Por conta da globalização, os avanços tecnológicos estão cada vez mais sofisticados, e com isso as comunicações passaram a ser instantâneas. Onde através de um celular uma pessoa pode se comunicar com outra, em qualquer lugar do mundo, com aplicativos, como o WhatsApp. 

O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo e também no Brasil. Essa plataforma facilita a comunicação no dia a dia e é uma ferramenta poderosa que empresas de energia solar podem utilizar para alcançarem seus clientes e venderem mais produtos e serviços.

Isso é um potencial a ser explorado pelas empresas, que podem se conectar muito mais facilmente com seus clientes, e vice-versa. Para isso é importante saber de que maneira você pode utilizar o WhatsApp como ferramenta para auxiliá-lo na venda de sistemas de energia solar.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão criada a partir do WhatsApp comum, desenvolvida especificamente para empresas, voltada para melhorar a comunicação entre clientes e negócios.

Possui várias vantagens para as empresas, se comparado ao WhatsApp tradicional, sendo assim é possível que empresas de energia solar possam usufruir dessa tecnologia para melhorar seu relacionamento com seus clientes e gerar mais vendas.

O WhatsApp Business pode te ajudar a ter melhores relações com seus clientes.

Essa versão possui algumas ferramentas que foram desenvolvidas propriamente para que as empresas consigam estabelecer uma comunicação comercial dinâmica. Que são:

Criação de um perfil comercial

O WhatsApp Business te permite criar um perfil empresarial, assim consegue adicionar informações importantes sobre você ou sua empresa, como por exemplo:

  • Endereço: possível adicionar seu endereço, onde a própria ferramenta irá adicionar um pequeno mapa logo abaixo desse campo. Assim, quando seu cliente clicar, ele será redirecionado para o aplicativo de mapas do aparelho celular dele, podendo traçar o caminho de onde estiver até você. Essa ferramenta ajuda seu cliente a te encontrar, dispensando que ele procure seu endereço em algum buscador pela internet.
  • Horários de funcionamento: de maneira simples é possível adicionar os horários que está disponível para atendimento ou de funcionamento da empresa, dessa forma seu cliente sabe qual horário de procurar.
  • E-mail: consegue adicionar seu e-mail de contato, para que seus clientes consigam formalizar um pedido ou solicitação de maneira fácil.
  • Site: é possível adicionar o site institucional da sua empresa, ou o da sua loja virtual, para que seus contatos possam acessá-lo.

Mensagens automáticas

O WhatsApp Business é uma ferramenta inteligente, que te permite criar mensagens automáticas que são enviadas ao seu cliente quando ele entra em contato com você.

Automatização de mensagem para vender energia solar.

Essa ferramenta é extremamente útil, principalmente se você tem um alto fluxo de contatos, assim consegue personalizar uma mensagem de boas-vindas, com informações relevantes, como horário de funcionamento ou tempo de espera para ser respondido. Assim seu cliente pode aguardar até que você ou um representante consiga atendê-lo.

Catálogo virtual

É possível também criar um catálogo de produtos, de forma completa, contendo informações como: nome do produto, descrição, imagem, preço, código do produto e até inserir um link externo, que direcione o cliente para o seu site ou de um parceiro.

Você também pode utilizar essa ferramenta para criar um portfólio com projetos de energia solar implantados por sua empresa.

Etiquetas

Outra ferramenta muito interessante são as etiquetas. Com elas você consegue, de maneira fácil e dinâmica, identificar seus clientes, levando em consideração o status atual deste cliente. 

Através de uma combinação de cores e descrição, você consegue agrupar de forma fácil contatos que estejam em um mesmo ponto da jornada de compra. Por exemplo, pode utilizar da seguinte forma as etiquetas:

  • Cor branca para identificar leads novos;
  • A cor azul para clientes que já iniciou um primeiro contato;
  • Laranja para clientes com projetos apresentados;
  • A cor vermelha para clientes com pagamento pendente;
  • Etiqueta verde para clientes com pagamento aprovado;
  • Violeta para clientes com implantações iniciadas.

E essas etiquetas servem como filtro, facilitando o controle dos leads. Assim, pode acessar determinada etiqueta e verificar quantos e quais são os contatos com ela.

Anúncios no WhatsApp

Por fazer parte do grupo Meta, que integra também Facebook e Instagram, o WhatsApp Business tem uma compatibilidade nativa com essas redes sociais. Assim, consegue de maneira fácil realizar anúncios pagos em alguma dessas plataformas e direcionar diretamente seu lead para o WhatsApp, agilizando o contato e tornando a captação de leads mais prática.

Como utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas em energia solar

O WhatsApp Business não substitui completamente o processo tradicional de vendas, e você nem deve se restringir apenas a ele.

O WhatsApp não substitui o processo tradicional de vendas, mas ajuda a complementar.

Porém, essa é uma ferramenta muito poderosa de comunicação, que pode ser utilizada para agilizar seu processo de comunicação com seus clientes, realizar follow-up e atualizar de forma rápida seus contatos, sobre seus produtos, serviços e novidades no setor solar.

Listamos algumas formas de extrair ao máximo o que o WhatsApp Business pode oferecer e a forma que pode utilizá-lo para aumentar suas vendas.

Adicione um botão do WhatsApp Business

Você pode adicionar um botão no seu site, ou rede social, que direciona seu contato diretamente para seu WhatsApp. Isso vai tornar sua empresa mais acessível aos olhos do seu cliente, e quanto antes conseguir responder esse contato, melhor é. 

Vários estudos apontam que uma das queixas mais comuns entre consumidores é pela demora ou dificuldade para conseguir contato com as empresas. Por isso utilize essa ferramenta para criar uma experiência de compra única para seu potencial cliente.

Humanize seu contato

Mesmo sendo possível automatizar mensagens e respostas para seus contatos, lembre-se de oferecer um atendimento humanizado aos seus clientes. Dê atenção a eles, tire suas dúvidas e se possível utilize o WhatsApp como ponte, para que consiga marcar uma reunião ou visita presencial. Assim terá possibilidade de estreitar os laços com esse cliente.

Ao se comunicar pelo WhatsApp evite o uso de gírias ou abreviações, procure manter uma linguagem apropriada e profissional. Treine sua equipe nesse tipo de atendimento, para que a conversa não se torne robotizada ou apática.

Personalize suas mensagens

Quando entrar em contato com um lead, certifique-se de que sua mensagem é personalizada pensando naquele cliente em potencial, isso vai aumentar muito a probabilidade de que esse lead responda sua mensagem e possam iniciar uma conversa. 

Envie sempre mensagens personalizadas para os seus clientes.

Mensagens padrões, dão a sensação ao seu cliente de que está conversando com um robô, e assim o primeiro contato acaba sendo frio e sem vida. Por isso, invista um tempo para personalizar suas mensagens.

Crie um perfil comercial profissional

Listamos acima algumas ferramentas que o WhatsApp Business possui, entre elas o perfil comercial. Utilize ele para se destacar da sua concorrência, preenchendo todas as informações pertinentes de maneira profissional, isso fará com que sua credibilidade com seu público alvo aumente.

Outro ponto importante a ser ressaltado, é evitar de utilizar o WhatsApp da empresa para compartilhar opiniões e fotos pessoais, isso pode afetar negativamente sua imagem perante seus clientes. Procure utilizar essa ferramenta unicamente para a empresa.

Portfólio no WhatsApp

Você pode utilizar o WhatsApp Business como um portfólio, onde contenha seus projetos implantados.

Aproveite para exibir para seus clientes seus produtos, a partir do momento que seu cliente visualiza seus painéis solares, baterias e inversores, ele começa a imaginar esse sistema na sua residência ou empresa, e isso também o ajuda a compreender melhor suas funcionalidades.

E a partir do momento que o cliente entende melhor como o sistema funciona e passa a visualizá-lo, as chances de realizar o fechamento de um negócio com você aumentam.

Compartilhe informações relevantes no WhatsApp

Como falamos, ajudar seu cliente a entender melhor como o sistema de energia solar funciona vai ajudá-lo na tomada de decisão sobre a compra. Por isso é importante manter seus contatos informados, e você pode fazer isso de algumas formas:

  • Listas de transmissão: você pode criar listas de transmissão para enviar mensagens para vários contatos de uma única vez. Você também pode dividir essas listas por tipo, entre novos leads, clientes com vendas concluídas, fornecedores, clientes sem compra realizada mas interessados sobre energia solar. Assim fica mais fácil direcionar as informações certas para os públicos certos.
  • Status: o status do WhatsApp é algo que pode ser utilizado para aumentar suas chances de realizar vendas, nele você pode compartilhar fotos, vídeos e links, com ou sem legenda. Dessa maneira fica fácil mostrar algum produto novo que adquiriu, ofertas especiais, notícias do setor solar e o dia a dia da empresa, talvez com imagens e vídeos das implantações em andamento. Assim fica mais fácil manter seu cliente informado e mais próximo de sua empresa.

Compartilhar essas informações também vai melhorar a forma que seu cliente vê você e sua empresa, pois isso demonstrará que você é um especialista no assunto e vai se tornar um fornecedor de energia solar mais confiável. 

Tenha constância

É importante ser consistente na sua abordagem e em suas mensagens, procure responder a todos os clientes que entrarem em contato com você, solucionando suas dúvidas de maneira eficiente e com rapidez. Isso tornará sua marca mais forte e criará uma relação de confiança com seus clientes.

Também é necessário manter uma constância diária nas suas postagens, para evitar que seu lead esqueça de você, mas para isso realize um planejamento estratégico dos materiais a serem compartilhados. Procurando identificar o melhor horário e forma de postar.

Grupos no WhatsApp

Outra forma efetiva para manter seus clientes atualizados é utilizando os grupos do WhatsApp. E essa ferramenta pode ser útil para criar uma comunidade de usuários de energia solar, assim seus clientes podem compartilhar suas experiências entre si.

Os grupos do WhatsApp podem criar uma comunidade.

Mas atenção, se for utilizar o grupo dessa maneira o mesmo precisa ser supervisionado e as mensagens compartilhadas precisam ser relevantes para os membros e seguindo o objetivo do grupo.

Leia mais: Como configurar o WhatsApp Business? Passo a Passo para o integrador

Você também pode criar grupos onde apenas você e sua equipe tem acesso para enviarem mensagens, assim consegue criar um local de comunicação ativa, que pode utilizar para informar seus clientes ou fornecedores, sobre produtos, promoções ou novidades.

Evite enviar spam

Uma dica importante é não entrar em contato através do WhatsApp sem o consentimento da outra pessoa, certifique-se que o lead deu a permissão para que realize esse primeiro contato e assim evitar problemas futuros.

Conclusão

O WhatsApp, como toda ferramenta, deve ser usado de maneira responsável e visando os interesses dos seus clientes e da sua empresa. Essa poderosa tecnologia pode ajudá-lo a manter um contato mais próximo com seus leads, facilitando sua comunicação, interação e apresentação de propostas e serviços.

O WhatsApp Business pode ser usado como um cartão de visitas, contendo toda informação necessária para que seu cliente consiga entrar em contato com você, seja por meio de mensagens eletrônicas, e-mail, ou até mesmo pessoalmente.

Use as tecnologias para conseguir alcançar seus clientes em potencial. Para isso foque no planejamento adequado das abordagens de vendas, realize treinamento com seus vendedores a partir de estudos de casos e procure melhorar seu nível de atendimento a cada cliente.

Com essa fórmula conseguirá aumentar sua taxa de conversão e melhorar seus resultados de vendas.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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