A Orbital Composites e a Virtus Solis anunciaram uma importante parceria para desenvolver a primeira estação comercial de energia solar baseada no espaço (SBSP) do mundo. Este projeto inovador aproveitará a energia do Sol em órbita e a transmitirá sem fio para a Terra para geração contínua e limpa de energia.

Virtus Solis e a Orbital Composites

A Orbital Composites, uma empresa de fabricação avançada conhecida por sua experiência em impressão 3D, é especializada na produção em massa de satélites SBSP equipados com matrizes de fase e eletrônica de potência. Já a Virtus Solis, é uma startup de tecnologia profunda em estágio inicial estabelecida em 2019.

Essa empresa se concentra na tecnologia de transmissão de energia sem fio (WPT), especificamente utilizando WPT de micro-ondas para aumentar a eficiência da transferência de energia solar do espaço para o solo. A empresa pretende tornar os custos de energia renovável baixos o suficiente para substituir os combustíveis fósseis em escala global.

Sateletes com painéis solares no espaço.
Energia solar vinda do espaço

A parceria entre a Virtus Solis e a Orbital Composites se solidificou durante a Generation Space Accelerator Mission 11 da Seraphim em abril. A Virtus Solis planeja fazer a transição da fase de prova de conceito para o desenvolvimento de um processo de fabricação nos próximos 18 meses.

Fabricação em massa de satélites para energia solar

De acordo com John Bucknell, CEO e fundador da Virtus Solis, “a capacidade de fabricação como serviço da Orbital Composite acelerará o desenvolvimento da arquitetura de satélites lado a lado da Virtus Solis e a levará à fabricação em massa com um primeiro teste em órbita em 36 meses de mais de 100 satélites.”

As responsabilidades são divididas entre as duas empresas. A Virtus Solis projetará as principais tecnologias SBSP, incluindo matrizes de antenas, eletrônica de potência e megaestruturas modulares. A Orbital Composites aproveitará sua experiência em fabricação robótica para desenvolver processos escaláveis, produzir antenas de matriz de fase impressas em 3D e satélites prontos para uso e fornecer serviço, montagem e fabricação no espaço (ISAM) para a estação Virtus SBSP.

Amolak Badesha, CEO da Orbital Composites, compartilhou sua empolgação, afirmando: “As estações de energia solar baseadas no espaço da Virtus exemplificam a visão da Orbital de alcançar fabricação e montagem de alto volume de algumas das maiores estruturas já feitas no espaço”.

A parceria entre a Orbital Composites e a Virtus Solis traz um marco significativo na busca de energia renovável. Juntos, elas pretendem liberar o vasto potencial da energia solar baseada no espaço, inaugurando era de energia limpa e sustentável para o mundo.

Fonte: Payloadspace

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares