As mídias pagas desempenham atualmente um papel determinante nas estratégias de marketing e vendas em empresas de diversos portes ou que atuam em diferentes segmentos. Ter um site e perfil nas principais redes sociais não é mais o suficiente para fortalecer a presença da sua empresa no universo digital, é preciso reforçar isso a todo momento para garantir que seu negócio tenha visibilidade. 

A sua concorrência certamente também está atenta a isso, e esse é mais um motivo para investir em mídias pagas. Confira a seguir por que vale a pena trabalhar com mídia paga em energia solar, quais os principais tipos que existem e como investir nisso. Boa leitura!  

O que é mídia paga em energia solar e por que investir?

Quando nos referimos às mídias pagas, estamos falando da divulgação de conteúdos e anúncios de maneira monetizada.

Antes, as empresas direcionavam seu orçamento de marketing quase que integralmente para as mídias tradicionais (como TV, rádio, outdoor e panfleto), mas, com a internet, as opções se multiplicaram. 

Uma pesquisa realizada pela Hubspot mostra que 63% das empresas têm como principal desafio no marketing a geração de tráfego e leads (contatos de possíveis consumidores dos seus produtos e serviços).

Aprenda um pouco mais sobre mídia paga em energia solar, e porque investir neste segmento
Aprenda um pouco mais sobre mídia paga em energia solar, e porque investir neste segmento.

A mídia paga conseguiu ascender como estratégia de marketing justamente por oferecer soluções nesse sentido. 

Há uma infinidade de canais e formatos que podem ser explorados para reforçar a presença da sua empresa de energia solar na internet e ajudar a alcançar seus objetivos. O conteúdo patrocinado pelas mídias pagas possibilita promover ideias, produtos e serviços para o seu público-alvo.

Esse é um recurso fundamental para compor uma estratégia robusta de marketing digital, visando o reconhecimento da marca e o aumento da lucratividade. A mídia paga é o canal e o espaço encarregados de levar a mensagem do seu negócio, promovendo suas soluções, valores e mensagem.

Há diversos benefícios que sua empresa de energia solar tem a usufruir com esse tipo de investimento. A seguir, vamos falar sobre os principais.

Resultados mais rápidos

Ao investir em mídia paga, você notará como os resultados são rápidos e, de certa forma, mais previsíveis. Isso possibilita estimar os resultados antes mesmo de lançar uma nova campanha. 

Sendo assim, empresas que desejam vender mais e de forma mais rápida precisam investir em mídias pagas.

Ao criar campanhas de links patrocinados pelo Google Ads, por exemplo, você atinge usuários em busca de produtos ou serviços em energia solar no momento exato em que procuram por esse tipo de solução.

Isso aumenta as probabilidades de conversão em leads qualificados e oportunidades de vendas. 

Como potencializar os resultados com as mídias pagas
Como potencializar os resultados com as mídias pagas.

Com pouco tempo de veiculação dos anúncios, as empresas já conseguem observar os primeiros resultados. E engana-se quem acredita que para isso é preciso realizar grandes investimentos: o que realmente faz a diferença é fazer campanhas bem elaboradas e com a segmentação adequada. 

Aumento no tráfego do site

Outra grande vantagem para empresas que investem em mídia paga é a possibilidade de atrair mais pessoas para o seu site e torná-lo mais conhecido em um curto período de tempo. 

Para conquistar um lugar privilegiado na primeira página dos buscadores (como Google, por exemplo), é preciso construir a autoridade do seu site, o que pode levar muito tempo se você se dedicar apenas ao tráfego orgânico.

Se tratando do setor de energia solar, isso pode ser ainda mais difícil devido à alta competitividade do mercado. 

Com as mídias pagas, você não apenas aumenta o volume do tráfego no seu site como também atrai usuários altamente qualificados, que representam maiores probabilidades de negócios para a sua empresa. Assim, além de melhorar o tráfego, também aumenta as taxas de conversão. 

Flexibilidade de orçamento

Um dos grandes diferenciais de direcionar seu orçamento de marketing para as mídias pagas é a possibilidade de fazer testes e lançar estratégias mais assertivas sem precisar investir muito no início.

Assim, você pode aprimorar suas campanhas e entender o que de fato funciona com o seu público-alvo. 

Observe como sua audiência responde às campanhas e atente para o custo por aquisição. Com uma maior compreensão do comportamento do seu público, você saberá quais anúncios e textos têm melhor desempenho para aumentar gradualmente seu investimento. 

O investimento em mídia paga permite uma maior flexibilidade no investimento
O investimento em mídia paga permite uma maior flexibilidade no investimento.

Lembre-se de sempre analisar se está alcançando o retorno de investimento esperado. Se a sua empresa não possui um alto valor de orçamento disponível, você pode iniciar campanhas com a segmentação de públicos específicos ou regiões estratégicas para otimizar as vendas.

Além da possibilidade de alterar as configurações da campanha enquanto ela ainda está em andamento, outro ponto positivo é que, com as mídias pagas, o usuário escolhe como prefere ser cobrado.

O investimento pode ser em cliques, visualizações, conversões e inscrições. Escolha de acordo com o objetivo traçado para o seu negócio.

Maior visibilidade para sua empresa 

Ao investir em mídias pagas, você consegue impactar mais pessoas com seus conteúdos e anúncios, alcançando usuários que estão usando as redes sociais, realizando pesquisas nos buscadores, navegando em sites ou até mesmo assistindo vídeos. 

As estratégias de marketing digital podem ser direcionadas para objetivos específicos, como vendas diretas ou reconhecimento de marca.

Essa estratégia, também chamada de Branding, é extremamente relevante e indispensável para empresas que desejam fortalecer sua presença no universo digital. 

Resultados rápidos e mensuráveis

Uma das grandes facilidades de investir em mídia paga em energia solar é justamente a possibilidade de mensurar e analisar os resultados obtidos, o que dificilmente aconteceria com as mídias tradicionais. 

Ao lançar uma campanha, é possível monitorar seu desempenho em tempo real. Assim fica mais fácil entender o comportamento e as preferências do seu público-alvo. Como cada etapa é mensurada, também é possível identificar oportunidades ou falhas na estratégia e redirecionar os investimentos 

Verifique indicadores como aumento de tráfego, geração de leads, envolvimento com publicações e vendas geradas. São métricas que vão te ajudar a compreender se a estratégia desenvolvida está sendo eficaz e gerando o resultado esperado. 

Os resultados são rápidos e podem ser mensurados pelas métricas oferecidas pelas ferramentas
Os resultados são rápidos e podem ser mensurados pelas métricas oferecidas pelas ferramentas.

Agora que você já está por dentro de todos os benefícios que sua empresa pode usufruir com esse tipo de investimento, confira a seguir os principais tipos de mídias pagas que existem. 

Quais os tipos de mídia paga em energia solar? 

No Brasil, há três principais tipos de mídias pagas que sua empresa pode explorar: nas redes sociais, nos mecanismos de busca e nos banners. Confira a seguir algumas informações importantes sobre cada uma delas.

Mídia paga em energia solar, para as redes sociais

Esse é provavelmente o tipo de mídia paga mais utilizado pelas empresas brasileiras, já que as redes sociais se tornaram as principais plataformas utilizadas pelos internautas em nosso país. 

Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Twitter, TikTok… quase todas as redes sociais mais populares oferecem opções de mídia paga, com a possibilidade de alcançar mais usuários por meio de anúncios.

O mecanismo geralmente é semelhante, e a segmentação pode ser realizada de acordo com dados demográficos, localização, interesses e comportamento, entre outros.

Geralmente é preciso criar uma conta empresarial, que permite criar, acessar e monitorar anúncios personalizados. Verifique em quais redes sociais estão concentrados seus potenciais clientes e garanta sua presença por lá. 

Mídia paga nos mecanismos de busca

O Google se mantém como líder entre os mecanismos de busca, mas há outras opções relevantes, como Bing e Yahoo! Se tratando de mídias pagas nesses canais, há duas modalidades: Pay-Per-Click (PPC, ou custo por clique) e Pay Per Impression (PPI, ou custo por impressão).

O Google é líder em buscas na internet
O Google é líder em buscas na internet.

Os anúncios do tipo PPC são aqueles que geram cobrança para o anunciante apenas quando um usuário clica nele. Eles aparecem na parte superior das páginas de resultados do mecanismo de busca, com a indicação de que se trata de um anúncio. 

Já os PPI são cobrados sempre que o anúncio é exibido em um site, independente se gera um clique ou qualquer outro tipo de interação. A cobrança geralmente acontece a cada mil impressões, o que é chamado por CPM – custo por mil impressões. 

Mídia paga em banners

O terceiro tipo mais comum de mídia paga são os anúncios em banners, aquelas imagens que aparecem em sites por um período limitado e levam o usuário ao site do anunciante.

O desempenho desses anúncios é registrado a partir da taxa de cliques dividida pelo número de impressões do anúncio. 

Esse formato de anúncio é incorporado aos sites nos quais anunciam na forma de imagem ou gif. Geralmente estão presentes em sites nos quais os usuários identificados como pertencentes ao público-alvo de determinada empresa costumam passar a maior parte do tempo (como o site de um jornal, por exemplo). 

Interessado em saber mais sobre o investimento em mídias pagas? Então confira o próximo tópico para verificar algumas dicas especiais para começar a investir. 

Como investir em mídia paga?

O primeiro passo para investir em mídia paga é definir quais serão os seus objetivos. Você pode estar em busca de maior reconhecimento da sua empresa ou aumento de tráfego no site e vendas.

Você também pode explorar esse recurso para o lançamento de um produto ou serviço, ou para divulgar ofertas e descontos especiais.

Tendo seu objetivo bem claro, você estará pronto para tomar as decisões necessárias em seguida. Busque conhecimento a respeito do seu público-alvo e crie uma persona com base nos dados de clientes, assim você saberá qual tipo e canal de anúncio vão funcionar melhor para sua empresa.

Tente prever o que o seu público-alvo procura ou deseja e assim conseguirá desenvolver uma campanha adequada e que o atinja em cheio. 

Assim como conhecer o público, também é importante estar atento à concorrência. Verifique quais estratégias as empresas concorrentes estão usando, e faça uma relação das palavras-chave que o público procura e essas empresas utilizam. 

Em seguida, é hora de selecionar os canais nos quais você investirá em mídia paga: redes sociais, mecanismos de busca e banners alocados em sites de terceiros. Escolha a plataforma com potencial para oferecer o melhor ROI para os objetivos de sua campanha.

As principais ferramentas de criação de anúncios geralmente permitem que você escolha critérios de segmentação do público e qual será o orçamento. 

Confira essas dicas de como investir em mídia paga em energia solar
Confira essas dicas de como investir em mídia paga em energia solar.

Antes de criar os anúncios, é importante que você tenha todos os dados coletados e analisados.

Comece com investimentos menores, e só coloque grandes quantidades de dinheiro em mídia paga se você tiver aprofundado seus estudos nesse assunto e realmente souber o que está fazendo. Do contrário, pode acabar tendo prejuízos. 

O investimento em mídia paga por empresas de energia solar é o caminho para alcançar pessoas interessadas nesse tipo de solução. Por meio da internet, é possível criar uma boa reputação para sua empresa, aumentar sua credibilidade e se posicionar como autoridade no assunto.

Tudo isso ajuda a fortalecer a relação com potenciais clientes e obter resultados efetivos em relação às vendas. 

Ficou com alguma dúvida sobre o investimento em mídia paga? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo e poderemos te ajudar com isso.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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