.
Outro exemplo a ser explorado é entender sobre as preferências de compra do consumidor.
Com as enquetes, você pode descobrir se ele prefere fazer compras pelo celular ou pelo computador, se prefere tratar a proposta comercial presencialmente ou por vídeo chamada, quais métodos de pagamento busca priorizar ao fazer suas compras…
Dessa maneira, você tem a chance de coletar informações que possam representar melhorias para a jornada do cliente como um todo.
Além de proporcionar uma interação espontânea, também possibilita conhecer a fundo quem são seus clientes em potencial.
Isso pode te ajudar a aumentar o portfólio dos produtos e serviços que oferece em sua empresa, tendo a certeza do que pode ser mais atrativo para o público-alvo.
Entender seus gostos, desejos, necessidades e expectativas é o caminho para tomar decisões mais assertivas em todos os campos, de vendas ao marketing.
Para aproximar os seguidores da sua empresa
Além das possibilidades discutidas até aqui, também pode ser interessante para o consumidor obter mais informações a respeito da sua atuação profissional e do seu negócio. Que tal fazer isso de uma maneira descontraída, por meio de um quiz?
Escolha perguntas que sejam fáceis de responder, assim há maiores chances de que os seguidores se sintam motivados a participar da enquete, gerando mais engajamento.
Você pode fazer um quiz com curiosidades sobre a sua empresa, oferecendo a oportunidade de conhecerem mais a fundo o seu trabalho. Isso certamente vai ajudar a fortalecer a relação entre você e as pessoas que acompanham o que você faz.
Há inúmeras formas de explorar as enquetes de modo a aprimorar seu conteúdo, estreitar as relações com potenciais clientes e disseminar informação a respeito da energia solar e os benefícios que ela oferece. Implemente esse recurso com estratégia e sabedoria e colha resultados impressionantes.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.