No bairro Cajuru, a Fazenda Urbana brilha como um exemplo vivo do firme compromisso da cidade em fomentar a agricultura sustentável e enfrentar as mudanças climáticas. Para além de propagar práticas agrícolas ecologicamente corretas e disseminar conhecimentos, a fazenda deu um passo pioneiro em 2021 ao incorporar painéis fotovoltaicos para captar energia solar. Com essa inovação, sua operação se tornou não só sustentável, mas também altamente eficiente.

Ao longo dos dois primeiros anos de funcionamento com os painéis solares, a fazenda gerou uma impressionante quantidade de aproximadamente 60,53 MWh de energia limpa.

Esse valor representa cerca de 80% do consumo energético da fazenda, resultando em uma economia significativa em relação ao uso de energia convencional e uma notável redução nas emissões de gases de efeito estufa. Tal feito ressalta o papel desbravador da Fazenda Urbana no esforço coletivo de construir um futuro mais sustentável e consciente para a cidade.

Os benefícios Economia

Segundo Marcos Rosa, o gerente da Fazenda Urbana, a implementação dos painéis fotovoltaicos trouxe benefícios econômicos para a propriedade. Ele explicou que esses painéis têm a importante função de captar a energia do sol e transformá-la em eletricidade, que é, por sua vez, utilizada para alimentar todas as atividades da fazenda.

Desde a iluminação até os sistemas de irrigação e a manutenção dos equipamentos, tudo é impulsionado pela energia limpa gerada pelos painéis solares. A incorporação dessa tecnologia sustentável trouxe um grande impulso para a eficiência operacional da Fazenda Urbana, ao mesmo tempo que contribui para a promoção de práticas agrícolas ecologicamente corretas.

Os projetos em Curitiba

Em conjunto com outros projetos de energia solar em Curitiba, a Fazenda Urbana é parte integrante do programa “Curitiba Mais Energia,” uma iniciativa essencial do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), lançado no final de 2020.

Coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o programa “Curitiba Mais Energia” tem como meta a instalação de painéis fotovoltaicos nos terminais de ônibus do Boqueirão, Santa Cândida e Pinheirinho. Entretanto, a busca por energia limpa e renovável não se limita apenas aos terminais de ônibus, visto que outros locais também foram agraciados com módulos fotovoltaicos, incluindo o Palácio 29 de Março, o Salão de Atos do Parque Barigui e a Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico. Além disso, há a Central Geradora Hidelétrica – CGH Nicolau Klüppel, que gera energia a partir da queda d’água do Parque Barigui.

A Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba, uma conquista recente inaugurada em 29 de março deste ano, destaca-se como o maior e mais significativo sistema de geração de energia do programa “Curitiba Mais Energia.”

Com a total operacionalização de todos esses projetos, a Prefeitura prevê alcançar uma economia estimada de 60% na fatura de energia elétrica dos prédios públicos municipais, demonstrando um comprometimento expressivo com a transição para fontes de energia sustentáveis e a redução do impacto ambiental.

Posts Similares