Se você ainda não utiliza o rapport em suas abordagens de vendas, é bem possível que esteja perdendo bons negócios com cliente de energia solar.

Sabe quando, durante a interação com o cliente, o papo não flui tão bem quanto você gostaria e parece até que vocês não falam a mesma língua? Quando a conversa fica travada assim, pode até mesmo impedir o andamento da negociação.

Um dos possíveis fatores para que isso aconteça é justamente a falta de rapport. 

O objetivo do rapport é reduzir a tensão do processo de vendas, deixar o cliente de energia solar mais à vontade e criar uma atmosfera propícia para fechar um bom negócio.

Dominar essa técnica é fundamental para se conectar com clientes em potencial, realizar reuniões produtivas, concretizar vendas e fidelizar clientes. 

Confira no artigo a seguir mais detalhes sobre o rapport e dicas para dominar essa estratégia em suas abordagens de vendas.

O que é rapport? 

O termo “rapport” vem do francês e significa “criar uma relação”, ou seja, desenvolver uma oportunidade para que as pessoas se comuniquem bem e compreendam os sentimentos e ideias uns dos outros. 

Esse é um conceito bastante amplo e complexo, já que pode estar presente em qualquer relação humana.

Ele advém, principalmente, da psicologia, e é utilizado justamente para designar a técnica utilizada pelos profissionais da área de criar uma ligação de empatia e sintonia com seu interlocutor, para que ele se comunique com menos resistência.

Consiste em conquistar a confiança de seu cliente de energia solar

Além dos psicólogos, os vendedores também passaram a utilizar bastante a técnica do rapport por reconhecerem o grande potencial que ela apresenta. No mundo das vendas, ela é utilizada para gerar uma conexão empática entre vendedor e cliente, aumentando as chances de uma venda bem sucedida.

Quando o vendedor utiliza o rapport, aumenta as chances de que seus clientes, em potencial estejam mais abertos e receptivos ao que ele tem a dizer.

Não significa, necessariamente, que eles vão concordar totalmente com o que está sendo dito, mas sim que há um espaço seguro para uma interação e troca genuínas, por meio das quais é possível dar e receber informações com menos resistência.

Ao ser atendido por um vendedor que sabe como aplicar o rapport, o cliente sente que está sendo ouvido e compreendido. Assim, é como se deixasse de lado suas resistências e barreiras, pois sente que pode confiar no profissional responsável pelo seu atendimento. 

Sendo assim, sempre que a palavra “rapport” é utilizada no contexto de vendas, deve estar relacionada à construção de relacionamentos concretos e genuínos, baseados na empatia e confiança entre vendedor e cliente.

O cliente confia que o vendedor tem capacidade de encontrar uma solução que consiga resolver seus problemas e atender suas expectativas, e o vendedor acredita que de fato tem algo de valor que pode oferecer para aquele cliente.

Entender suas expectativas e atende-las da melhor forma

Ao gerar essa identificação, o cliente de energia solar se sente acolhido e pode ver em você ou na empresa que você representa a segurança que está buscando para fechar um bom negócio. 

Isso é o que faz o rapport tão importante para realizar negociações, sobretudo se tratando de vendas de energia solar, que requerem um alto investimento financeiro.

Como a maioria das pessoas procura esse tipo de solução por uma questão emocional (a conscientização em relação ao meio ambiente, por exemplo), estabelecer uma conexão durante a abordagem de vendas aumenta consideravelmente as chances de fechar negócio.

Para implementar o rapport, há alguns elementos-chave que são considerados essenciais. São eles: 

  • Fazer contato visual;
  • Manter uma expressão facial empática;
  • Boa postura corporal;
  • Equilíbrio emocional;
  • Tom de voz agradável e acolhedor;
  • Andamento (timing);
  • Controlar o volume da voz;
  • Comunicação verbal (palavras);
  • Comunicação não-verbal (gestos) – clique aqui para saber mais.

Levando esses elementos em consideração, torna-se mais fácil estabelecer uma conexão com seus clientes e fazer com que ele se sinta mais à vontade com sua abordagem.

Assim, você conseguirá ter mais abertura no diálogo, o que possibilita que o processo de vendas se torne uma interação genuína e proveitosa para ambas as partes envolvidas. 

Garantindo a satisfação da solução oferecida e fidelizando o cliente

Para o cliente, torna-se mais fácil expor suas dores e preocupações em relação à busca por soluções. Já para o vendedor, há melhores chances de conseguir uma venda, uma vez que ele consegue maior abertura do cliente para entender exatamente o que ele está buscando. 

Dessa forma, além de aumentar as conversões, o rapport também pode ajudar a melhorar o seu discurso de vendas, para que esteja mais adequado ao que o cliente demonstra estar interessado durante a negociação.

Agora que você já sabe o que é rapport e qual a sua importância para a abordagem de vendas em energia solar, confira a seguir como implementar essa estratégia em seu processo de vendas.

Como estabelecer rapport com o cliente de energia solar? 

Algumas técnicas podem facilitar bastante o trabalho do vendedor de energia solar na hora de estabelecer rapport com seu potencial cliente de energia solar. Confira a seguir as principais. 

Busque criar uma conexão

O primeiro passo para ter rapport com seus clientes é encontrar uma abertura para criar uma conexão. Isso pode ser feito por meio de algum interesse em comum, como a partida de futebol da noite anterior ou o programa de televisão que está em alta no momento. 

Busque uma conexão mais leve com seu cliente

Essa conversa inicial ajuda a quebrar o gelo e criar uma identificação entre vendedor e cliente, gerando empatia e confiança. Esses momentos mais descontraídos também servem para deixar a negociação mais leve, gerando a sensação de proximidade com o potencial cliente.

Trate o cliente de energia solar pelo nome

Essa dica parece óbvia, mas está aqui por uma razão. Chamar seus potenciais clientes pelo nome pode fazer toda a diferença, e até mesmo te ajudar a vender mais. Esse gesto tão simples, além de favorecer a sensação de proximidade, também faz com que seu interlocutor se sinta mais valorizado. 

Muitos profissionais de vendas podem subestimar a importância de estar sempre chamando seu cliente pelo nome. Seja em reuniões presenciais, pelo telefone ou aplicativo de mensagens, isso demonstra empatia e simpatia na hora da negociação. 

Essa é uma forma de mostrar que você está atento aos detalhes, o que também pode ser feito de outras maneiras, como ao resgatar algo que o cliente mencionou antes, por exemplo. Assim, ele perceberá que você realmente está disposto a ajudá-lo.

Pesquise sobre o cliente de energia solar

Antes mesmo de fazer uma proposta comercial ou comparecer à reunião com o cliente, é importante entender o contexto no qual a negociação vai acontecer. Por isso, faça uma pesquisa sobre o cliente e leve as informações que foram coletadas para o encontro com ele. 

Essa é uma forma de personalizar sua abordagem, demonstrar interesse e conquistar a identificação do cliente durante a conversa. Posturas como essa fazem toda a diferença nas vendas consultivas, que geralmente são as mais adequadas à realidade das empresas de energia solar.

Faça uma boa analise sobre seu cliente, para identificar exatamente suas necessidades
Faça uma boa analise sobre seu cliente, para identificar exatamente suas necessidades

Você pode dar uma olhada nas redes sociais do cliente, ou, no caso de negociações B2B, checar o site da empresa. Assim, você terá um melhor entendimento de como personalizar suas ofertas e chegará mais preparado para a reunião.

Demonstre empatia e interesse

Assumir uma postura empática e interessada no que o cliente tem a dizer ajuda a fazer com que ele se sinta mais confortável, já que a abordagem de vendas ganha um tom mais descontraído e menos forçado.

Essa é também uma oportunidade para personalizar a sua abordagem, já que possibilita coletar maiores informações sobre o cliente.

Mostre que você tem interesse em contribuir para resolver os problemas que ele está enfrentando, e que entende suas preocupações e expectativas. Se coloque no lugar dele e mostre que você tem os recursos adequados para ajudá-lo.

Adeque o tom de voz

Já parou para pensar no impacto que o seu tom de voz pode ter nos seus clientes? É por meio do tom de voz que percebemos o estado de espírito do outro, e se a pessoa que está falando está segura em relação à solução que oferece, o que garante mais credibilidade ao seu trabalho. 

Identifique a maneira com que seu cliente se comunica, e adapte seu tom de voz a este estilo

Sendo assim, adotar um tom de voz adequado é mais uma forma de aumentar as chances de fechar negócios. Evite falar muito alto ou muito baixo, e tenha cuidado também com a velocidade que as palavras são ditas.

Certifique-se de pronunciá-las de maneira clara para que sejam bem entendidas, evitando ruídos na comunicação.

Pratique a técnica do espelhamento

Por fim, outra estratégia muito utilizada para estabelecer rapport é o espelhamento. Essa é, inclusive, uma das formas mais tradicionais de aplicar o rapport no contexto de vendas.

Por meio do espelhamento, é possível alinhar a sua postura corporal e o seu tom de voz de modo a deixar seu potencial cliente mais à vontade na hora da negociação. 

Observe como seu interlocutor se comporta e as aberturas que ele dá ao longo da conversa. Se o papo está mais bem-humorado, por exemplo, você pode aproveitar a oportunidade para fazer um comentário mais descontraído, mas sem tirar o foco da negociação.

Já se o cliente tiver um comportamento mais sério e fechado, o indicado é adotar uma postura mais profissional.

O objetivo da técnica de espelhamento é gerar uma empatia natural entre vendedor e cliente, com base na ideia de que nos sentimos mais à vontade na presença de pessoas com quem temos alguma identificação.

Importância do rapport na conquista do cliente de energia solar

Assim, durante a negociação, os clientes terão a impressão de estarem falando com alguém semelhante a eles, o que serve para que sintam-se mais confortáveis com a situação e estejam mais abertos à abordagem de vendas.

Ao aplicar essas dicas, você estará implementando o rapport em seu processo comercial, e assim conseguirá estabelecer uma relação de confiança com seus clientes de energia solar. 

Gostou do que viu por aqui? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para estar sempre por dentro de estratégias poderosas para aplicar em sua abordagem como vendedor! 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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